Buscar

Aula 2Aplicação da Contabilidade em empresas públicas e privadas CPC 00

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 2Aplicação da Contabilidade em empresas públicas e privadas CPC 00
É sabido que existem diferenças entre a Contabilidade das empresas públicas e das privadas:
· Na primeira, aplicam-se as regras determinadas pela Lei 4.320/64 e, na segunda, a Lei 6.404/76.
· Os princípios contábeis que regem a contabilidade pública (Princípios Fundamentais de Contabilidade e Princípios Orçamentários) vão além daqueles que regem a contabilidade das empresas privadas (Princípios Fundamentais de Contabilidade).
· Ocorrem os registros de atos e fatos administrativos para a contabilidade pública e dos fatos administrativos para a contabilidade privada.
· Os resultados apresentados pelas empresas públicas são efetuados por meio do déficit ou superávit do exercício contra lucros ou prejuízos apresentados nas empresas privadas.
· As demonstrações financeiras das entidades públicas são o Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais e Balanço Patrimonial, ao passo que, nas empresas privadas, são o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração do Valor Adicionado, notas explicativas, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, entre os relatórios principais.
· E, por último, o sistema de escrituração na contabilidade pública é composto de quatro subsistemas: sistema orçamentário, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema de compensação, enquanto que para as empresas privadas só existe um sistema onde são registradas as contas patrimoniais e de resultado.
Mas, não cabe, neste momento, discutir esses assuntos. O foco da presente aula é entender a Estrutura Conceitual do CPC 00, que se aplica tanto às empresas públicas como às privadas.
Antes de falar da aplicação da contabilidade e do CPC 00 – Estrutura Conceitual, é importante que você entenda como se deu o desenvolvimento histórico da contabilidade norte-americana. O artigo “A Evolução Histórica da Contabilidade como Ramo de Conhecimento”, da professora Natasha Young Buesa, mostra uma retrospectiva histórica dos fatos ocorridos na contabilidade estadunidense. Confira nesta tabela.
Com o entendimento da evolução da Escola Norte-Americana, é possível, agora, começar a estudar o CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.
O CPC 00 — Estrutura Conceitual trata dos conceitos e das definições fundamentais para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis diante das novas regras impostas pelo processo de convergência das normas internacionais de contabilidade, modificações essas que foram introduzidas no CPC 00 — Estrutura Conceitual e que foram elaboradas em conjunto com dois organismos internacionais: IASB (International Accounting Standards Board) e o FASB (US Financial Accounting Standards Board).
Esse pronunciamento contábil trata da estrutura conceitual para elaboração e divulgação dos relatórios contábeis e informa que, embora esses relatórios sejam direcionados para os diversos usuários externos das informações das companhias e que governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias tenham diferentes interesses, esse fato não deve afetar as demonstrações contábeis elaboradas de acordo com o que é definido pelo CPC 00 – Estrutura Conceitual.
O Capítulo 3 do CPC 00 trata das características qualitativas da informação contábil-financeira e as separa em qualitativas fundamentais (relevância, materialidade e representação fidedigna) e características qualitativas de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), que são informações consideradas úteis para os usuários externos dos informes econômico-financeiros (investidores, credores, governo, bancos etc.).
O Capítulo 4 apresenta os elementos das demonstrações financeiras: ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas e o reconhecimento de ativos, passivos, receitas e despesas.
Assim, o CPC 00 apresenta as regras para que sejam elaboradas as demonstrações contábeis nas empresas públicas e privadas.
Embora seja importante entender as origens e aplicações dos recursos nas entidades, a demonstração contábil denominada “Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos” (DOAR) foi substituída pela “Demonstração de Fluxos de Caixas” (DFC), pois a DFC permite uma melhor análise da situação das empresas.
Atividade
Acerca da aplicabilidade da contabilidade em empresas públicas e privadas, julgue os itens a seguir indicando-os como Verdadeiro ou Falso:
I - O grau de importância da contabilidade em empresas públicas é maior do que em empresas privadas.
II - A contabilidade no setor público serve como instrumento de controle a partir da prestação de contas; além disso, deve buscar a transparência de seus relatórios econômico-financeiros e deve servir como instrumento para que o interesse público seja preservado.
III - Os relatórios produzidos pela contabilidade servem para o processo de tomada de decisão em empresas públicas e privadas. Além do controle do patrimônio e das atividades empresariais, servem para informar aos sócios ou acionistas a situação patrimonial da entidade e o desempenho econômico-financeiro alcançado.
Está correto o que se afirma em:
1. aSomente I.
2. bSomente II.
3. cSomente III.
4. dII e III.
5. eI, II e III.

Continue navegando