Buscar

estudo de caso fabiana ferreira da silva

Prévia do material em texto

Prática Educativa Curricular VIII – Estudo de Caso
FABIANA FERREIRA DA SILVA
CURSO: PEDAGOGIA EAD
8º PERÍODO
Inclusão na Escola
Atualmente muito tem se falado a respeito da educação inclusiva nas escolas e o quanto ainda há que evoluir neste assunto, não só para acolher alunos com deficiência visual, mas outros tipos de deficiência que merece atenção. Na educação há necessidade de capacitar professores e fazer adaptações para melhor receber esses alunos. Na sociedade moderna em que vivemos, recebemos estímulos visuais a todo instante, e a pessoa com deficiencia visual além de encontrar-se em desvantagem, ainda sofre com muitos preconceitos, dificuldades, nos seus aspectos motor, social e emocional.
Para o docente, certamente isso é um grande desafio, pois requer uma prática pedagógica, visando atender à diversidade de alunos, como sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais. Preparar uma proposta não é uma tarefa muito fácil e nem simples:
· Aula Expositiva Dialogada
· Dinâmica e Trabalho em Grupo
· Estudo Dirigido
· Estudo de Caso
· Desenvolver uma Autonomia e Autoconfiança
· Desenvolver Materiais que estimulem os sentidos como o Tato, Audição e Olfato.
· Utilização de Materiais Concretos Manipuláveis
· Maquina de Escrever em Braille
Dentro as modificações necessárias, podemos citar: piso tátil de alerta e direcional. Como o próprio nome já deixa claro, essa adaptação tem como função alertar sobre obstáculos no caminho ou mesmo mudanças de direção. É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo. As atividades psicomotoras e recreativas devem ser desenvolvidas nos jogos que promovam o conhecimento de si mesmo e de suas capacidades de movimentos. Além de jogos que possibilitem o reconhecimento de objetos/materiais para jogar, brincadeiras que promovam a interação entre criança-criança, criança-professor, criança-família, de convivência social, que visem estimulação do campo sensorial e desenvolva a percepção (consciência de objetos).
Para o acompanhamento dos alunos cegos utilizam computadores com leitores de telas, que possibilitam acessar praticamente todo o conteúdo das disciplinas, como apostilas, slides e, também, fazer anotações e os exercícios propostos. Elaborar propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos, desde a concepção dos objetivos, reconhecendo todos os tipos de capacidades presentes na escola. Bem como sequenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos, adotar metodologias diversas e motivadoras, avaliar os educandos numa abordagem processual e emancipatória, em função do seu progresso e do que poderá vir a conquistar. 
Quando uma criança com deficiência visual é incluída no espaço educativo, a professora deve ter um olhar minucioso e mais atento, visando deste modo estimular a aceitação e a inclusão deste aluno ´no grupo. Todos têm o direito de acesso à escola, aonde as diferenças devem ser acatadas, gerando respeito, além de acolher a diversidade promovendo uma melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem para todos. 
A professora Laura por sua vez Incluiu na educação básica o aluno André ( Quem é Laura, André? De onde são? está solta essa informação.)
FIZ O PARAGRAFO DE VERDE. VÊ O QUE VOCE ACHOU.
ESTUDO DE CASO NÃO PRECISA COLOCAR O NOME DA ESCOLA?
com deficiência visual, teve um olhar mais atento, mais minucioso em face de aceitação do grupo, assim a atenção à diversidade está focalizada no direito de acesso à escola e visa à melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem para todos.
Av. Vale do Sol – Nº4876 – Votuporanga – SP. CEP: 15.500-269

Continue navegando