Buscar

AS1 CITOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS – Unidade I CITOLOGIA 
TODAS CORRETAS
 
1. As células eucariontes são complexas e altamente compartimentalizadas. Elas apresentam o envelope nuclear ou envoltório nuclear, constituído por duas unidades de membrana, que separa o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. As células eucariontes podem ser de origem animal ou vegetal, apresentando diferenças que permitem sua identificação. Existe uma organela exclusiva das células vegetais que é responsável pela fotossíntese. Essa organela é:
	
	a.
	o peroxissomo.
	
	b.
	o complexo Golgiense.
	
	c.
	o cloroplasto.
	
	d.
	a mitocôndria.
	
	e.
	o lisossomo.
2. No citoplasma das células eucarióticas, além da estrutura do núcleo, encontramos diversas organelas também envoltas por membrana, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e endossomos. Denominamos citosol a parte do citoplasma constituída por água, íons e diversas moléculas, em que não há presença de organelas. No citosol ocorrem diversos processos celulares importantes para o metabolismo celular. As mitocôndrias são as organelas mais evidentes no citoplasma e são encontradas em todos os tipos de células eucarióticas. As mitocôndrias são responsáveis:
	
	a.
	pelo processo de desintoxicação de moléculas ricas em ácidos graxos.
	
	b.
	pelo processo de respiração celular e, portanto, pela produção de energia pelas células, na forma de ATP.
	
	c.
	pelo processo de secreção de substâncias e processamento de lipídeos e proteínas.
	
	d.
	pelo processo de síntese proteica.
	
	e.
	 pelo processo de digestão celular e produção de enzimas.
3. As bactérias são os organismos mais numerosos do planeta. São amplamente distribuídas e possuem uma grande diversidade bioquímica. Podem ser patogênicas, quando causam doenças como tuberculose, tétano e meningite, mas também podem ser usadas na indústria alimentícia, na fabricação de queijos, iogurtes e vinagre. São também utilizadas na indústria farmacêutica para obtenção de antibióticos, além de servirem como modelo e ferramenta de estudo nas áreas médicas, por permitirem mais facilmente a observação de processos celulares. As células que constituem as bactérias são:
	
	a.
	 eucarióticas.
	
	b.
	pluricelulares.
	
	c.
	 procarióticas.
	
	d.
	multicelulares.
	
	e.
	acelulares
4. Os lipídeos, popularmente conhecidos como gorduras, são um grupo de compostos quimicamente diversos, cujas características em comum são a insolubilidade em água e a solubilidade em solventes orgânicos, como álcool e clorofórmio. Os lipídeos são constituídos por ácidos graxos esterificados a um álcool e podem ser saturados ou insaturados. São classificados de acordo com sua função. Os lipídeos de reserva energética são constituídos por três moléculas de ácidos graxos que se ligam a uma molécula de glicerol, formando os:
	
	a.
	polissacarídeos.
	
	b.
	triglicerídeos.
	
	c.
	 fosfolipídeos.
	
	d.
	esteroides.
	
	e.
	monossacarídeos

Continue navegando