Buscar

Responsabilidade Social e Empresarial AVALIAÇÃO

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Responsabilidade Social e Empresarial
O rápido desenvolvimento da ciência a e da tecnologia tem se adentrado em todos os âmbitos e níveis sociais. Nos tempos atuais a nova tecnologia tem se convertido em um dos produtos fundamentais de consumo na modernidade.
Tudo isto traz mudanças que repercutem nos processos e fenômenos sociais e mais especificamente na mente do ser humano, na sua forma de viver e de penar.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do homem pela máquina ou a poluição ambiental que e um contínuo e rigoroso controle.
Disponível em: WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios
A respeito da situação apresentada, leia os impactos produzidos pelos avanços tecnológicos na vida social, escolha dois e disserte sobre cada um dos aspectos que escolheu.
Os avanços tecnológicos produzem impactos nos:
a) Modos de produção.
b) Mudanças no campo político.
c) Mudanças no campo do trabalho.
d) Mudanças nos hábitos de consumo.
e Mudanças no campo científico.
f) Mudanças no campo cultural.
g) Mudanças nas relações com o ambiente natural.
Nota: 20.0
Você pontuou parcialmente essa questão
a) Modos de produção.
Resposta esperada: O avanço e as inovações tecnológicas originam mudanças rápidas nos modos de produzir os bens e na prestação de serviços. A incorporação da eletrônica e da robótica na fabricação de diversos produtos tecnológicos, permite produzir grandes quantidades em pouco tempo, satisfazendo desta forma a milhões de pessoas no mundo.
b) Mudanças no campo político.
Resposta esperada: A tecnologia tem uma importante influência sobre a forma de fazer política. Os meios de comunicação (rádio, TV, telefone, fax, Internet e outras) são os que mais tem contribuindo para modificar a maneira de fazer hoje política. A velocidade com que se recebem as informações, a possibilidade de estabelecer diálogos a distância, a rápida difusão das notícias, as novas relações entre trabalho, produção e consumo, manifestam-se na implementação das políticas em todos os níveis.
c) Mudanças no campo do trabalho.
Resposta esperada: A incorporação das máquinas e dos robôs substitui o esforço humano e muitos operários ficam sem trabalho. Mesmo aparecendo novas atividades, nem todos conseguem se incorporar ao mundo laboral e passam a formar parte da massa dos desempregados. Tem aparecido novas ocupações para que essas inovações sejam implementadas mas, a quantidade das mesmas é baixa em relação as pessoas desempregadas.
d) Mudanças nos hábitos de consumo.
Todas estas inovações modificam a vida quotidiana.
e) Mudanças no campo científico.
Resposta esperada: As descobertas científicas e os métodos utilizados pela ciência experimental para decif mistérios e os fenômenos da natureza, só são possíveis pelo apoio de aparelhos, instrumentos e produtos tecnológicos. A pesquisa científica precisa do apoio da tecnologia de ponta para progredir. Os produtos tecni fazem possível que a ciência amplie e se aprofunde no campo da pesquisa e consequentemente no conheci realidade. Desta forma, a ciência e a tecnologia formam uma parceria, que as beneficia mutuamente e que c para a rápida utilização dos conhecimentos com fins humanitários, bélicos ou econômicos.
f) Mudanças no campo cultural.
Resposta esperada: O mundo a nossa volta é fruto da tecnologia. Tudo o que utilizamos na vida quotidiana fr influenciado, contribuindo para a mudança dos hábitos e costumes das pessoas. A tecnologia está sempre pi nossas vidas e marca o ritmo das tarefas diárias, influindo consequentemente em nossa cultura. O desenvol tecnológico exerce influência no modo de pensar e de agir, nos princípios éticos, nas normas estéticas, nos a públicos, na comodidade e na qualidade de vida, é dizer, em todos os aspectos que conformam nossa cultura
g) Mudanças nas relações com o ambiente natural.
Resposta esperada: Desde sua aparição sobre a faz da terra, a relação do homem com a natureza está em permanente mudança. Inicialmente a influência dos seres humanos sobre o ambiente era insignificante. Mas por solucionar os problemas gerados pelas necessidades e para melhorar a qualidade de vida, foram-se dest produzindo e distribuindo-se inúmeros produtos tecnológicos, que chegam a constituir o que se poderia chamar de mundi artificial. Neste mundo artificial apresenta um risco de isolar um homem do mundo natural de onde é originário.
Resposta:
Os avanços tecnológicos produzem impactos no ambiente de trabalho, pois tem o sido um grande causador de acidentes e incidentes, baixa produtividade e desempego, pois apesar do grande uso da tecnologia em maquinas para o aumento da competitividade das empresas, ainda requer a mão de obra de homens, onde o aumento da tecnologia principalmente em celulares tem sido um grande causador negativo na vida social.
Mudanças no campo cultural, vivemos um momento de transformações em todo planeta, e com grande velocidade e de dimensionamento o mundo tem se desenvolvido em tecnologias de comunicação e informação, a internet passa a ser parte da realidade do mundo acadêmico e vai se apontando como importante elemento de conecção, entre diferentes culturas, possibilitando se comunicar e se expor.

Continue navegando