Buscar

Prévia do material em texto

Conteúdo de Ensino de Ciências 
A unidade temática matéria e energia, objeto de conhecimento misturas, habilidades identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades, físicas observáveis reconhecendo suas composições conteúdos relacionados misturas no cotidiano. 
O objetivo nas aulas de ciências é levar informações para a criança conforme o que ela já sabe. Iremos incluir na aula tarefas que envolvem o preparo de alimentos. A cozinha é um laboratório importantíssimo e riquíssimo em nossa escola. A atividade proposta tem como conteúdo descobrir o conceito de uma mistura através da leitura da receita de um alimento que usamos diariamente para nosso café e lanche o, pão caseiro vamos aprender juntos fazendo. Esperamos que ao estudarmos sobre a mistura possamos aprender a observarmos, a explorarmos a ciência que faz parte do nosso dia a dia, de maneira divertida e descontraída com linguagem simples e acessível para todos os estudantes.
Mostraremos nessa aula fases que as misturas podem apresentar, pois, quando juntamos duas ou mais substancias em um mesmo sistema fazemos uma mistura, e possível identificar varias misturas no dia a dia, algumas misturas apresentam fases como a cor, por exemplo, e outros que conheceremos ao longo das aulas, mas, essa receita culinária nos ajudara a entender um pouco mais a definição de misturas. É importante ler os rótulos antes de iniciar qualquer receita.
Enfim, tudo junto vira pão, receita de pão caseiro preparado na cozinha da escola pelo professor com acompanhamento e auxilio dos alunos. 
 
Planejamento didático de matemática 
Conteúdos Objetivos, Estratégia, Recursos e Avaliação.
Escritas numéricas observando a regularidade das unidades até centena.
Representação de quantidades.
Situações-problema.
Noção de adição e subtração.
Identificar diferentes estratégias para a resolução de situações-problema;
Elaborar e resolver situações-problemas que envolvam ideia aditiva e de subtração;
Desenvolver o raciocínio lógico.
- Organizando os estudantes em grupos com quantidades de alunos diferentes, propor que utilizem os celulares dispostos na sala para fotografar os grupos e depois contar quantas crianças nas fotos.
- Em papéis dispostos nas mesas as crianças devem desenhar a quantidade de crianças em cada grupo das fotos, separar os meninos e as meninas e depois com a ajuda da professora responder perguntas sobre a quantidade de crianças em cada grupo, quantas crianças há no grupo maior, qual, o grupo menor, quantas crianças há neste grupo, quantas crianças precisam sair do grupo maior para ter a mesma quantidade do grupo menor.
- Na lousa a professora mostra aos alunos como representar essas contas com o uso da calculadora disponível nos celulares.
- As crianças manipulam os celulares usando as calculadoras e representam também nos papeis dispostos na mesa os cálculos efetuados.
- lousa;
- giz;
- papel;
- lápis grafite;
- lápis de cor;
- celulares.
- A avaliação se dará por observação das ações em conjunto, visando à interação das crianças com os aparelhos celulares e suas discussões com o grupo;
- As representações com desenhos servirão para retomada do conteúdo e aprofundamento do método em atividades posteriores.