Buscar

Desde o surgimento formal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde o surgimento formal, institucional e histórico da filosofia, tal como é reconhecido pela tradição filosófica, surgiu a seguinte questão: para que ela serve? As respostas são múltiplas, formuladas por diversos filósofos em períodos distintos da história.
No sentido de tentar delimitar a função da filosofia, alguns dos principais argumentos defendidos são os seguintes:
- A filosofia é própria à constituição intelectiva humana, uma vez que ela está associada ao ato de buscar reconhecer um sentido no mundo e na existência.
- A filosofia não precisa ter uma função útil e delimitada, pois, como exercício reflexivo, clarifica e justifica o porquê das coisas, sendo elas úteis ou não.
- A filosofia é o que afasta o ser humano da ignorância, da irreflexão sobre o estado das coisas e da vida.
- A filosofia é o meio pelo qual o indivíduo e a sociedade evoluem.
Para tanto, mesmo em meio a diversas teorias filosóficas, o que fundamenta a reflexão filosófica é aquilo que chamamos de estrutura metodológica. Assim, independentemente da linha ou do movimento de pensamento, o ato de filosofar está ligado a um sistema de pensamento que pode ser epocal ou não, já que pode estar associado a uma corrente de pensamento própria de um período histórico ou ser um sistema insurgente que inaugura um novo método e uma nova forma de pensar que destoa da contemporânea ao seu tempo.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai entender como a filosofia se constitui como forma autônoma, isto é, como conhecimento matriz e independente de outros. Verá como a filosofia consiste também em uma epistemologia, uma teoria do conhecimento. Por fim, reconhecerá como ela constrói conhecimento e implica um constante aperfeiçoamento do saber.
Bons estudos.

Outros materiais