Buscar

Comunicação - Avaliação A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gênero textual é uma variedade de textos construídos para uma determinada finalidade, como por exemplo, revistas, bulas de remédio, fábulas, romances, anúncios, piadas, poemas, conto, receitas, palestras, ente muito outros.
O texto e o contexto são formas de comunicação, que podem ser orais ou escritas e que necessitam de interação verbal e manifestações linguísticas conhecida como textos, quem produz o texto é chamado de interlocutor. Outro ponto muito importante é definir o objetivo do texto, o nível de formalidade empregada e a organização que as informações aparecem no texto.
Gêneros textuais possuem formas padrões e estruturais, embora algumas possam ter características distintas, todas seguem um determinado padrão para conseguirmos identificar quando estamos lendo uma notícia ou quando estamos lendo uma fábula, por exemplo.
Os textos são estruturados no formato sequencial e que constituem vários gêneros, podendo ser: narração, exposição ou explicação, argumentação, injunção e descrição.
A Narração conta uma sequência de fatos que podem ou não ser reais, como por exemplo, o conto, o romance e a fábula, sua escrita é de caráter formal, podendo a composição do texto ser adequado para um determinado lugar ou região.
Exposição ou explicação transmite uma informação ou uma mensagem de maneira compreensível e objetiva, ela responde perguntas e trazer informações relevantes, são exemplos os artigos científicos, documentários, artigos acadêmicos entre outros, os textos precisam ser de caráter formar para ganhar respeito e credibilidade.
Argumentação defende uma hipótese, um posicionamento, uma ideia tentando persuadir o ouvinte a crer nas mesmas convicções que o autor, o texto pode ter caráter formal ou informal dependendo do ambiente que ele estará sendo debatido, são exemplos os artigos de opinião, debates, carta ou reclamação entre outros.
Injunção é uma sequência de instruções feitas para instruir, auxiliar, orientar, que podem dar um conselho ou uma ordem, como os tutoriais, o manual de instrução, a receita, a bula de remédios, entre outro, sua escrita pode ter caráter formal para o manual de instrução, os tutoriais e as bulas de remédios como pode ter caráter informal, como a receita.
Descrição - Apresenta uma orientação, uma ordem, um pedido, um conselho, um acontecimento, uma pessoa ou um lugar, por exemplo um anúncio que demonstra a qualidade de um determinado produto, podendo ser de caráter formal ou informal.
Preconceito linguístico na região Goiás
No Brasil existem diversas regiões, cada uma com suas próprias característica, com uma cultura, sotaques e com expressões distintas, que pode acarretar em uma comunicação com barreira, quem não é da região ou não conhece as gírias e as expresso acaba não compreendendo o que foi disso, isso acontece pela falta de clareza na codificação do texto.
O preconceito linguístico acontece quando alguém acredita ser errado a forma como alguém fala, escreve e se comunica apenas pelo fato de ser diferente da maneira como ele mesmo fala, como se a fala do outro fosse insignificante e sem valor.
Em Goiás fala-se o dialeto caipira ou a língua da roça como também é conhecida, uma das principais características do sotaque goiano é o a fonética da letra “R”, que é puxado que em outras regiões, como por exemplo, em porteira e porta.
De acordo com Sebastião Milani, outra característica importante é a influência que Goiânia exerce no resto do estado. “Por conta da formação recente do estado, com explosão populacional após a década de 1930, o modo de falar é vinculado à Goiânia. Nenhuma outra cidade exerce intervenção linguística.
O dialeto caipira não segue os padrões da norma culta, segue alguns exemplos da fala da região: “Esse trem bão de mais”, “pega esse trem aí pra eu negoça um negócio aqui”, “nóis vai fazê o que?”, “Bão bisurdo”, as frases caipiras são simples e a não seguem o padrão da norma e por esse motivo recebem muito preconceito linguístico da mídia, da TV, de histórias em quadrinho, piadas e da internet, ao caipira foi atribuído a imagem de sem instrução, ingênuo, simplicidade e que é lento. 
O povo goiano ama tanto as suas expressões e gírias que já ganhou até mesmo um dicionário de 157 páginas e aproximadamente 4 mil palavras e expressões da cultura regional, chamado “Termos e expressões do coloquial do cotidiano da zona rural no Brasil central no século XX, ele foi escrito por Armando Honório da Silva e Ismael David Nogueira dois servidores aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e apaixonados pelo Dialeto goiano. O Dicionário pode ser adquirido gratuitamente no link (https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/ebook_ismael_armando.pdf).
Comentário do professor:
Olá, tudo certo?
Parabéns, seu texto está excelente, muito bem escrito. Para você continuar qualificando sua escrita. Você pode:
a). Ampliar informações sem fragmentar seu texto. 
b). Mostrar que seus argumentos são consistentes e que retornam à ideia central proposta pelo professor. Capriche no desenvolvimento e conclusão.
c). Revisar com atenção sua produção antes de finalizá-la e estar atento à concordância. 
Bons estudos

Outros materiais