Buscar

Simulado_Hospitalar_Gabaritado

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O processo de adoecimento pode ser definido como uma situação de perdas, muitas delas reais e outras simbólicas, implicando numa série de consequências subjetivas para a pessoa adoentada. Nessa perspectiva pode-se afirmar que o foco da Psicologia Hospitalar é:
	
	
	
	A cura da doença.
	
	O diagnóstico médico.
	 
	O aspecto psicológico em torno do adoecimento e hospitalização.
	
	A eliminação do sintoma orgânico.
	
	A causa orgânica das doenças.
	Respondido em 12/05/2023 19:03:25
	
	Explicação:
Saúde e doença é um fenômeno complexo que envolve vários fatores que implicam na qualidade de vida das pessoas, o aspecto psicológico é um deles.
	
	
	2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Compreende-se como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Estamos tratando da:
	
	
	 
	Psicologia da saúde.
	
	Psicologia Social
	
	Psicologia hospitalar.
	
	Psicologia sanitarista.
	
	Psicologia transpessoal.
	Respondido em 12/05/2023 19:03:29
	
	Explicação:
A prática da psicologia da saúde tem sido embasada no paradigma holístico de atuação, que centra o seu fazer no indivíduo que não é uma ¿parte¿ doente, mas que deve ser visto dentro de uma totalidade humanizante, que permeia sua existência e o torna ativo no seu processo de saúde/doença. Isso quer dizer, que a pessoa deve ser olhada incluindo todas as variáveis que permeiam a relação saúde/doença.
	
	
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Maria acabou de se formar e passou em um concurso público para trabalhar em um hospital. No seu primeiro atendimento anotou dados relevantes nos prontuários dos pacientes que atendeu, incluindo detalhes pessoais e rompendo o sigilo profissional. Correlacionando a atuação de Maria com as diretrizes do Código de Ética do Profissional Psicólogo, é correto afirmar que:
	
	
	
	Maria errou, pois anotou no prontuário apenas as informações importantes para a compreensão sobre a doença, sem quebrar o sigilo.
	 
	Maria errou, pois deveria anotar no prontuário apenas as informações importantes para a compreensão sobre a doença, sem quebrar o sigilo.
	
	Não há correlação entre a atuação de Maria e as diretrizes indicadas no Código de Ética Profissional do Psicólogo.
	
	Maria acertou, pois deveria anotar no prontuário apenas as informações importantes para a compreensão sobre a doença, sem quebrar o sigilo.
	
	Maria acertou, pois anotou dados relevantes nos prontuários dos pacientes que atendeu, incluindo detalhes pessoais e rompendo o sigilo profissional.
	Respondido em 12/05/2023 19:03:34
	
	Explicação:
A questão ética é sempre muito importante e deve ser especialmente considerada no ambiente hospitalar, pois pela própria natureza do trabalho que é desenvolvido em equipe, informações da vida privada do paciente, precisam e devem ser mantidos em sigilo. Somente aspectos que venham a ser relevante para o caso devem ser comunicados nos prontuários.
	
	
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com base nos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), podemos afirmar que a IGUALDADE é o:
	
	
	 
	Oferecimento a todos, sem exceção de posição social, crença e etnia; o acesso a todos os recursos existentes.
	
	Regulamento que gerencia a territorialidade e a organização dos níveis primário, secundário e terciário.
	
	Suporte para a prática dos princípios de organização dos serviços tanto públicos quanto privados.
	
	Oferecimento a todos os países o acesso a todos os recursos existentes.
	
	Mesmo que estratégia única de atuação incorporada pela legislação do SUS na década de 90.
	Respondido em 12/05/2023 19:03:39
	
	Explicação:
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça, isto é, a garantia  de que todas pessoas independentemente de posição social, crença, etnia devem ter acesso a saúde através do SUS.
	
	
	5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Lucas estava em uma aula de Psicologia Hospitalar e o professor perguntou se ele sabia qual era o objeto de estudo da psicossomática. Lucas respondeu que o objeto de estudo da Psicossomática consiste nos mecanismos de interação entre as dimensões mental e corporal da pessoa. O professor considerou a resposta de Lucas.
	
