Buscar

Aula 11 Direito do Consumidor

Prévia do material em texto

Matéria: Direito Aplicado à Negócios
Curso: Administração – 1B
Professor: Maria Aparecida Munin de Sá
Nome: Nathalie Faria – 7092651
Aula 11 – Direito do Consumidor: Relação Jurídica de Consumo; Fornecedor e Consumidor
RESPOSTAS
Questão 01
R: A troca entre um consumidor e um fornecedor fazem de dinheiro por um bem ou serviço se caracteriza como relação de consumo, ou seja, se faz necessário que alguém que esteja disposto a pagar por algo enquanto outra pessoa tenha este bem/serviço a oferecer para que essa relação ocorra.
Questão 02
R: Os elementos para configurar a relação de consumo são o consumidor, que é quem vai comprar o produto, o fornecedor, que irá vender, o produto, que é o bem a ser ofertado e o serviço, que é o que você paga para ser feito.
Questão 03
R: A exposição do bem por meio publicitário se torna eficaz ao fornecedor pois aumenta seu poder de venda mais pode gerar riscos ao consumidor, uma vez que a veiculação que não atenda os critérios da norma de consumo pode ser considerada abusiva ou enganosa.
Questão 04
R: A importância de proteger o consumidor se dá para que o mesmo não saia lesado devido as circunstâncias nas quais se encontre caso não consiga resolver a situação sozinho com a loja ou local onde o serviço ou bem foi adquirido. Dessa maneira, a Lei nº 8.078/90 garante que o consumidor pode realizar trocas, reclamar ou se arrepender de compras realizadas caso não deseje ficar com o produto ou sinta-se lesado de alguma maneira.
Questão 05
R: Sim, é uma relação de consumo pois Pedro enquanto cliente procurou um local especializado e pagou pelo serviço do mesmo. O prestador de serviço responde pelos danos, de acordo com o Art. 14.
Questão 06
R: De acordo com o código do consumidor, Lei nº 8.078/90, Art 6° diz-se que é direito básico do consumidor receber as informações adequadas referente todos os produtos e serviços do qual adquire. Dessa forma, é de responsabilidade do fornecedor informar todas as informações pertinentes previamente e, neste caso hipotético, ressarcir o casal por seu transtorno e falta de informação.
Questão 07
R: O aumento do preço é abusivo e a norma consumerista deve ser aplicada no caso mesmo se tratando de plano de saúde coletivo principalmente que se envolva interessado com amparo legal no estatuto do idoso.
Questão 08
R: De acordo com o Art. 26 § 3º, tratando-se de vício oculto o prazo inicia-se a partir do momento que se torna evidente o defeito.

Continue navegando