Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Química Orgânica
Carbono – componente ametálico com 6 elétrons. Somente os elétrons mais externos participam de ligações químicas, são os elétrons de valência. 
Para saber a quantidade de elétrons, basta observar a família do elemento. 
Todo elemento químico irá parear seus elétrons de forma que o total de elétrons de sua camada de valência seja igual ao do gás nobre do mesmo período.
Ligações químicas 
ligações iônicas – provenientes da ligação entre metais e ametais
ligações metálicas – provenientes da ligação entre metais
ligações covalentes – provenientes da ligação entre ametais e entre ametais e hidrogênio.
A ligação covalente consiste no compartilhamento de um par de elétrons entre os elementos. O carbono é capaz de realizar até quatro ligações (químicas) covalentes.
 
O elemento mais eletronegativo será aquele capaz de atrair para si o par de elétron da ligação. Ele é responsável por criar polos na ligação, isto é, diferenças de cargas parciais, representadas pela letra grega δ (delta minúsculo). 
Todos os elementos à direita do carbono serão mais eletronegativos que ele. O hidrogênio constitui uma exceção.
Outra característica interessante da ligação covalente é que o carbono também é capaz de realizar ligações duplas e triplas.
 As ligações múltiplas (duplas e triplas) são mais fracas quando comparadas com a ligação simples. Por este motivo, as ligações recebem diferentes nomenclaturas: s (sigma) para ligações simples e π (pi), para as ligações múltiplas.
Há dois tipos de elétrons, os que participam efetivamente de uma ligação química (elétrons de ligação) e os que não participam (elétrons não ligantes). 
Os pares de elétrons não ligantes são importantes, eles influenciam na geometria da molécula. Sua previsão decorre das interações eletrônicas entre pares de elétrons não ligantes e pares de elétrons da ligação. Como os elétrons possuem carga negativa, a disposição espacial dos pares de elétrons ao redor do elemento central será tal que a distância entre eles seja a máxima possível. Este é o fundamento da teoria da repulsão eletrônica dos pares de elétrons de valência (REPEV).
A trigonal plana ocorre quando há três grupos de elétrons ao redor do carbono, como no caso de uma ligação dupla (dois grupos de elétrons referem-se às ligações simples e um grupo, à ligação dupla).
A linear ocorre quando há dois grupos de elétrons ao redor do carbono. Este é o caso do carbono realizando ligações triplas: um grupo é formado pelas ligações triplas e outro, pela ligação simples. 
Uma função orgânica nada mais é que um grupo diferente de “C” e “H” presente na cadeia carbônica. Esse grupo pode ser desde um heteroátomo até ligações múltiplas entre carbonos. Assim, por definição, não há a possibilidade de um mesmo carbono conter duas funções orgânicas simultaneamente.
Alcanos - hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.
Álcool - função orgânica caracterizada pela presença do grupamento hidroxila (–OH) ligado diretamente a um átomo de carbono saturado, ou seja, que estabelece apenas ligações simples com outros átomos de carbono.
Amina - compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas. Quando se substitui apenas um hidrogênio, temos uma amina primária.
Alceno - compostos do grupo funcional dos hidrocarbonetos, pois são formandos apenas por átomos de carbono e átomos de hidrogênio. Dentro da química orgânica, são identificados como tal pela ligação dupla em sua cadeia carbônica.
Éter - compostos orgânicos caracterizados pela presença de um átomo de oxigênio (O) ligado a dois radicais monovalentes alquila, ou seja, hidrocarbonetos (grupos orgânicos).
Nitrilas – (cianetos) são um grupo orgânico formado por compostos que possuem o grupo CN. As nitrilas são compostos orgânicos que possuem o grupo — C N ligado à cadeia carbônica e são provenientes do gás cianídrico (HCN), pois o hidrogênio desse gás é substituído por um radical orgânico.
Alcinos – (alquinos) são compostos orgânicos que fazem parte do grupo dos hidrocarbonetos (moléculas que contêm carbono e oxigênio) e possuem fórmula geral CnH2n-2. Eles também são denominados como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos.
Cetonas - compostos onde a carbolina faz ligação simples com dois átomos de carbono. A carbolina (C=O) é formada pela ligação dupla do oxigênio ao carbono (C), sendo que para ser cetona o carbono será secundário, pois estará ligado a mais dois átomos de carbonos, um à direita e outro à esquerda.
Amidas - substâncias que apresentam estruturas com uma carbonila ligada a um nitrogênio. Ureia é a amida mais conhecida, pois participa da nutrição de animais e é excretada por nós, humanos. Amidas são um grupo de substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio.
Arenos - Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos. Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.
Ácido Carboxílico - designam uma função orgânica oxigenada, ou seja, que possui pelo menos um átomo de oxigênio em sua estrutura. Esses ácidos são indicados pela fórmula geral COOH e caracterizam-se, essencialmente, pela presença do grupo carboxila em sua estrutura.
Éster - compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo orgânico. As balas de gomas e outros doces possuem o cheiro e o gosto que nos atraem, graças aos flavorizantes, que em grande parte são ésteres.

Mais conteúdos dessa disciplina