Buscar

Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios – 2º ano
1. Na embalagem de determinado suco com alto teor de polpa concentrado, há a seguinte sugestão de preparo:
Misture uma parte de suco com 5 partes de água.
 Seguindo rigorosamente a sugestão proposta, calcule o volume final, em L, de suco obtido pela diluição de 300mL de suco concentrado. (Observe, se ele utilizou 300mL de suco concentrado significa que você precisa de 5 vezes esse volume de água para fazer o suco).
2. Para higienizar frutas e verduras, uma dona de casa efetuou o seguinte modo de preparo:
· Lavar abundantemente os alimentos em água corrente. Preparar uma solução com 10mL de hipoclorito de sódio para 1L de água. Imergir as frutas e as verduras na solução por 10 minutos. Retirar os alimentos da solução e enxaguar abundantemente com água potável.
Sabendo que a solução de hipoclorito de sódio possui equivalente a 2% de cloro ativo que corresponde à concentração de 20g/L, determine a concentração comum de cloro ativo após a diluição.
3. Medicamentos, na forma de preparados injetáveis, devem ser soluções isotônicas com relação, aos fluídos celulares. O soro fisiológico, por exemplo, apresenta concentração de cloreto de sódio (NaCl) de 0,9% em massa, com densidade igual a 1,0g/cm³. 
a) Dada a massa molar de NaCl, de 58,5 g/mol, qual a concentração, em mol/L, do NaCl no soro fisiológico? 
b) Quantos litros de soro fisiológico podem ser preparados a partir de 1 litro de solução que contém 27g/L de NaCl (Concentração aproximada deste sal na água do mar)?
4. Num laboratório de Química, o estoque de reagentes disponível pode ser formado por soluções concentradas. Partir-se de uma solução concentrada para se obter uma solução diluída é um procedimento de rotina em laboratório. Na preparação de uma solução diluída, com base em uma mais concentrada, retira-se um volume de solução concentrada de hidróxido de sódio (NaOH) 1 mol/L para se preparar 500mL de uma solução diluída de 0,2 mol/L. Qual será o volume inicial que foi retirado para se obter a solução diluída?
5. Uma solução aquosa apresentando 0,01 mol/L de um determinado sal foi submetida a aquecimento. O aquecimento foi interrompido quando restavam 20 mL da solução com concentração de 0,4 mol/L. Qual o volume da solução inicial em mililitros? 
6. Uma solução de nitrato de prata (AgNO3) de concentração 1,5 mol/L foi colocada em aquecimento e seu volume foi reduzido a 300 mL com concentração igual a 4,5 mol/L. Qual o volume de água evaporado da solução inicial?
7. Diversas patologias do sistema respiratório podem causar processos pulmonares infecciosos, comprometendo as vias aéreas. Para o tratamento de pacientes com esses casos, podem ser prescritos expectorantes, como iodeto de potássio. Para ser utilizado como antitussígeno, um farmacêutico, na preparação de um xarope de KI, dispõe no laboratório de duas soluções: 20mL de solução de 30g/L e 30 mL de solução 50g/L. Calcule a concentração final da solução obtida em g/L e mol/L.
8. Um laboratorista pesou 106g de Na2CO3 e dissolveu-os em água até 200mL de solução. Em seguida misturou com 800mL de outra solução 0,5 mol/L do mesmo soluto. Qual a concentração, em mol/L, da mistura final?
9. Um laboratorista realizou a titulação de 50 mL de uma solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH) com uma solução aquosa 0,1 mol/L de ácido nítrico (HNO3). Sabendo que o volume do titulante (ácido) é igual a 40mL, determine a molaridade da base.
10. Um técnico de laboratório realizou uma titulação ácido-base, em que foi utilizado 87,5mL de H2SO4 0,1 mol/L para se neutralizar um certo volume de NaOH 0,35 mol/L. Qual foi o volume de NaOH neutralizado?

Continue navegando