	
	
	Equivocada
	
	Errada
	 
	Acertada
	
	Inadequada
	
	Enganada
	Respondido em 12/05/2023 19:03:45
	
	Explicação:
A resposta de Lucas está correta, a doença psicossomática se caracteriza exatamente pela relação mente-corpo, ou seja, ocorre a ¿transferência¿ para o corpo de tensões emocionais, surgindo os sintomas somáticos.
	
	
	6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Analise as afirmativas abaixo de acordo com o que discutimos na aula 6 sobre a história da loucura e em seguida marque a alternativa correta.
I - Na Idade Média, a loucura e a sociedade conviviam em harmonia. A loucura era entendida como um erro.
II - No renascimento o processo de exclusão social dos "loucos" passa a existir.
III - Com o renascimento surge a possibilidade de se pensar em uma ação terapêutica não excludente.
IV - No século XX o "louco" era considerado como um elemento ameaçador e que, portanto deveria ser internado nos manicômios.
	
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	Respondido em 12/05/2023 19:03:52
	
	Explicação:
As afirmativas I e II estão corretas porque, na Idade Média, os "loucos" conviviam em sociedade e se tinha uma compreensão natural da loucura. No Renascimento, os ¿loucos¿ considerados mais graves eram afastados da sociedade.
 
 
	
	
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Analise as afirmativas abaixo de acordo com o que discutimos na aula 7 sobre o fazer da psicologia e demais áreas da saúde e em seguida marque a alternativa correta.
I - O fazer psicológico clínico envolve o humano em sua singularidade e complexidade, atentando para a demanda que parte do sofrimento do paciente que procura a instituição.
II - A prática do psicólogo hospitalar enfatiza o sofrimento humano em situação de crise e, pode até ter um caráter preventivo.
III - O profissional de psicologia passa, então, a adequar sua intervenção realizando neste ambiente um trabalho de psicoterapia.
IV - A psicoterapia realizada no ambiente hospitalar deve envolver o paciente, a família e os profissionais de saúde, intervindo nas dimensões biopsicossociais do enfermo.
	
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	Respondido em 12/05/2023 19:04:02
	
	Explicação:
O psicólogo apesar de utilizar a escuta clínica, seu propósito no atendimento hospitalar não é a psicoterapia, mas sim compreender o sofrimento humano em situação de crise.
	
	
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para que a prática no hospital frente ao paciente com câncer seja realizada, é preciso conhecer as características da doença, de forma que o psicólogo esteja preparado para abordar o paciente e seus familiares. A respeito do câncer podemos dizer que:
	
	
	 
	É uma doença invasiva, que compromete o físico e emocional do paciente.
	
	O pensamento da morte surge quando a doença já está em estágio avançado.
	
	Geralmente, o paciente já vai ao médico com dados sobre a doença, devido as pesquisa que faz na internet, o que contribui para que as crenças positivas sejam instaladas.
	
	Adoece somente quem está com o câncer.
	
	As pesquisas indicam que os países em desenvolvimento tem umamenor probabilidade para o aumento do índice do câncer em comparação aos já desenvolvidos, devido aos hábitos alimentares e a obesidade nesses países.
	Respondido em 12/05/2023 19:04:12
	
	Explicação:
O psicólogo quando atua na oncologia deve conhecer o câncer como uma doença que não só atinge o corpo, mas invade o emocional  do paciente. É uma doença, que no imaginário popular, surge como uma sentença de morte, é invasiva com tratamento que agride e enfraquece o paciente.
	
	
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dentro de uma UTI-adulto qual profissional é chamado pelo médico para cuidar da dieta alimentar específica de cada paciente.
	
	
	
	Fisioterapeuta
	
	Médico
	
	Psicólogo
	 
	Nutricionista
	
	Enfermeiro
	Respondido em 12/05/2023 19:04:20
	
	
	10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A psicologia tem trabalho com a avaliação e a intervenção psicológica junto aos pais, familiares e equipe de saúde com o objetivo além da vinculação inicial com o bebê, o bom contato entre os profissionais da equipe de saúde e destes com o cuidador. Faz parte da rotina diária do serviço de Psicologia na UTI-Neo:
 
I- Contatar a Equipe de Saúde (médicos e equipe de enfermagem),
 
II- Contato com a mãe do RN, hospitalizado;
 
III- Trabalho conjunto com a Assistência Social, quando necessário, referente aos aspectos psicossociais;
 
IV- Acompanhamento da mãe à UTI-Neo;
	
	
	 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas a afirmativa IV está correta
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta

Continue navegando