Buscar

Avaliação Direito Constitucional e a Organização do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Direito Constitucional e a Organização do Estado.
NOTA 10
1. Analise o seguinte trecho: A _________ dimensão dos direitos humanos é marcada pela ________, através da fixação dos direitos sociais, culturais, econômicos e coletivos da sociedade. Qual alternativa completa corretamente as lacunas com relação
à dimensão dos direitos humanos? 
Segunda, igualdade
2. A Constituição da República Federativa do Brasil é a Lei Suprema do Estado e fora promulgada em 1988. Atualmente, a Constituição conta nove títulos e, ao todo, integram seu texto 250 (duzentos e cinquenta) artigos. Nessa linha de raciocínio sobre a Constituição, sabemos que ela possui uma classificação, que, quanto à extensão, pode-se dizer que ela é: 
Analítica
3. A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada após um período marcante da história do Brasil, o Golpe Militar de 1964, em que vários dos direitos e deveres dos cidadãos foram suprimidos pela força do Estado. Como um todo, uma característica marcante da Constituição foi: 
Seu aspecto democrático e liberal.
4. A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto direitos fundamentais. Os direitos fundamentais consistem em bens e vantagens presentes nas normas constitucionais. Quanto aos direitos fundamentais, leia atentamente as assertivas a seguir e marque a alternativa correta 
Os direitos fundamentais foram formados gradativamente, ao longo da história.
5. Atualmente existem oito classificações para as constituições de uma forma geral, essa classificação diverge entre os doutrinadores, no entanto, existe uma doutrina majoritária que defende uma determinada classificação da Constituição Federal de 1988. Diante disso, marque a alternativa que traz corretamente as classificações da Constituição de 1988 de acordo com a doutrina majoritária: 
Promulgada, escrita, analítica, dogmática, rígida, reduzida, eclética e definitiva.
6. Desde a Antiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram nas formas de organização do poder político. Muitos deles se preocupavam com a investigação de uma forma de equilíbrio em que o poder não se mantivesse sustentado nas mãos de uma única pessoa ou instituição. No século XVIII, Montesquieu, com relação à organização do poder político, inaugurou a teoria da tripartição dos poderes ou tripartição dos órgãos. Com relação a essa teoria, assinale a alternativa correta:  
A divisão dos poderes pretende impor uma colaboração e bom senso na tomada de decisões, com responsabilidade e fiscalização recíprocas.
7. No que diz respeito à evolução do constitucionalismo, um país destacou-se pelo fato de que seus habitantes passaram a firmar contratos de mútuo consenso quanto às regras que prevaleceriam entre eles e tais regras foram futuramente incorporadas pelos chefes de Estado da época, surgindo daí um dos pilares da constituição. Esse país é: 
Estados Unidos
8. Eleonora tem percebido que seu bairro tem, cada vez mais, sido destruído por grandes construtoras, que derrubam árvores e matas que eram preservadas por ela e por seus vizinhos. Desejando tomar uma medida em prol do meio ambiente, Eleonora deseja fazer uma reclamação formal ao governante responsável por essa proteção. Nesse caso, é de competência: 
Esse assunto é de competência concorrente, cabendo aos três entes federativos a preservação do meio ambiente.
9. Letícia e Isabela são colegas de classe e durante a aula de Direito a professora explicou sobre a dupla personalidade da União. Ao fim, enquanto discutiam o assunto, Letícia dizia que a União é soberana aos Estados e Isabela dizia que a União é soberana somente perante a comunidade internacional. Baseando-se no que aprendemos, marque a alternativa correta: 
Isabela está certa, pois os entes federativos não possuem hierarquia entre si.
10. O Estado X da federação deseja legislar sobre um assunto em que a Constituição estabelece ser de competência concorrente com a União e os Municípios. Ao pesquisar no Diário Oficial da União, o Estado X notou que a União se mostrou inerte e não editou regras gerais sobre o tema. Nesse caso: 
Cabe ao Estado X legislar de maneira suplementar.

Mais conteúdos dessa disciplina