Buscar

EXERCICIOS - 2 3 - Scrum e os requisitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
O backlog do produto na abordagem ágil é uma lista de requisitos para o desenvolvimento de sistemas.
O responsável pelo trabalho de expressar claramente os requisitos do backlog do produto é o:
B. 
dono do produto.
O backlog do produto é conhecido como o coração do projeto Scrum. Nele estão contidos todos os requisitos coletados normalmente por técnicas como história de usuário, mapeamento de histórias e árvores e a floresta. O responsável por apresentar e assegurar que a equipe compreenda os itens do backlog é a pessoa que assumiu o papel de dono do produto. O backlog também precisa estar visível para todo o time Scrum, mas as alterações só podem ser realizadas pelo dono do produto.
2. 
Segundo o modelo INVEST, criado por Bill Wake, para um requisito fazer parte do backlog do produto, ele deve respeitar alguns critérios.
Considerando o contexto, indique a alternativa que apresenta esses critérios.
A. 
Ser independente: o requisito deve ter capacidade de atender à necessidade ou à situação futura informada pelo cliente sem depender de outro requisito.
Lembrando de algumas das características do INVEST:
o requisito deve ter capacidade de ser independente, ou seja, atender à necessidade ou à situação futura informada pelo cliente sem depender de outro requisito. Enquanto não for convertido em produto, o requisito deve permitir alterações, como mudança de prioridade, aumento/redução da sua abrangência e desdobramento em outros requisitos. O requisito deve apresentar condições para que seu prazo de desenvolvimento/entrega possa ser estimado. Caso o requisito não ofereça essas condições, em virtude, por exemplo, do seu tamanho, deverá ser desdobrado em requisitos menores. O requisito deve, obrigatoriamente, assegurar a entrega de valor para o cliente; caso contrário, seu desenvolvimento poderá representar desperdício de esforço para o time de projeto. O requisito deve estar descrito de forma que permita sua estimativa com certo nível de certeza, mas não tão pequeno que não gere valor para o cliente.
3. 
Para melhor estruturar o backlog do produto, utiliza-se o conceito de histórias de usuários, que contêm a descrição detalhada dos requisitos de cada solicitação a ser implementada. As histórias de usuários devem ser pequenas e conter uma descrição simples de um requisito ou necessidade do usuário.
Marque a alternativa que melhor representa uma história de usuário:
C. 
<Eu, como dono de loja, gostaria de saber quantos e quais foram os produtos vendidos em determinado mês para reposição de estoque>
As histórias de usuários devem ser simples e pequenas. Devem ser implementadas em uma sprint; caso contrário, será necessário dividi-las, como neste caso: <Eu, como dono de loja de departamento, gostaria de um software que emita relatórios para auxiliar na tomada de decisão>. Quantos relatórios devem ser desenvolvidos? Vários!
Este é outro exemplo de história de usuário que necessita de separação: <Eu, como dono de loja de departamento, gostaria de saber quantos funcionários estão em período de tirar férias, quantas funcionárias estão em licença-maternidade e o tempo de serviço dos funcionários>. Observe que essa história apresenta três requisitos: férias, licença-maternidade e tempo de serviço de funcionários. Estes são exemplos de épicos, que devem ser decompostos em duas ou mais histórias de usuário conforme as características do modelo INVEST.
Além disso, as histórias de usuários não devem conter detalhes de implementação, linguagem de programação e outros recursos técnicos, tais como apresentados nas sentenças:
<Eu, como dono de loja, gostaria de usar somente um sistema integrado desenvolvido na linguagem de programação Java>
<Eu, como dono de loja, gostaria de ter uma tela com botão slider e controle via comando de voz para alterar as configurações do sistema>
Observe que a alternativa <Eu, como dono de loja, gostaria de saber quantos e quais foram os produtos vendidos em determinado mês para reposição de estoque> apresenta uma história simples que atende a uma necessidade de um usuário/cliente.
4. 
Os stakeholders são essenciais no projeto Scrum. Despende-se tempo para identificar esses grupos, assim como seus objetivos e influências. Sabe-se que o dono do produto é responsável por integrá-los e engajá-los no projeto. Sabe-se, ainda, que é necessário priorizar alguns grupos pensando no tempo investido e no retorno.
Com base nisso, indique a alternativa correta​​​​​​:
A. 
O dono do produto deverá despender a maior parte do seu tempo com os stakeholders de alta influência e alto interesse, pois eles irão dar sustentabilidade ao projeto e também podem cancelá-lo.
O pesquisador Jemilo (2016) categorizou os grupos de usuários conforme objetivos e influências: (1) stakeholders com alta influência e alto interesse; (2) alta influência e baixo interesse; (3) baixa influência e alto interesse; e (4) baixa influência e baixa disponibilidade. A maior parte do tempo do dono do produto deve ser gasta trabalhando com os stakeholders da categoria 1, que têm muita influência e interesse no projeto. Ao mesmo tempo, deve-se tentar fazer a categoria 2 se movimentar em direção à 1 e, em menor escala, fazer a categoria 4 se movimentar em direção à categoria 3.
5. 
Em projetos Scrum, os stakeholders são fundamentais, e, para que todas as necessidades sejam atendidas, é importante identificar seus objetivos, o que não é um processo simples. Uma maneira de fazer isso é utilizar a regra SMART, que é útil para entender objetivos. Essa técnica apresenta algumas características.
Marque a resposta que apresenta a característica de forma correta​​​​​​​:
D. 
Realista (realistic): seremos capazes de realizar os objetivos do projeto com os recursos que temos.
A técnica SMART pode ser aplicada verificando se os critérios relacionados aos objetivos foram respondidos. Específico: todos terão o mesmo entendimento do que são os objetivos. Mensurável: podemos determinar claramente se os objetivos foram alcançados. Alcançável: os stakeholders concordam sobre o que são os objetivos. Realista: seremos capazes de realizar os objetivos do projeto com os recursos que temos. Baseada em tempo: teremos tempo suficiente para realizar os objetivos.

Continue navegando

Outros materiais