Buscar

Modelo de Artigo Científico Padrão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO DO ARTIGO: LETRAS DO TÍTULO MAIÚSCULAS, NEGRITO E NO MÁXIMO TRÊS LINHAS, ALINHAMENTO CENTRALIZADO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, LETRA ARIAL Nº 12
Autor[footnoteRef:1] [1: Mini currículo do Autor do Artigo acompanhado do e-mail.] 
Resumo: A elaboração dos resumos segue as orientações da NBR 6028:2003. Deve informar os objetivos do artigo, as metodologias utilizadas, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Quanto a sua redação é composta por frases concisas e afirmativas e não de enumeração de tópicos, os verbos utilizados devem estar na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação, pesquisa bibliográfica etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Em artigos de periódicos os resumos devem conter de 100 a 250 palavras. As palavras-chave, no idioma do documento e em outro idioma, devem vir logo abaixo dos respectivos resumos. Elas são antecedidas da expressão “Palavras-chave”, ou similar em outro idioma, e são separadas entre si por ponto.
Palavras-chave: Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto).
Abstract: Segue Resumo e Palavras-chave em outro idioma, no caso da FAAO, em Inglês.
Keywords:
INTRODUÇÃO
O artigo deverá conter no mínimo 10 e máximo 16 laudas, a contar do Resumo até as referências. Artigos fora do limite de páginas serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com 3cm margem superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior. O corpo do artigo deverá ser formatado em coluna única, os parágrafos iniciam com recuo de 1,25 cm da margem com fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve ser digitado com espaçamento simples entre linhas. Usar um espaço após cada título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver. 
A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará quase todos os elementos que você fez aqui na introdução.
Poderá optar por:
Artigo de Revisão Bibliográfica: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.
Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC.
4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses.
5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa.
8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capitulo.[footnoteRef:2] [2: Disponível em: <https://viacarreira.com/como-fazer-introducao-do-tcc/>. Acesso em 15 de maio de 2018.] 
Não se deve colocar citações na INTRODUÇÃO.
Esse modelo foi baseado na NBR 6022/2018
DESENVOLVIMENTO
Revisão da literatura: representa os capítulos do trabalho e deve ter título e subtítulo próprios criados pelo autor (não usar um único capítulo intitulado Fundamentação Teórica). Os capítulos podem ser subdivididos em itens e subitens. Na revisão da literatura, é realizada uma ampla discussão sobre o estagio do tema, na forma de um debate entre os autores consultados, com o objetivo de identificar posturas, ideias e opiniões através de uma análise crítica e reflexiva dos seus conteúdos;
Metodologia (capítulo específico): é o capítulo que apresenta, descreve e detalha os materiais, os métodos/procedimentos e as técnicas que foram utilizados na realização da pesquisa;
Resultados/análise e discussão: é a seção ou o capítulo onde são demonstrados os resultados encontrados, suas representações gráficas e respectivas descrições. São interpretados e analisados os resultados encontrados, relacionando-os com o referencial teórico existente e abordado nos capítulos próprios apresentados em Revisão da Literatura. 
CAPÍTULO 01
Histórico Conceitual
CAPÍTULO 02
Teórico
CAPÍTULO 03
Aprofundamento Teórico
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O autor apresenta uma síntese das conclusões correspondentes aos objetivos traçados. É a parte final do trabalho, na qual serão respondidas as questões esclarecedoras colocadas na delimitação do problema e será também verificado se os objetivos alcançaram ou não os resultados propostos. 
Sequência para se escrever uma Consideração Final:
· Se você formulou perguntas na delimitação do problema, inicie respondendo-as; 
· Faça uma síntese de cada capítulo, verificando se o seu conteúdo contribuiu para que fossem alcançados os objetivos formulados na introdução do trabalho; 
· Em função das sínteses anteriores, verifique, um a um, se os objetivos específicos foram alcançados; 
· Da mesma forma, verifique se o objetivo geral foi alcançado. 
Assim como a Introdução, as Considerações Finais devem ser escritas com as suas próprias palavras e nunca devem ser copiadas de alguma obra com tema semelhante. Não deve conter novas informações, mas somente aquelas provenientes do seu próprio trabalho. 
REFERENCIA
Constam nas referências bibliográficas obras que foram citadas ao longo do texto para a realização da monografia, de acordo com as normas da ABNT: NBR 6023:18
Normas para escrever as referências, segundo Martins Júnior (2008).
· As referências devem começar na margem esquerda do texto, inclusive as demais linhas (se houver). 
· As obras devem ser citadas em ordem alfabética do sobrenome de seus autores. 
· Os sobrenomes dos autores devem ser escritos com letras maiúsculas e as demais com letras minúsculas. 
· Deve-se padronizar a forma de escrever os prenomes dos autores: ou todos serão escritos por extenso ou todos serão abreviados. 
· Quando forem citadas mais de uma obra do mesmo autor, citar primeiro a de data mais antiga e depois a mais recente; na segunda obra (e nas demais), o nome do autor pode ser substituído por um travessão, equivalente a seis espaços do caractere utilizado no trabalho, seguido de um ponto. 
· Quando o mesmo autor escrever mais de uma obra no mesmo ano, deve- se diferenciá-las colocando as letras a, b, c etc. atrás da data de sua edição. 
· Devem ser digitadas em espaço simples entre as linhas e separadas por um espaço entre elas. 
· Devem ser redigidas da mesma forma que se encontram na obra. 
· Quando houver título e subtítulo, o título deve ser destacado por uma das seguintes formas: negrito; itálico ou sublinhado, e o subtítulo deve ser escrito com letras normais. 
· O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento – assim, ao escrever uma das referências de uma forma, as outras devem segui-la.

Outros materiais