Buscar

AVALIAÇÃO DTO TRIB E DTO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Em relação ao tributo, analise a seguinte afirmação: O tributo nasce a partir da realização de um (a) __________ e a(o) vontade das partes é __________________. Qual alternativa completa corretamente as lacunas? 
Fato gerador; irrelevante
2. A contribuição de melhoria (CM) é classificada como um tributo democrático e participativo e consiste em um tributo derivado da valorização de imóveis causada por uma obra pública. No que diz respeito a esse tributo, assinale a alternativa correta: 
A contribuição de melhoria só será instituída caso haja valorização do valor venal do imóvel.
 
3. A extinção do crédito tributário consiste em uma importante etapa com relação aos tributos, podendo se dar por diversas maneiras. Desse modo, consiste em uma hipótese elencada expressamente no artigo 156 da Constituição que se refere à extinção do crédito tributário: 
Remissão
4. O lançamento tributário é o ato formal de cobrança através da emissão de um documento que dá vida à cobrança do tributo através da prática do fato gerador. Existem várias modalidades de lançamento tributário; com relação a essas modalidades, marque a alternativa correta: 
O lançamento direto é aquele em que o fisco realiza o lançamento do tributo sem que haja necessidade de auxílio do contribuinte.
5. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Sabendo disso, leia atentamente as assertivas a seguir e marque a alternativa que não constitui uma espécie de tributo. 
Custas processuais
6. Analise os impostos a seguir e julgue-os conforme sua competência tributária: 
– Imposto de importação (II).
– Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
– Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
I - Federal, II- Municipal e III – Estadual
7. A apropriação patrimonial consiste na tomada do patrimônio em prol do bem comum, ou seja, quando há a tomada do fisco do patrimônio do devedor de forma compulsória. No que tange à apropriação patrimonial, podemos dizer que ela é permitida no direito brasileiro? 
É permitida, desde que haja respeito à legislação vigente
8. Pode-se dizer que o objeto da obrigação tributária consiste na prestação que deve ser adimplida pelo sujeito passivo (contribuinte) ou seu responsável. Baseado nessa informação, marque a alternativa correta:  
A referida prestação pode ser pecuniária ou não pecuniária.
 
9. A Constituição proíbe que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituam impostos sobre o patrimônio e a renda dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos. Tal prática é chamada de: 
Imunidade
10. Sabe-se que o processo de surgimento do crédito tributário é complexo e necessita respeitar as suas etapas de forma correta. Entre essas etapas existe uma que consiste em algo abstrato, previsto na lei, que é capaz de configurar a relação jurídico-tributária. Que etapa é essa? 
Hipótese de incidência

Outros materiais