Buscar

Exercício TGA - 29 08 23

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício TGA
1. Qual a diferença entre teoria organizacional e teoria gerencial?
O enfoque da teoria organizacional se dá em como a instituição se organiza frente ao ambiente onde está inserida, ou seja, como ela se projeta perante a sociedade e a como ela se alinha internamente, por exemplo em como ela faz o marketing, como opera seus processos internos e suas técnicas. Enquanto que a teoria gerencial foca em elaborar sobre os estilos de liderança e as habilidades que fazem um líder, como habilidades técnicas: dominar métodos, ter proficiência, habilidades humanas: educar e motivar e habilidades conceituais: planejar e ter visão ampla.
2. Faça um comparativo entre administração do passado e administração do futuro, segundo os tópicos abaixo:
a) Tecnologia
A tecnologia está amplamente conectada com a administração e até mesmo antes de seu fundamento como ciência aplicada, pois desde as inovações tecnológicas da primeira revolução industrial até a revolução tecnológica pós segunda guerra a tecnologia vem moldando a maneira de se administrar. Um exemplo pragmático seria a forma com que determinadas empresas substituíram processos mais burocráticos por processos mais enxutos com o auxílio da tecnologia.
b) Sociedade
A sociedade é parte fundamental para o funcionamento de uma organização, nela se encontra seus potenciais clientes. O relacionamento Organização X Sociedade evoluiu de modo que antes a organização excluía o fator sociedade de seu planejamento, e conforme os estudos avançaram, a visão de que a organização tinha responsabilidade com o meio em que estava inserida se ampliou. Podemos ver esse avanço no fato de empresas buscarem validação com a certificação ISO, o que comprova que ela está em conformidade com os padrões de cuidado com o meio ambiente, que são um dos fatores onde a organização impacta na sociedade.
c) Economia
A medida que as organizações foram surgindo a preocupação primordial era com a microeconomia, aquela em menor escala, na qual lidava com empresas, famílias e indivíduos. Com a expansão desenfreada do mundo organizacional, passou-se a considerar a macroeconomia, lidando então fatores a nível econômico regional, nacional ou até global.
d) Hierarquia
As habilidades gerenciais passaram a se relacionar com os níveis hierárquicos definidos por Robert Katz. O nível institucional (Alta gerência) – relaciona-se com as habilidades conceituais, o nível intermediário (Média gestão) – relaciona-se com as habilidades humanas e o nível operacional – relaciona-se com as habilidades técnicas.
e) Coordenação
Era comum as organizações mais antigas apresentarem pouca divisão de departamentos, conforme a ampliação dessas empresas foi surgindo a necessidade de maior divisão interna e com isso maior integração entre os setores existentes, afim de que trabalhem para atingir o mesmo objetivo.
f) Delegação de tarefas
Nos primórdios da administração científica era estudado sobre a especialização de tarefas que consistia em distribuir as diferentes atividades entre as pessoas no sentido de aumentar o potencial de capacidades, economia de tempo e aquisição de habilidades embora isso causasse alienação. Esse método reverbera até os dias de administração de hoje, pois a grande maioria das empresas ainda utilizam o sistema de especialização de tarefas, o que gera grande capacidade de produção e consequentemente lucro.
3. Elabore um modelo (gráfico ou figura) que represente a definição de administração.
4. Enumere três os fatores históricos de influência que causaram mudanças relevantes na administração e justifique sua escolha.
(1) Constituição de Chow
Apesar de pouco popular, a constituição de Chow, que ocorreu na China durantes os anos 500 a.C., contém as 8 regras de Administração Pública de Confúcio, que destaca a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império. Nela já se contemplava a divisão da administração por área a exemplo das constituições modernas.
(2) 1º Revolução industrial
A revolução industrial derivou as condições para que surgisse de forma mais palpável a administração. Com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas passou-se a exigir uma forma de administrar que fosse palpada em métodos científico ao invés empirismo.
(3) Revolução tecnológica (pós segunda guerra)
Os entornos da Segunda Grande Guerra foi um marco para diversos avanços na ampla área do conhecimento. No que diz respeito a administração a tecnologia eletrônica se tornou parte fundamental para uma empresa, tanto que não existe hoje em dia empresa que não trabalhe com tecnologia da informação.

Outros materiais