Buscar

Psicolinguística apol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Psicolinguística
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Quanto mais nos aprofundamos na questão da escrita, mais perdemos de vista a certeza ingênua acerca do que é uma escrita. [...] A dimensão gráfica da escrita, isto é, o fenomênico, a aparência, poderia ser a base de qualquer tentativa de definição? Certamente sim [...]. Contudo, as várias definições da escrita enfatizam diferentes aspectos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: REGO, C. de M. Traço, letra, escrita. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 82.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, o sistema de escrita do português do Brasil é considerado: 
Nota: 20.0
	
	A
	hieroglífico e silábico.
	
	B
	alfabético e fonético.
Você acertou!
“O nosso sistema de escrita é considerado alfabético e fonético” (livro-base, p. 108).
	
	C
	hieroglífico e fonético.
	
	D
	alfabético e silábico.
	
	E
	consonantal e escalafobético.
Questão 2/5 - Psicolinguística
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo. [...] O autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: VILLARDO, G. Meu anjo Léo. [S.l.]: e-livro, 2015. 
Considerando os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre o autismo e suas causas e sintomas, marque a afirmativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As causas do autismo podem ser de várias naturezas e os sintomas são variados.
Você acertou!
“Conforme estudos recentes, as causas do autismo podem ser de várias naturezas [...]. Os sintomas apresentados por autistas também são dos mais variados” (livro-base, p. 92,93).
	
	B
	O autismo possui uma causa específica, a qual é de natureza genética.
	
	C
	O único sintoma descrito e estudado do autismo é o mutismo.
	
	D
	Os sintomas do autismo são exclusivamente comportamentais.
	
	E
	Portadores de autismo envolvem-se em cooperações comunicativas.
Questão 3/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte citação:
"[...] pode-se caracterizar a Psicolinguística como um ramo do conhecimento científico que consiste em uma 'área de transvariação que requer conhecimentos linguísticos e psicológicos' para a exploração profícua e eficiente dos fatos que estuda”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: PAIS, C. T. Manual de linguística. Petrópolis: Vozes, 1979. p. 180.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre as definições de Psicolinguística, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Psicolinguística configura-se como um campo de estudo não científico, específico e restrito.
	
	B
	A definição de Psicolinguística deve deixar claro que ela exclui de sua investigação o sujeito falante.
	
	C
	A Psicolinguística estuda os processos mentais envolvidos na aquisição, produção e compreensão da linguagem.
Você acertou!
Trechos do livro-base que indicam a alternativa correta: “[...] definição indicativa de um campo de estudo amplo e diversificado [...]. “A Psicolinguística surge com a necessidade de se oferecerem bases e explicações [...] para as quais as abordagens puramente linguísticas se mostraram insuficientes por (excluírem) de sua investigação o sujeito falante [...]. [A] Psicolinguística é uma ciência encarregada do estudo dos ‘processos mentais envolvidos na aquisição, na produção e na compreensão da linguagem’ [...], não é a simples soma da Psicologia com a Llinguística; trata-se de uma ciência que ultrapassa as fronteiras das duas ‘ciências-mãe’“ (livro-base, p. 18,19).
	
	D
	A Psicolinguística deve ser definida como uma ciência não autônoma, por ser uma disciplina de especialização da psicologia aplicada.
	
	E
	A Psicolinguística á uma ciência não autônoma, pois depende das suas ciências-mães, ou seja, da Linguística e da Psicologia.
Questão 4/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto:
“O nascimento da ciência Psicolinguística [...] está intimamente ligado a uma tendência geral de aparecimento de novas ciências a partir de fusões entre algumas já existentes. Com efeito, a Psicolinguística surge com a necessidade de se oferecerem bases e explicações teóricas a várias tarefas práticas, para as quais as abordagens puramente linguísticas se mostraram insuficientes por focarem a estrutura das línguas e a análise textual excluindo de sua investigação o sujeito falante”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: GODOY, Elena. Psicolinguística. <https://www.passeidireto.com/arquivo/17063198/psicolinguistica---elena-godoy>. Acesso em 09 mar. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre o surgimento e definição da Psicolinguística, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Psicolinguística surgiu no continente europeu há mais de cem anos.
	
	B
	O resultado principal da Psicolinguística foi a criação de um idioma artificial mais sofisticado que as línguas humanas.
	
	C
	A Psicolinguística é uma ciência não autônoma, visto que é simples soma das suas duas ciências-mães, ou seja, da Psicologia e da Linguística.
	
	D
	De forma abrangente, a Psicolinguística pode ser definida como o estudo das conexões entre a linguagem e a mente.
Você acertou!
Trechos do livro-base que indicam a alternativa correta: “[...] o nascimento da ciência Psicolinguística nos anos 50 do século XX” (livro-base, p. 18). “[...] todas as línguas humanas são igualmente sofisticadas” (livro-base, p. 17). “A Psicolinguística não é a simples soma da Psicologia com a Linguística“ (livro-base, p. 19). “Psicolinguística [...] tem sido definida como 'o estudo das conexões entre a linguagem e a mente'” (livro-base, p. 18). “Além desses três aspectos, Anula Rebollo (2002) acrescenta que também interessa à Psicolinguística o estudo de casos de perda de linguagem” (livro-base, p. 18).
 
	
	E
	O estudo de casos de perda de linguagem é o objetivo exclusivo e final da Psicolinguística.
Questão 5/5 - Psicolinguística
Atente para o seguinte trecho de texto:
“O estado atual dos estudos em Psicolinguística, mais do que nos primeiros períodos, é marcado pela interdisciplinaridade que abrange os estudos da neurociência, da ciência cognitiva, da Inteligência Artificial, do conexionismo, entre outros”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: KAPITANIUK, Rosemeri Bernieri de Souza. Psicolinguística, 2010. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fSzp0nPv9TIJ:www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/psicolinguistica/assets/699/TEXTO_BASE_PSICOLINGU_STICA_NOVO.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 09 mar. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base, a Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente as quatro principais fases do desenvolvimento da Psicolinguística.
Nota: 20.0
	
	A
	Formação, período psicodélico, período progressivo, período da nova onda.
	
	B
	Formação, período lógico, período analítico, período composto.
	
	C
	Formação, período linguístico, período cognitivo, período atual.
Você acertou!
Trechos do livro-base que indicam a alternativa correta: “1. Período da formação  [...] 2. Período linguístico [...] 3. Período cognitivo [...]. Período atual" (livro-base, p. 19,20).
	
	D
	Fundação, período linguístico, período estatístico, período composto.
	
	E
	Fundação, período lógico, período da nova onda, período atual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais