Buscar

TICs - Ligamentos do joelho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE TICS – Ligamentos do joelho
Aluno: Luciano Barros Alves
· Quais são os ligamentos do joelho?
Os ligamentos da articulação do joelho são separados em dois grupos, os 
ligamentos extracapsulares e os intracapsulares. O grupo dos extracapsulares é composto pelos ligamentos: patelar, retináculos medial e lateral da patela, ligamento colateral tibial (medial), ligamento colateral fibular (lateral), ligamento poplíteo oblíquo, ligamento poplíteo arqueado, ligamento anterolateral. Já os intracapsulares são os: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP); menisco medial, menisco lateral. 
· O que ocorre (do ponto de vista clínico - biodinâmico) com o paciente com lesão total de cada um destes ligamentos (joelho)?
LIGAMENTO PATELAR: lesão total deste ligamento causa deslocamento da patela, pela falta de estabilização do osso.
RETINÁCULO MEDIAL E LATERAL DA PATELA: a lesão total destes ligamentos causa desestabilização da articulação patelofemoral.
LIGAMENTO COLATERAL TIBIAL (MEDIAL): a lesão total desse ligamento deixa o joelho exposto a movimentos laterais excessivos, pois ele restringe os movimentos de rotação interna e externa quando o joelho está estendido.
LIGAMENTO COLATERAL FIBULAR (LATERAL): a lesão total desse ligamento causa a perca da estabilidade mecânica do joelho e o deixa exposto ao estresse varo.
LIGAMENTO POPLÍTEO OBLÍQUO: a lesão total desse ligamento deixa a parte posterior da capsula articular fragilizada, o que pode causar a hiperextensão do joelho.
LIGAMENTO POPLÍTEO ARQUEADO: a lesão total desse ligamento deixa a parte posterolateral da capsula articular fragilizada, o que pode causar a hiperextensão do joelho.
LIGAMENTO ANTEROLATERAL: a lesão total desse ligamento causa a perda da estabilização contra a rotação tibial anterolateral, o que pode ocasionar falha no ligamento cruzado anterior.
LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA): a lesão total desse ligamento prejudica o rolamento posterior do fêmur (ou anteriorização da tíbia) e deixa o côndilo femoral exposto a uma luxação durante a flexão, além de ocasionar a hiperextensão da articulação do joelho. 
LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR (LCP): a lesão total desse ligamento prejudica o rolamento anterior do fêmur (ou posteriorização da tíbia) e deixa o côndilo femoral exposto a uma luxação durante a extensão, além de ocasionar a hiperflexão da articulação do joelho.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/articulacao-do-joelho
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/entorses-e-outras-les%C3%B5es-dos-tecidos-moles/estiramentos-no-joelho-e-les%C3%B5es-no-menisco
https://adrianoleonardi.com.br/joelho/ligamentos/lesao-do-ligamento-colateral-lateral-lcl/o-que-e-a-lesao-do-ligamento-colateral-lateral-lcl/
 
Acesso em: 27/03/2022.

Continue navegando