Buscar

GRUPO SER EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
 UNIVERSIDADE: UNAMA
 CURSO: PEDAGOGIA
 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS
 PROFESSORA: CAMILA GALLINDO CORNELIO
 TUTOR: WEDJA GABRIELLA GOMES DA SILVA
 ALUNA: FERNANDA GOMES DE OLIVEIRA
 O tema busca explicar e argumentar dois conceitos, desigualdade e diferença em sua ligação complexa com o conceito de igualdade. O objetivo é considerar suas ligações recíprocas e a historicidade de cada uma das expressões e, principalmente, o desencaixe entre o eixo da desigualdade e a diferença.
O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).
Para evidenciar o contraste entre os conceitos de desigualdade e diferença, temos particularmente as situações em que as diferenças são tratadas como desigualdades e vice-versa, repetidamente há violências e opressões de todos os tipos – concretas e simbólicas – nesses desencaixes e transformações de diferença 
Conclui-se, portanto, que o princípio constitucional da igualdade, exposto no artigo 5º, da Constituição Federal, traduz-se em norma de eficácia plena, cuja exigência de indefectível cumprimento independe de qualquer norma regulamentadora, assegurando a todos, indistintamente, independentemente de raça, cor, sexo, classe social, situação econômica, orientação sexual, convicções políticas e religiosas, igual tratamento perante a lei, mas, também e principalmente, igualdade material ou substancial.

Continue navegando