Buscar

AULA DE ANALISE ECONOMICO DE MERCADO

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CIÊNCIA ECONÔMICA E A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
INTRODUÇÃO
CONTEÚDO 1
O surgimento da economia e os problemas econômicos fundamentais
Visualizar recurso
Produção X consumo X necessidade
Necessidade é uma palavra subjetiva, concorda? Na perspectiva econômica, ela significa a sensação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la. Ao satisfazer as necessidades humanas, novos produtos surgem modificando a relação de produção e consumo. Logo, necessidade pode ser considerada um dos “motores” da economia, já que por meio da sensação de carência, busca-se alinhar tecnologia e inovação a novos produtos e serviços. Veja o documento para entender a relação produção X consumo X necessidade.
A necessidade pode ser considerada um dos “motores” da economia. Por meio da sensação de carência, tecnologia e inovação se alinham a novos produtos e serviços.
Veja um exemplo:
A televisão foi criada nos anos de 1920, a partir das pesquisas realizadas por John L. Baird, que montou o primeiro protótipo. O objetivo era agrupar e transmitir as ondas sonoras, tecnologia conquistada por meio do rádio, juntamente com a imagem em movimento.
Em 1923, o russo Vladimir Zworykin criou e patenteou o iconoscópio. Esse invento foi a base para desenvolver os tubos de televisão, ou orticon, produzidos em escala industrial a partir de 1945.
As primeiras transmissões experimentais ocorreram em janeiro de 1928, em Nova York, pelo engenheiro da General Eletric, o sueco Ernst F. W. Alexanderson.
Nos anos de 1930, mesmo sem a produção em escala industrial de televisores, as transmissões abertas chegam à Alemanha, depois na Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética. No Brasil, em 1950, coube ao jornalista Assis Chateaubriand, com a inauguração da TV Tupi, a primeira transmissão.
A televisão é considerada o principal meio de comunicação criado no século XX.
Vamos estudar os conceitos? Televisão: bem superior ou de luxo?
Na perspectiva da demanda, significa que o consumidor precisa ter renda elevada para aquisição do bem.
Na perspectiva da oferta, significa um bem caro dentro do processo produtivo, ou seja, não existe produção em grande escala para baratear os custos; consequentemente, o preço é elevado.
Com a melhoria nos processos produtivos e produção em larga escala, a oferta foi ampliada, diminuindo o custo de produção. Preço baixo favorece a capacidade de consumo da sociedade.
Necessidade a serviço da tecnologia.
Necessidade é uma palavra subjetiva. Na perspectiva econômica, significa sensação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la. Ao satisfazer as necessidades humanas, novos produtos surgem, modificando a relação de produção e consumo. Logo, a necessidade pode ser considerada um dos “motores” da economia, já que, por meio da sensação de carência, busca-se alinhar tecnologia e inovação a novos produtos e serviços.
Conheça alguns exemplos:
Falta cor: O mundo colorido e as imagens da TV em preto e branco levaram à busca de novas tecnologias. Em 1954, a televisão em cores entra em cena.
Controle Remoto: O primeiro controle remoto foi criado em 1950, pelo engenheiro Eugene Polley. O aparelho apresentava algumas limitações — por exemplo, fio —, além de exigir do telespectador boa pontaria para acionar o controle. Contudo, a invenção representou novas possibilidades, sendo aperfeiçoada a cada ano, agregando novas teclas e
funções, permitindo zapear.
Funções de comando: Tecla sleep timer — a televisão desliga com você.
Curiosidades
Na apresentação do primeiro protótipo da TV, saiu a seguinte matéria no The New York Times, em 18 de abril de 1939: “A televisão não dará certo. As pessoas terão de ficar olhando sua tela, e a família americana média não tem tempo para isso.” Atualmente, o mercado americano é o campeão na indústria de entretenimento.
O presidente da 20th Century Fox, Darryl F. Zanuck, em 1946, fez a seguinte declaração: “Em seis meses a televisão some do mercado. As pessoas vão se cansar de ficar sentadas diante de uma caixa de madeira.” Até que ele estava correto — a televisão deixou de ser uma caixa de madeira.
No início, a televisão era um móvel posicionado em frente ao sofá. Atualmente, compõe o design da decoração, podendo ser um quadro ou um acessório de geladeira. Acompanha você no carro, no celular ou em qualquer lugar.
Quanto emprego e renda são gerados por meio de um canal de TV, de uma programação e de uma nova tecnologia? Quanto conhecimento é agregado para suprir as necessidades humanas?
Comportamento / consumo / inovação / Necessidade / produção / tecnologia
Visualizar recurso
Decisões de produção com base na limitação dos recursos
Economia, resumidamente, é a ciência da escassez. Na prática, significa resolver a seguinte equação: recursos econômicos limitados versus necessidades humanas ilimitadas resultam em escolhas que otimizem a capacidade produtiva. Dessa forma, a eficiência na alocação dos recursos determina o grau de capacidade produtiva das economias. Veja o conteúdo e analise as decisões de produção com base na limitação dos recursos.
Os problemas econômicos fundamentais:
· PARA QUEM?
(área social)
· O QUE E QUANTO?
(área econômica)
· COMO?
(área tecnológica)
curva de possibilidade de produção / custo de oportunidade / Escassez / escolha / especialização / recursos
