Buscar

TANIA MÁRCIA DA SILVA SEGHETO 232783

Prévia do material em texto

Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
	Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
	Aluna: TANIA MÁRCIA DA SILVA SEGHETO
	RA: 232783
	Curso: BIBLIOTECONOMIA
	Semestre: 2º
	Nome do projeto: CHÁ LITERÁRIO
	Objetivo do projeto: 
Despertar o gosto pela Arte, a história e o hábito de leitura, vendo a Educação como uma porta para novas descobertas.
Estimular a criatividade dos alunos para atividades relacionadas à leitura e artísticas.
Promover a interdisciplinaridade com as demais disciplinas de ensino, pois os alunos se envolverão em seus conhecimentos e aprendizagens em todas as disciplinas escolares.
Transmitir o gosto pela leitura.
Valorização da leitura e desenhos.
Contextualizações, fichas literárias, recitação de poemas.
Promover o gosto e hábito de leitura, em especial, de poesias, poemas, biografia de escritores brasileiros e outras obras literárias.
Incentivar a expressividade oral.
Despertar a criatividade para que o aluno possa “brincar” com as palavras.
Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles.
Provocar inferências das possíveis intenções do autor marcadas nos textos.
Estimular a produção da arte, a fim de que o aluno perceba as produções culturais importantes para a coletividade.
Promover a diversidade de opiniões do aluno e as formas de enunciá-las.
Incentivar e contribuir com o processo de reflexão e introspecção dos alunos, ensinando-os não somente a “pensar”, mas também a “sentir” e expor suas emoções de forma pessoal e artística.
Metodologia do projeto:
Para a realização do projeto foram desenvolvidas as seguintes atividades: cantinho de leitura; exibição de filmes/vídeo; produção textual; roda de leitura; reconto oral; dramatização; ilustração; produção de antologia, recital de poesia, sacola literária; encontro de leitores e partilha.
	Benefícios do projeto:
Aumenta o repertório cultural
Os livros permitem que você conheça outras culturas e histórias sem sair de casa, fortalecendo um pensamento crítico e expandindo sua visão de mundo. Os chás também são assim, uma vez que carregam uma história milenar, provenientes de diferentes regiões e totalmente multicultural.
Indo ainda mais além do repertório verbal estimulado pelos livros, as atividades expandem o conhecimento geral, com novas informações sobre lugares do mundo, períodos históricos, diferentes culturas e muito mais. Estimula o foco e a concentração, Ler é uma maneira simples de estimular o cérebro, o que comprovadamente auxilia o foco, a concentração e a memória. De diferentes formas, a leitura estimula o sistema cognitivo, e os chás podem ser bons aliados nesse momento. O chá verde por exemplo, são os melhores amigos das aulas e das reuniões, ajudando a manter o foco e evitar distrações. Relaxa a mente e o corpo,
Mesmo que a leitura seja emocionante ou até misteriosa, é o momento em que desconectamos dos celulares, redes sociais, tarefas de trabalho e até problemas pessoais, nos concentrando unicamente no prazer da leitura. Por isso, os chás deixam esse momento ainda mais inspirador. Além de muitos oferecerem ingredientes relaxantes para um momento tranquilo, a experiência olfativa e gustativa já desperta uma sensação de conforto para nosso corpo e nossa mente. Inspira a criatividade, Ler livros, e-books, revistas ou conteúdos digitais são como uma ginástica para o cérebro, favorecendo diferentes funções cerebrais. Ao entrar em contato com histórias que você não teria contado em seu cotidiano, a imaginação e o lado criativo podem fluir melhor. Para quem aprecia chás, é a mesma coisa: sabores que você nunca imaginou provar, combinações diferentes, harmonizações criadas unicamente por você. Tanto no hábito da leitura como na hora do chá, a criatividade e a imaginação vão guiar sua experiência, Estimula o autocuidado, tirar um momento para si, em meio à uma rotina agitada, pode ser um desafio. Mas pode ser apenas uma xícara de chá por dia e apenas algumas páginas lidas, o importante é começar incluir o autocuidado como um ritual na rotina. Por isso, a combinação de chás com livros é tão importante: as histórias que você ama, os sabores que você prefere, os benefícios para a saúde que as atividades proporcionam e claro, as emoções que elas despertam em você.
	Recursos necessários:
Escolha um livro para ser o tema do chá literário. Pode ser um romance, um conto, uma peça de teatro ou até mesmo um poema.
Decore o espaço com itens que remetam ao tema do livro escolhido. Por exemplo, se o livro se passa na Inglaterra vitoriana, você pode colocar uma toalha de mesa e xícaras de chá com desenhos florais e velas em castiçais. Prepare bebidas que combinem com o tema do livro. Por exemplo, se o livro se passa em uma floresta, você pode preparar um chá de folhas de hortelã e ervas. Prepare petiscos que combinem com o tema do livro. Por exemplo, se o livro se passa em Paris, você pode preparar croissants e queijos franceses.
Inicie o chá literário com uma breve introdução sobre o livro escolhido. Discuta os personagens, o enredo e o estilo do autor. Estabeleça um cronograma de leitura e divida o livro em capítulos para serem discutidos em cada encontro. Discuta os temas e motivações dos personagens e suas interações. Crie jogos ou atividades relacionadas ao livro. Por exemplo, você pode criar cartas com perguntas sobre o livro para os participantes responderem. Finalize o chá literário com uma discussão geral sobre o livro. Peça a todos para compartilharem suas interpretações e pontos de vista e para darem notas ao livro.
Agende o próximo encontro do chá literário e escolha um novo livro para ser o tema.
Equipe envolvida:
Bibliotecária, professores e alunos do ensino fundamental.
Problemas que podem ser enfrentados:
O aluno lê pouco: Bem verdade que nunca se leu tanto, especialmente essa infinidade de textos, ficcionais ou não que circulam pela internet. Esse é um dado a ser considerado. Ainda assim quando se pensa em leitura e literatura e livros, o aluno em média segue lendo pouco, muito pouco mesmo. O fato é que essa é uma realidade que tem sido difícil enfrente.
A qualidade da leitura: Se a média de leitura de livros pelos alunos já é baixa, o cenário é ainda pior quando dentre aqueles que são considerados leitores observamos que tipo de leitura é declarada. Livros religiosos e de autoajuda lideram a preferência, o que já é um bom indício do cenário desastroso que tenha sido.
Comentários do profissional da área sobre o projeto:
“Esse projeto incentivou toda a escola à procurar mais a biblioteca em busca de novos livros e também a leitura”.
“o chá literário foi muito bom para descobrir novos talentos para a leitura”.

Continue navegando