Buscar

Lucimara - texto

Prévia do material em texto

Aluno: Lucimara Gerke Eger Data: 06/09/2023
AS CONTRIBUIÇÕES DE SÓCRATES PARA A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
	De acordo com os estudos realizados, reflete que Sócrates defendia o autoconhecimento e autorreflexão como base para o desenvolvimento pessoal. O pensador não deixou nada registrado, porém deixou uma marca permanente no mundo intelectual com as ideias e implicações significativas para a psicologia do desenvolvimento. Acreditava que o conhecimento não era algo que pode ser transmitido e sim aquilo que deve ser descoberto e desenvolvimento dentro de cada indivíduo. 
	O período socrático influencia para a psicologia do desenvolvimento na autodescoberta, jornada de crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Assim, é alinhado com a noção de autoconceito, autoestima e autorreflexão desempenhando papel importante para o desenvolvimento psicológico ao longo da vida. Por meio de questionamento, exame de suas crenças e valores o individuo pode crescer e evoluir a uma compreensão mais profunda de si mesmo. 
	Nesse sentido, Sócrates influenciou a psicologia do desenvolvimento ao destacar a importância da dialética e do dialogo na busca pelo conhecimento. Em vez de impor ideias aos outros, conduz discussões abertas e questionadoras de maneira que o individuo chegue em sua própria conclusão. Compreende-se como um método de aprendizado colaborativo e exploratório com implicações significativas para a educação e desenvolvimento cognitivo.
	Conclui-se que a filosofia deixou um legado marcante para a psicologia do desenvolvimento, em que a ideias de Sócrates referente o autoconhecimento, moralidade, educação e diálogo, contribui para uma compreensão profunda da natureza humana e a jornada de crescimento ao longo da vida. Dessa forma, contribui e inspira estudiosos e profissionais em psicologia, educação e ética fornecendo uma base sólida para explorar os processos do desenvolvimento humano.

Mais conteúdos dessa disciplina