CONTEÚDO 2
Evolução do pensamento econômico 
Você conhece os setores ativos da economia?
Setor primário (S/1) fornece os insumos para os demais setores, concentram atividades agropecuárias e extrativas (vegetais e minerais). O setor secundário (S/2) atua na produção de bens físicos por meio da transformação dos insumos (matéria-prima) no processo industrial e o setor terciário (S/3) atua na distribuição dos bens produzidos por meio dos serviços em geral. E agora, já conhece? Para entender mais sobre cada setor, veja os slides.
Grau de desenvolvimento / Setor primário / Setor secundário / Setor terciário
Adam Smith: breve vida e obra
O vídeo Adam Smith: breve vida e obra fala do principal teórico da escola clássica. Sua obra A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas, publicada em 1776, amplia as críticas ao sistema mercantilista dos fisiocratas e contribui com a apologia do interesse individual e a rejeição da intervenção do Estado na economia, teses básicas do liberalismo. No vídeo, analise o cenário e os pressupostos teóricos da escola clássica.
 Ciclo de crescimento / Deficit público / Desemprego / Divisão do trabalho / Estado / Intervenção do Estado / Liberalismo econômico / Mão-invisível / Política econômica / Recessão
A galeria do pensamento econômico
A galeria do pensamento econômico é uma apresentação cronológica da estruturação do pensamento econômico e da sistematização do estudo da ciência econômica. Categorias como trabalho e capital são elementos preponderantes que constituem o progresso das sociedades a fim de satisfazer as necessidades humanas. Veja os slides que sintetizam a estrutura do pensamento econômico.
Escola clássica / Escola fisiocrata / Keynesianismo / Mercantilismo / Socialismo
Keynes X Hayek
O rap Keynes X Hayek apresenta um debate sobre as concepções teóricas dos economistas. De lados opostos: Keynes posiciona-se a favor da intervenção do Estado na economia e Hayek defende o liberalismo econômico. Com certeza, um grande debate que ilustra o liberalismo econômico defendido por Hayek e o intervencionismo Keynesiano.
Intervencionismo / Liberalismo / Papel do Estado
A dama de ferro e a política econômica de Margaret Thatcher
O vídeo A dama de ferro e a política econômica de Margaret Thatcher apresenta a economista Raquel Rocha contextualizando o filme A dama de ferro, lançado em 2011. O filme narra a trajetória da primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, mas ao dar ênfase ao estado de saúde de Thatcher, ele deixa de aprofundar as decisões que imprimiram mudanças significativas na economia inglesa. A crítica vai além de analisar o filme, passando a ser uma verdadeira aula de economia na qual fatos históricos são adicionadosà situação socioeconômica do país, imprimindo mudanças estruturais na política econômica. Ele ilustra ainda como determinado contexto influencia as decisões na política econômica.
Gastos públicos / Neoliberalismo / Papel do Estado / Política econômica / Poupança / Reestruturação 
Ressignificando a Análise Econômica
Assista o vídeo ao lado.
Objetivos: Compreender o efeito da geração de emprego e renda para a dinâmica do mercado.
Comportamento / consumo / demanda. / mercado / oferta
CONTEÚDO 3
Organização econômica: os sistemas de mercado
Visualizar recurso
As crises e contradições do capitalismo
As crises e contradições do capitalismo: o capitalismo apresenta uma trajetória conturbada, com ciclos de expansão seguidos de períodos de crise. A dinâmica capitalista revela-se profundamente instável. Os períodos de expansão da produção são alternados por períodos de depressão econômica, caracterizados por falências e, consequentemente, desemprego e retração econômica. Assista ao vídeo para analisar as contradições inerentes ao modo de produção capitalista.
Capitalismo / contradições / crescimento / crises / distribuição / modo de produção / produção / produção capitalista
Visualizar recurso
O capitalismo: da fase clássica aos dias atuais
A trajetória do modo de produção capitalista apresenta três fases: clássica (1890 a 1940), anos dourados (1945 até final dos anos de 1960) e capitalismo contemporâneo (a partir dos anos de 1970). Cada fase está sintonizada com o contexto da época, inerentes às questões políticas, econômicas e sociais. Assista ao vídeo e analise o papel do Estado na economia.
bem-estar social / Capitalismo / contradições / crescimento / crises / distribuição / Estado / governo / intervenção / Keynes / KeynesianismoKeynes / Liberalismo / modo de produção / Neoliberalismo / produção / produção capitalista
Visualizar recurso
Muro de Berlim: resumo completo
O vídeo Muro de Berlim: resumo completo retrata a história do Muro de Berlim, uma estrutura física que corporifica a separação ideológica do mundo no período da Guerra Fria. A Guerra Fria constituiu o posicionamento das economias em capitalismo, representado pelos Estados Unidos, e o socialismo, representado pela União Soviética. A Queda do Muro representou a vitória do capitalismo e uma nova ordem mundial e descreveu o viés ideológico na condução da política econômica. Assista ao vídeo e reflita sobre as transformações nas dimensões: política, econômica e social.
Capitalismo / Conferência / Nova ordem mundial / Planificação / Reestruturação / Socialismo / Unificação

Continue navegando