Buscar

Atividade A1 FMU Arte cultura e estetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A1 FMU 2023 
 
 Arte, cultura e estética
Segundo Argan (1994), é natural do ser humano buscar sistematizar e atribuir lógica ao meio em que vive. Deste modo, para compreender a arte, a historiografia moderna emprega a periodização como critério de sistematização. A história da arte se divide em cinco principais períodos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A Antiguidade é o período que vai desde o surgimento da escrita (4.000 a.C.) até a queda do Império Romano (476 d.C.). Nesta faixa temporal, surgiram diversas civilizações, entre elas, os egípcios e os gregos. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, aponte as aproximações e os distanciamentos entre a arte grega e a arte egípcia.
 	 Resposta
Aproximações: 
A arte egípcia era bastante focada em seus deuses, a espiritualidade, religiosidade e o culto da vida após a morte eram sua maneira de expressão artística e religiosa. Os egípcios acreditavam que os faraós eram um deus vivo na terra, e quando os faraós morriam eram embalsamados e enfaixados para preservar seu corpo, junto do farão eram colocados seus pertences de grande valor. Nas tumbas dos faraós eram encontradas esculturas de ouro e algumas estatuas criadas pelos egípcios que chegavam até 13 metros de altura, nestas obras é possível notar a rigidez formal e impassibilidade. Na arquitetura egípcia é possível apontar solidez, rigidez formal, uso de ângulo reto e simetria, como exemplo a pirâmide de Gizé.
De forma geral a arte grega é antropocêntrica, ou seja, o homem como centro do universo, mesmo tendo deuses em sua cultura, esses deuses tinham características humanas. As aproximações destas duas culturas citadas são: esculturas, pinturas e monumentos como forma de arte.
Distanciamentos:
Os egípcios utilizavam de sua arte para homenagear os faraós e aos seus deuses, e em suas pinturas e desenhos era utilizado a lei da frontalidade usando um ângulo de visão restrito a frente e ao perfil. Já a cultura grega, os gregos usavam as esculturas e monumentos para representar o ideal de beleza, buscavam criar personagens belos e serenos, na tentativa de produzir harmonia dos arquétipos perfeitos e suas esculturas podiam ser vistas de todos os ângulos de vista.

Continue navegando