Buscar

ATIVIDADES - GESTÃO DE CONTRATOS E COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES - GESTÃO DE CONTRATOS E COMPRAS GOVERNAMENTAIS
1. A denominada administração pública centralizada, também conhecida como administração direta, é composta por entes políticos e seus órgãos administrativos. Já a administração pública descentralizada, também denominada de administração indireta, é composta por entidades administrativas, com personalidade jurídica de direito público ou de direito privado, criadas a partir de outorga legal, para a prestação de serviços públicos e, em certos casos, para o desempenho de atividades econômicas.
CERTO
2. A administração direta, formada pelos entes políticos, exerce, simultaneamente, a titularidade e a execução do serviço público.
CERTO
3. A administração direta restringe-se ao Poder Executivo, certo que neste se concentra a titularidade do desempenho das funções administrativas do Estado.
ERRADO
4. Nos termos da Constituição Federal, há o dever de obediência aos preceitos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência inclusive para as entidades que pertencem aos quadros da administração indireta.
CERTO
5. A vedação ao nepotismo decorre da incidência dos princípios da moralidade, da impessoalidade e da eficiência.
CERTO
6. A prerrogativa conferida à Administração para optar dentre duas ou mais soluções, a partir da análise de critérios de conveniência e oportunidade, retrata o uso do poder discricionário.
CERTO
7. A Nova Lei de Licitações e Contratos estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vigência imediata, a partir da sua publicação.
CERTO
8. De acordo com a NLLC, termo de referência é o documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao estudo técnico preliminar ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contração.
ERRADO
9. O processo de licitação, de acordo com a NLLC, observará as seguintes fases, em sequência: preparatória, de divulgação do edital de licitação, de apresentação de propostas e lances, quando for o caso, de julgamento, de habilitação; recursal e de homologação. No entanto, fica autorizado, mediante ato motivado com explicitação dos benefícios decorrentes, que a fase de habilitação anteceda a fase de apresentação de propostas e lances.
CERTO
10. A Administração poderá celebrar contratos com prazo de até 5 (cinco) anos nas hipóteses de serviços e fornecimentos contínuos, aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo haver a prorrogação sucessivamente, respeitada a vigência máxima decenal, desde que haja previsão em edital e que a autoridade competente ateste que as condições e os preços permanecem vantajosos para a Administração, permitida a negociação com o contratado ou a extinção contratual sem ônus para qualquer das partes.
ERRADO

Continue navegando