Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Educação à Distância - EaD
	
Tarefa 1 - Livro 1
Curso: Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Disciplina: Química no Processo Ensino-Aprendizagem
Data: 
Aluno:____________________________________________________
Professora: Marlene Magnoni Bortoli
Instruções:
· Salve a atividade em seu computador;
· Responda as questões (utilizar o material dos livros e outras fontes);
· Envie a tarefa para o professor no prazo estabelecido.
· Valor da tarefa: 0,3.
Questões:
01) Dentre todas as concepções gregas sobre a matéria, qual foi a mais lembrada e por que?
Dentre todas as concepções gregas sobre a matéria, a mais lembrada, já que foi retomada 24 séculos mais tarde, é a de Leucipo, defendida também pelo filósofo Demócrito. Segundo eles, a matéria seria formada por diminutas partículas, que não poderiam sofrer qualquer tipo de divisão, os átomos. 
A curiosidade dos filósofos gregos sobre a natureza levou-os a refletir e debater a respeito da constituição da matéria. Há aproximadamente 600 anos a. C.,Tales, ao perceber que a água poderia existir na forma líquida, sólida e gasosa, propôs que todo o universo era formado por “água”. Posteriormente, Anaxímenes acreditava que o elemento deveria ser o “ar”, que poderia condensar-se em água e terra, ou refazer-se em fogo, supôs então que o ar seria a base de tudo que existia sobre a Terra. No século V a.C., Heráclito supôs ser o fogo a base de tudo que existia na natureza. Há cerca de 450 anos a.C., unindo estas três idéias e acrescentando a terra, Empédocles formulou a Teoria dos Quatro Elementos, segundo a qual ar, água, fogo e terra poderiam unir-se graças ao amor e desunir graças a força do ódio, filosofia que Aristóteles ajudou a tornar mais abrangente. 
02) O domínio do fogo, pelo homem, certamente partiu de uma observação ocasional. De que maneira isso influenciou no modo de vida desse homem primitivo? Qual a relação entre esse acontecimento e o conceito de reação química?
O domínio da produção do fogo foi um dos principais avanços da humanidade, colaborando para o desenvolvimento da raça humana. Na época anterior a descoberta da produção do fogo, os seres humanos tinham que esperar um raio cair em uma árvore ou um incêndio numa floresta. O homem ficava totalmente dependendo do acaso para conseguir este precioso bem. Com o desenvolvimento da inteligência, através da observação, o homem conseguiu produzir o fogo. Este processo ocorria de duas formas: 1) batendo uma pedra na outra e produzindo faísca que atingia palha; 2) friccionando graveto seco numa madeira até produzir a faísca, atingindo a palha. Com a produção do fogo, o homem pré-histórico garantiu um grande avanço, pois podia iluminar a caverna, cozinhar a carne, espantar os animais selvagens e garantir o aquecimento nas épocas de frio. 
Com o domínio do fogo – saber fazer e usar controladamente o fogo proveniente da combustão (queima) – significou uma transformação profunda na vida dos homens. As transformações químicas que ocorrem no cozimento de alimentos, na produção de utensílios cerâmicos, de metais como ferro e ligas metálicas como bronze, só foram possíveis com a energia liberada nas combustões. Até o ano 1200, a madeira era a principal fonte de energia, o combustível gerador de calor e luz. Mas, já no século XIV, com a invenção do alto forno, o carvão vegetal passou a ser mais utilizado devido a sua maior eficiência. 
03) Quem foi Antonie-Laurent Lavoisier?
Antoine-Laurent Lavoisier (1743 - 1794). Cientista, físico e químico experimental, funcionário público e político francês nascido em Paris, considerado o maior cientista da história da química. Filho de um próspero comerciante, iniciou seus estudos no Colégio Mazarino. Seu primeiro cargo público foi como membro da Ferme Générale, primeiro organismo de arrecadação de impostos, ocupou o cargo de inspetor-geral da fabricação de pólvora. Dedicado ao mesmo tempo à política e à ciência, foi premiado pela Académie des Sciences com a medalha de ouro por seu relatório sobre o melhor sistema de iluminação para Paris (1765), para a qual foi eleito membro (1768). Descobriu a composição do ar e demonstrou que ele era formado basicamente por dois gases:oxigênio e nitrogênio (1777), a composição do gás carbônico (1781)