Buscar

Questões Psicossocial (1)

Prévia do material em texto

Questões Psicossocial
Questão 1 – Alternativa A
Justificativa: Eles desconsideram a hipótese de que algo provem de providencia divida – elementos metafísicos, tudo que fazemos é resultado de nosso trabalho. Entretanto, acreditam que, a falta de consciência individual, social e histórica acontece devido ao esquema criado para falsear a realidade, criar e controlar a classe dominada, este nomeado por ideologia, onde as estruturas econômicas se constituíram pelas relações de poder e exploração ao trabalho. 
Questão 2 - Alternativa D 
Justificativa: A alternativa correta é a letra D, pois o sentido do real não é em si, se afirmamos que o sentido do real é em si não levaria em consideração as relações humanas em uma construção conjunta do ponto de vista histórico e cultural, é como dizer que é um dado sensível do ponto de vista do empirismo ou um dado  intelectual do ponto de vista idealista, quando na verdade o real se caracteriza por ser  um processo, um movimento temporal de constituições dos seres e de suas significações esse processo depende fundamentalmente do modo como  os homens se relacionam entre si e com a natureza. Essas relações entre os homens e deles com a natureza constituem as relações sociais sendo assim uma relação sócio-histórica e cultural.
Questão 3 – Alternativa B
Pois é um mascaramento da realidade social, com o intuito de manutenção da classe de dominação e exploração, as ideias dominantes são as ocultações das relações de poder. Faz referencia ao mecanismo de distorção e dominância, fundamentais na construção ideológica para Marx e Engels. A dominação de classes faz com que só sejam consideradas válidas as ideias da classe dominante, assim é preciso que os membros da sociedade não se percebam como estando divididos em classes, mas se vejam como tendo características comuns a todos e que tomam as diferenças sociais algo derivado ou de menor importância.
Questão 4 - Alternativa D 
A epistemologia positivista busca adaptar os métodos das Ciências Naturais (ou Físicas) para as Ciências Humanas, mas reconhece que os objetos de estudo das Ciências Humanas (tendências sociais, cultura, política e etc. ) são particulares, de modo que são diferentes dos da Ciências Naturais, do ponto de vista da perspectiva Histórico-Crítica, esta identificação de métodos tenderia a facilitar a alienação política das Ciências Humanas, pois seria uma forma de tentar impor um modelo "neutro" a uma área de conhecimentos que é, por natureza, marcada pela política.
Questão 5 - Alternativa C 
A uma combinação de fatores para configurar uma identidade como uma totalidade, está constituída antes de assumirmos o papel. Uma totalidade contraditória, múltipla e mutável, no entanto uma unidade de contrários, multiplicidade que se transforma.
Questão 6 – Alternativa C 
 Essa é a alternativa correta pois o processo grupal tem como carácter o histórico e dialético, o grupo tem uma experiência histórica que se constrói em um determinado tempo e espaço, que são frutos de relações a partir do cotidiano desse grupo, trazendo aspectos gerais da sociedade, nesses grupos emergem aspectos pessoais, características grupais, vivencia e realidade subjetiva. Sendo assim podemos concluir que para a formação desse grupo é necessário todo esse processo para a formação.
Questão 7 - Alternativa B 
A primeira alternativa está correta, pois a psicologia comunitária, trata-se justamente dessa questão de inserção, esse ato de amparar esse grupo social, de pessoas carentes, cuidando para uma melhoria na qualidade de vida. Seguindo essa linha de raciocínio a terceira alternativa está de acordo, pois o papel do psicólogo nesse meio, é cuidar da conscientização, passar uma visão para pessoas com uma péssima qualidade de vida, uma solução, um norte, auxilia-los na tomada de decisões positivas quando se trata de saúde e educação.
Questão 8 - Alternativa D
As condições de saúde de uma sociedade são baseadas, em parte, em questões históricas, econômicas e políticas, de forma que os indivíduos que vivem nessa sociedade são impactados por estes aspectos. A saúde de um indivíduo, portanto, não está apenas em sua subjetividade, mas está em todos os aspectos da sociedade em que se insere. A atuação do Psicólogo Social deve ser pautada em todos esses aspectos, uma vez que interferem na vida do indivíduo e no coletivo, e não em apenas uma das camadas.
Questão 9 - Alternativa C 
