Buscar

RESUMO EXPANDIDO KAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÉQUESTIONAMENTO NO PROCESSO DO TRABALHO
KAUANA WESTARB GONÇALVES DE LIMA ¹;
RESUMO: O texto deve iniciar na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 14 linhas OU 250 palavras, digitado em um único parágrafo.
PALAVRAS-CHAVE: 
ABSTRACT:
INTRODUÇÃO
Apresentar o problema abordado e a justificativa da importância do assunto, com breve revisão de literatura no final colocando o objetivo.
As citações devem obedecer ao sistema autor-data e estar de acordo com as normas da ABNT. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com as normas internacionais. Quando o autor citado estiver no corpo do texto, a grafia deve ser em minúsculo. Quando estiver entre parênteses, a grafia deve ser em maiúsculo. Para citar obras escritas por dois autores no corpo do texto, deve-se citar Autor 1 e Autor 2 (Ano). Quando a citação de dois autores estiver entre parênteses, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula (AUTOR; AUTOR, Ano). Não se deve utilizar o caractere &. Para citar obras escritas por três ou mais autores, mencionar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al (AUTOR et al, Ano).
Citações diretas de até 03 linhas acompanham o corpo do texto e se destacam com dupla aspa. Caso o texto original já contenha aspas, estas devem ser substituídas por aspa simples. Exemplos:
a) Autor (Ano, p. 10) afirma que “é importante à utilização das citações corretamente”.
b) "Citar trechos de outros autores sem referenciá-los, pode ser caracterizado plágio” (AUTOR; AUTOR, Ano, p. 20). Para as citações com mais 03 linhas, estas devem ser transcritas em parágrafo distinto. Deve-se utilizar um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, terminando na margem direita. Deve ser utilizada fonte tamanho 10 e sem as aspas. Deve haver uma linha em branco antes e depois da citação (AUTOR, Ano, p. 150).
MATERIAL E MÉTODOS
Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados devem ser apresentados de forma breve e concisa. O objetivo da discussão é interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, mas não devem ser repetidas em detalhes.
CONCLUSÃO
Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo.
REFERÊNCI AS
Em obras escritas por mais de três autores, estas devem ser referenciadas pelo último sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, seguindo os padrões da norma
NBR 6023 da ABNT.
Para as referências bibliográficas, cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências Bibliográficas.

Outros materiais