Buscar

Ética e filosofia ambiental

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPOS VII-
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
PERÍODO: 2019.2 TURMA 2019
EDUCADOR: HERNANI 
EDUCANDO (A): JOYCE
					
 ÉTICA E FILOSOFIA AMBIENTAL
ATIVIDADE DIRIGIDA
Portanto, a agenda da qualidade ambiental urbana começou com o tema mais importante da área ambiental brasileira para os brasileiros hoje, a saber, a falta de instalações de saneamento. Portanto, fizemos uma declaração clara com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Câmara dos Representantes, o Senado e agências governamentais para apoiar e promover o trabalho de saúde. A Assembleia Nacional desta semana tem novos regulamentos. O quadro jurídico da saúde foi aprovado
Como disse o general Hereno no início do ano, há momentos em certas áreas onde a maior vantagem é corrigir as coisas erradas, em vez de fazer coisas diferentes no início. Isso é basicamente o que fizemos no Ministério do Meio Ambiente. Fizemos análises e ações muito claras para tornar a decisão do Ministério razoável, de bom senso e equilibrada. Do ponto de vista administrativo, questões mais eficientes têm gerado políticas públicas que efetivamente trazem resultados para a sociedade. Uma delas é a seleção efetiva do que chamamos de agenda da qualidade ambiental urbana como prioridade do Ministério da Proteção Ambiental.
Um dos tema importante da agenda urbana é a gestão de resíduos sólidos. No que diz respeito à higiene, outro assunto que foi abandonado no Brasil. Nosso índice de saúde é vergonhoso. Na gestão de resíduos, a parte dos resíduos sólidos também é péssima. Em quase todas as cidades de todas as regiões do país, o Brasil tem um fenômeno de epidemia de lixo e desordem de lixo. É um tema muito importante, intimamente relacionado com o meio ambiente e de extrema importância para o meio ambiente, polui o solo, o nível do lençol freático, espalha doenças para as pessoas, é um tema esquecido. Portanto, esta também é uma prioridade na agenda da cidade.
A visão do ministro reflete a realidade do mundo amazônico, ofensas e críticas são feitas por pessoas que desconhecem a realidade da região norte, evidentemente influenciados pela globo Manaus e Boa Vista são duas ilhas o acesso se dá somente por avião ou balsas via Porto Velho , Santarém ou Belém. Foi construída uma ponte em Manaus de R$1 bilhão que liga nada a lugar nenhum pois os escochados não deixam terminal a BR193 ligando Porto Velho a Manaus e iria baratear o frete rodoviário e tirar estas capitais do isolamento. Ninguém está preocupado com o para acessar hospital e a civilização e o único meio de transporte que ele tem é um barquinho
Está correto em corrigir danos ambientais que as cidades geram. O estrago que aglomerados urbanos causam, sem a devida fiscalização, é infinitamente maior que fazendas e sítios em áreas rurais. A fiscalização deve existir sempre, em todos os setores, mas a desproporção com que o produtor rural sempre foi tratado nesta área, dava a entender que ele era o grande vilão nesta história. Assim, sempre foi fácil para os cidadãos metropolitanos (que de barriga cheia), nunca pouparam críticas absurdas a quem os alimenta.
Quem tem dúvidas de que a Poluição é de fato o maior problema deste Planeta? Quem tem dúvidas de que o Ser Humano é quem precisa de maior proteção, especialmente em seus básicos de sobrevivência? Os Cenários de Efeito estufa e considerações da Amazônia são exatamente os trunfos dos dominadores, dos países de primeiro mundo, sabidamente os maiores poluidores. Quem preservou a Amazônia foram os países que a compõe. Há que se perguntar o por que do interesse de tantas ONGs e países desejando ditar o que fazer por aqui, quando não fizeram por lá. Quem tem conhecimento da realidade não tem medo de críticas, ao contrário, aumenta a condição de mostrar a realidade.

Continue navegando