O pensamento dialético está presente na filosofia desenvolvida por Karl Marx e na psicologia de Vygotsky, uma vez que esse último busca fundamentação epistemológica no primeiro, de acordo com a concepção dialética, ao se neutralizar a contradição, em termos analíticos, não é possível a compreensão do existente concreto, a contradição e característica fundamental de tudo o que existe, a contradição e a sua superação são a base do movimento de transformação constante da realidade, de todas as coisas, incluindo ai os fenômenos psicológicos ou o psiquismo humano.
Questão 10 Alternativa D
Essa alternativa está correta, pois quando Chauí discute as teorias propostas pelos filósofos gregos e também as ideias filosóficas modernas mostrando que a ideologia é um processo que oculta as relações de trabalho ela legitima e afirma a divisão social do trabalho ao decorrer da história.
Questão número 11 - Alternativa D 
A afirmativa D está correta, pois o medo do proletariado em perder seu direitos e privilégios acaba superando os ganhos que as mudanças poderiam ter para a maioria. Por uma questão de inferioridade do proletariado, ele tem medo de reivindicar os seus direitos, sejam eles trabalhistas ou relacionados a qualidade de vida, medo de causar uma revolução e perder aquilo que ele tem.
O status quo mencionado na afirmativa é justamente permanecer no mesmo lugar, no estado atual em que se encontra.
Questão 12 - Alternativa D 
 Levando em consideração, conclui-se que a psicologia tradicional encontrasse no limite entre a psicologia e a sociologia, visto que o criador deste âmbito teórico, Kurt Lewin, teve como base seus estudos nos comportamentos humanos com o objetivo de prever e controlar esses fenômenos, diferente da psicologia sócio crítica que supera todas as dicotomias da humanidade e sua cultura, interrogando todo as teorias e práticas da psicologia tradicional.
Questão 13 – Alternativa C
Essa alternativa está correta, pois para Silvia Lane existem sempre dois níveis operando: a vivência subjetiva (marcada pela ideologia), onde o indivíduo no primeiro momento com suas representações e a sua consciência de si e do outro são constantemente desencontradas nas determinações concretas no processo grupal, já na vivência objetiva as ações estão sempre comprimidas e achatadas por papéis sociais que restringem essas interações ao nível do permitido e do desejável. 
O nível dos desempenhos dos papéis, a luta pelo poder, a relação dominador-dominado acontece devido os papéis sociais que sempre reproduzem a dinâmica básica dos papéis históricos.
Questão 14 – Alternativa C 
 As demais alternativas não são características da Psicologia Social, que trabalha a conscientização de grupos e politização de comunidades para que identifiquem características históricas e sociais de seus problemas. Através disso, podem criar estratégias para solução coletiva. 
Questão 15 – Alternativa B 
Pois o indivíduo está parcialmente impossibilitado de ser verdadeiramente sujeito no instante que vive sob o capitalismo. O homem é determinado pelo capitalismo, o mesmo que o considera como um simples auxilio do capital e nega-o enquanto sujeito, pois se torna algo coisificado. Por exemplo, em vez de ser proprietário das coisas, se torna propriedade do capital. Assim, o homem acaba negando uma essência. 
Questão 16 – Alternativa D
As afirmativas I, II e IV correspondem ao caráter do grupo que não o caracteriza como processo, isto é, não está sujeito ao tempo e ao contexto, estabelecendo as relações apenas entre si, de forma individual e estável.
Questão 17 - Alternativa B 
 Todo grupo ou agrupamentoexiste sempre dentro de instituições, que vão desde a família, a fábrica, a universidade até o próprio Estado, sendo fundamental, portanto, a análise do tipo de inserção do grupo na instituição. Ressalta ainda que a história de vida de cada membro do grupo também tem importância fundamental no desenrolar do processo grupal e que "tomando-se os dois níveis de análise, o da vivência subjetiva e o das determinações concretas do processo grupal, é sempre ancorada no segundo nível que qualquer dialética poderá se desenvolver"
Questão 18 Alternativa C 
A alternativa recusa a adequação, o ajuste e a submissão como chaves para a inserção social crítica e transformadora da condição de exclusão.
Questão 19: Alternativa B
A saúde pública requer a compreensão do contexto sociocultural da população atendida, o conhecimento de suas demandas, dos problemas sociais vivenciados e sua relação com o sofrimento. É necessário extrapolar o modelo de atendimento clínico focado somente na experiência do indivíduo para ações educativas, preventivas, propositivas, multidisciplinares, entre outras, de modo a promover a saúde e qualidade de vida em âmbito individual, comunitário e coletivo.

Continue navegando