Buscar

Gestão da educação escolar TRIO-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Educação Escolar
A gestão escolar numa concepção democrática, efetiva-se por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar, que são os estudantes, funcionários, pais, professores, comunidade local e seus segmentos na gestão da escola, na elaboração e construção de seus projetos como também nos processos de decisão de escolhas coletivas e vivências de aprendizagem de cidadania, através da formação de conselhos e elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, acompanhamento dos recursos que mantém a unidade de ensino como também a fiscalização em relação à aplicação dos mesmos.
 Esse processo de democratização de ensino com a participação de todos os sujeitos é de fundamental importância para a transformação social, contrapondo à centralização do poder na instituição escolar e nas demais organizações. 
Sabe-se que o processo de administração de uma entidade de ensino, é antagônico a de uma empresa. Pois a empresa tem objetivo de produzir bens materiais apropriando do trabalho humano, visando o lucro, capital. Já a escola vai além de preparar o indivíduo apenas para o mercado de trabalho, más principalmente tem o objetivo de formar “seres humanos”, cidadãos, capazes de transformar a sociedade. 
O atual cenário apresenta grandes mudanças sociais, culturais, tecnológicas e políticas, exigindo cada vez mais melhores resultados das instituições de ensino e dos profissionais que atuam diretamente na educação. Por isso, é de fundamental importância que todos os funcionários que trabalham nas instituições de ensino, busquem formação através de cursos de capacitação para estarem aptos a atuar no campo da educação, independente da função que exerce. Com a formação profissional qualificada, os mesmos poderão ter uma melhor atuação na gestão democrática, exercendo suas funções com maior autonomia e capacidade, promovendo uma melhor participação de todos no ambiente escolar.
A gestão democrática brasileira se fundamenta em normas jurídicas desde a Constituição Federal promulgada em 05 de outubro de 1988, como também na LDB, lei nº 9.394/96 que é a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional.
Partindo dos princípios da gestão democrática, ambas garantem o exercício da cidadania através da participação da sociedade civil nas decisões e elaborações de projetos educacionais.

Continue navegando