Buscar

HISTÓRIA - 7 ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências Humanas e suas tecnologias - História
IMPÉRIO BIZANTINO
Império Bizantino
Um dos impérios mais importantes da história foi o Império Bizantino, que nasceu no século IV quando o Império Romano dava sinais da queda de seu poder, principalmente por conta das invasões bárbaras nas suas fronteiras. Diante de tantos problemas, o Imperador Constantino transferiu a capital do seu império para a cidade do Oriente, Bizâncio, a qual mais tarde passou a ser chamada de Constantinopla. Apesar de essa mudança significar a queda do poder no Ocidente, a localização do novo lugar facilitava bastante o comércio da região, já que ficava entre o Mar Negro e o Mar Mármara, o que favoreceu muito a restauração da cidade e chegou a transformá-la em uma Nova Roma.
O GOVERNO DE JUSTINIANO
Mesmo com a bonança no comércio, o auge do Império só foi atingido durante o governo do Imperador Justiniano. Ele visava a reconquista do poder do Império Romano que havia sido perdido e acabou sendo um legislador que mandou as leis romanas serem compiladas desde a República até o Império. Justiniano também combateu as heresias, sempre buscando dar unidade ao cristianismo, afinal isso facilitaria a monarquia.
DIVISÃO DA SOCIEDADE DO IMPÉRIO BIZANTINO
A sociedade bizantina era uma hierarquia. No topo as sociedade estava o imperador e sua família; Logo abaixo, ficava a nobreza, que era formada pelos assessores do Imperador; Em
 seguida, o alto clero, que era privilegiado com sua posição hierárquica;
Depois vinha a elite, que era composta de fazendeiros, comerciantes e donos de oficinas artesanais; Havia uma camada média da sociedade formada por pequenos agricultores, baixo clero e trabalhadores de oficinas de artesanato; A maior parte era formada pelos pobres camponeses que ganhavam pouco e tinham de pagar altas taxas de impostos.
RELIGIÃO, CRISE E TOMADA DE CONSTANTINOPLA
Os caminhos religiosos do Império Bizantino eram os mesmos da sociedade romana, ou seja, o Cristianismo era a doutrina seguida. Era costume fazer várias manifestações artísticas representando Cristo e os santos para que os fiéis adorassem essas imagens, o que enriquecia os monges e os dava grande poder de manipulação sobre a sociedade. Todo esse poder incomodou o governo, que passou a proibir a veneração de imagens, com exceção da de Jesus, e a pena de morte foi decretada para aqueles que insistissem em adorar os objetos. Isso gerou uma pequena guerra civil conhecida como A Questão Iconoclasta.
Quando Justiniano veio a falecer, o Império Bizantino ficou a mercê de várias invasões que começaram a gerar muitos problemas para a capital, começando assim a sua queda. Com o passar do tempo, Constantinopla se encontrava ainda mais enfraquecida e o império acabou se dividindo em diferentes cidades feudais. A cidade teve sua queda definitiva no ano de 1453, após a invasão dos turcos.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO:
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
1) O Império Bizantino tinha como sede uma cidade que, ao longo do tempo, recebeu os nomes de Bizâncio, Constantinopla é atualmente:
a) Israel.
b) Istambul.
c) Jerusalém.
d) Barcelona.
e) Cairo.
2) Sobre o Império Bizantino, marque a alternativa correta:
a) O grande imperador de Bizâncio foi Carlos Magno, de origem humilde, mas protegido por seu tio, o imperador Justino.
b) Sua localização geográfica era péssima, descampada por todos os lados, facilitando as invasões.
c) No Código de Justianiano, Teodósio organizou uma compilação das leis romanas desde a República até o Império.
d) Constantinopla, a "Nova Roma" de Constantino, foi fundada para servir como capital do Império.
e) Com o objetivo de reconstruir o Antigo Império Romano, Caio Graco empreendeu campanhas militares conhecidas pelo nome genérico de "Reconquista".
f) A respeito da cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino, é correto afirmar que:
g) atualmente ela é conhecida como Alexandria e se localiza no Egito. Apesar de um passado violento, seu centro histórico encanta e impressiona muitos turistas devido à riquíssima variedade cultural que dá mostras dos diferentes povos e culturas que por lá passaram.
h) o início da famosa cidade surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir, sobre a antiga cidade grega de Bizâncio, uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro à Europa e à Ásia.
i) sua decadência está ligada às invasões bárbaras no século IV.
j) sua decadência está ligada à chegada dos portugueses às Índias.
k) ela foi conquistada em 1453 pelos venezianos, na última das Cruzadas. Esse episódio marca o fim definitivo do Império Romano do Oriente.
Justificativa:
3) O Império Bizantino ou Romano do Oriente existiu durante a Idade Média. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) A força da cultura romana fez com que o latim fosse uma língua usada no mundo inteiro.
b) O Imperador não tinha o poder político no Império.
c) Seu período de maior esplendor e expansão ocorreu sob o governo de Justiniano, que mandou fazer a codificação das leis romanas.
d) Reprimiu violentamente as críticas dos chineses à religião católica, que ameaçava a sua unidade religiosa.
e) Sua posição geográfica correspondia às terras da parte ocidental do Império Romano. Justificativa:
4) O Imperador Romano que decretou a divisão do Império Romano em duas partes, uma no ocidente, com capital em Roma, e outra no oriente, com capital em Constantinopla, se chamava:
a) Teodósio.
b) Carlos Magno.
c) Justiniano.
d) Constantino.
e) Júlio César.
5) Com base no que foi estudado em sala de aula e analisando a tirinha abaixo, responda ao que se pede: Quem eram os “bárbaros” e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?
a) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
b) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
c) Os “bárbaros” eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita, ao senhor feudal.
d) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem à sociedade feudal.
e) Os “bárbaros” eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a religião na sociedade feudal.
Justificativa:
6) A igreja, que se manifestou no Império Bizantino, ficou conhecida por seguir a autoridade do imperador e não se submeter `à autoridade de Papa, em Roma. Essa Igreja era denominada:
a) Igreja Imperial de Bizâncio.
b) Igreja Protestante.
c) Igreja Católica Apostólica Romana.
d) Igreja do Ocidente.
e) Igreja Católica Ortodoxa. Justificativa:
7) Em inícios do século VIII, o império Bizantino, tendo à frente Leão, encontrava-se abatido diante da expansão muçulmana. Leão acreditava que as derrotas do Império deviam-se à adoração crescente dos fiéis às imagens de santos e, querendo enfraquecer os monges que produziam essas imagens, resolveu destruí-las. Esse movimento ficou conhecido como:
a) iconoclasta.
b) cesaropapista.
c) monofisista.
d) telefisista.
e) legitimista. Justificativa

Mais conteúdos dessa disciplina