Buscar

Av1 - Gestão Mercadológica na Era Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Gestão Mercadológica na Era Digital (CORRIGIDO PELO AVA)
1 . O iPhone 11 Pro teve novos vídeos promocionais divulgados pela Apple, nos últimos dias. A gigante de Cupertino revelou as gravações para ressaltar duas características do seu novo smartphone: a resistência e o conjunto de três câmeras na parte traseira do aparelho.
Fonte: TUDO CELULAR. iPhone 11 Pro: Apple publica vídeos para reforçar resistência e câmeras do seu novo celular. Disponível em:< https://www.tudocelular.com/apple/noticias/n146593/iphone-11-pro-apple-videos-resistencia-cameras.html> Acesso em: 20 out. 2019.
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Os vídeos promocionais sobre o lançamento desse novo modelo de celular pode desencadear um processo de compra em um ou mais consumidores.
 PORQUE
II - Um consumidor ao perceber essa necessidade de um novo celular através desse estímulo interno procura adquiri-lo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2 . Existem várias pesquisas demonstram que são necessários cerca de 500 milésimos de segundo para que percebamos o que acabamos de fazer: pisar no freio. Ou seja, muitas decisões cotidianas são resultado de processos mentais que não percebemos. Não há diferenças cruciais entre o pensamento consciente e o inconsciente; o que acontece é que não percebemos o último. Por isso não podemos explicar racionalmente que a mesma comida pareça mais saborosa se compartilhada com um amigo do que com um desconhecido, ou que se vendam mais produtos por US$ 9,99 do que por US$ 10,00, quando é evidente que a diferença de um centavo em produtos idênticos não é significativa. Fonte: BH1. Os modelos mentais. Disponível em:< http://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/os-modelos-mentais/> Acesso em: 20 out. 2019.
Considerando os impactos em nossa vida devido ao resultado do modelo mental e suas características, relacione uma coluna à outra.
Impactos em nossa vida / Características
I - Percepção seletiva
II - Comportamento automático
III - Inferências
1 - São respostas automáticas e inconscientes que ocorrem quando identificamos uma situação conhecida e repetida, como dirigir um carro todos os dias. Este fator ajuda a pessoa a poupar energia e tempo, porém causa impacto quando existem mudanças no contexto
2 - Fenômeno que explica o motivo de duas pessoas observarem a mesma coisa e efetuarem leituras diferentes. Este é um impacto que potencialmente gera conflito
3 - Inferências são histórias que nós criamos inconscientemente através do nosso modelo mental para preencher lacunas da realidade que não conhecemos facilitando assim o entendimento
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas: 
a) I - 2; II - 3; III - 1. / b) I - 1; II - 2; III - 3. / c) I - 3; II - 1; III - 2. / d) I - 2; II - 1; III - 3. / e) I - 1; II - 3; III - 2.
3 . Um estrategista em marketing sugeriu ao gerente comercial de um supermercado popular que sua loja central vendesse produtos considerados pelos clientes como essenciais, como produtos de higiene e limpeza. Apesar de não concordar o gerente acatou sua sugestão acarretando em um aumento das vendas.
Com base nesse trecho, é correto afirmar que a estratégia de marketing aplicada corresponde a:
Alternativas: 
a) Promoção. / b) Canais de distribuição. / c) Preço. / d) Produto. / e) Pessoas.
4 . Uma das primeiras coisas que pensamos ao abrir o nosso próprio negócio é: como vai ser a minha marca? Como irei fazer para que ela transmita os meus valores? Muitas vezes quem está começando sente uma dificuldade – o que é normal – em repassar o que se sente para a marca, pois, afinal de contas, é ela quem vai apresentar ao mercado quem você é e o que pretende com a nova empresa. Basicamente. Fonte: LOVATEL. Branding: As 3 etapas do processo de construção de uma marca. Disponível em:<http://www.lovatel.com.br/blog-post/30/branding-as-3-etapas-do-processo-de-construcao-de-uma-marca>. Acesso em: 20 out. 2019.
Considerando as etapas de criação da marca, analise as afirmativas a seguir:
I - Nenhum dos rascunhos da estrutura do logo, bem como, cores, tipografia e contornos da marca são utilizados na etapa de criação da marca, já que as melhores ideias passaram por atividades de aperfeiçoamento e foram selecionadas.
II - O manual de identidade visual é um documento que é entregue na fase de produção, composto por dimensões, padrões de cores para a composição do fundo da imagem e tonalidade das cores, por exemplo.
III - Percebe-se que o nascimento da marca, ou melhor, da sua materialização ocorre na fase de briefing onde a elaboração é feita por um profissional para tratar a imagem.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que afirma em:
Alternativas: 
a) I, apenas. / b) II, apenas. / c) I e II, apenas. / d) I e III, apenas. / e) II e III, apenas.
5 . A distribuição tem uma função logística, que diz respeito mais à circulação física do produto, e outra de marketing, que corresponde aos contatos e serviços que o envolvem.
Ou seja, as funções dos canais de distribuição não se limitam apenas a garantir o fluxo físico das mercadorias, sendo os membros do canal responsáveis também por uma série de outras atividades, como estimular a compra e levantar informações sobre os consumidores. Fonte: DICIONÁRIO FINANCEIRO.
Considerando as funções da distribuição, ordene os seguintes passos:
1 - Localização e o tamanho do ponto de venda.
2 - Gestão das relações internas.
3 - Projeto e seleção dos canais de distribuição.
4 - Logística da distribuição.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos realizados
Alternativas: 
a) 3 - 1 - 3- 4. / b) 1 - 3 - 4 - 2. / c) 4 - 2- 1- 3. / d) 2 - 4 - 2- 1. / e) 3 - 1 - 2- 4.

Continue navegando