Buscar

TICs - lordo, cifo, escoli

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE TICS – Lordose, cifose e escoliose
Aluno: Luciano Barros Alves
1. Quais as diferenças entre lordose, cifose e escoliose?
 
Lordose: É um aumento anormal da curva lombar que resulta em uma hiperlordose, também conhecida como lordose lombar normal. Os fatores de risco incluem músculos abdominais frágeis e um abdome protuberante. A dor nas costas ocorre geralmente em pessoas com aumento da lordose lombar quando fazem coisas que exigem extensão da coluna lombar, como permanecer em pé por muito tempo, o que tende acentuar a lordose. Como a flexão do tronco geralmente alivia a dor, a pessoa costuma preferir sentar ou deitar.
Cifose: A cifose é um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral. A má postura e a falta de atividade física são as principais causas dessa deformidade. Além disso, doenças como espondilite anquilosante e osteoporose senil podem causar a hipercifose.
Escoliose: Se trata de uma curvatura lateral da coluna vertebral, que pode ser estrutural ou não estrutural, é conhecida como escoliose. A progressão da curvatura na escoliose depende principalmente da idade do indivíduo e da amplitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento da adolescência, quando o aumento da curvatura ocorre mais rapidamente. Para que o quadro melhore, o tratamento físico com alongamentos e respiração é fundamental. 
2. Sempre são patológicas?
As curvaturas fisiológicas no pescoço (lordose cervical), no tórax (cifose torácica), na cintura (lordose lombar) e na bacia (cifose sacrococcígea) são consideradas normais porque são resultados da adaptação natural do corpo humano às posições que adotou durante várias fases do desenvolvimento motor, incluindo o período embrionário e o nascimento.A escoliose é um desvio patológico da coluna que é associado à rotação dos corpos vertebrais na parte convexa da curva. Essa rotação causa uma condição chamada gibosidade (ou giba), que causa deformidades específicas da doença em um lado do tórax.
Referências bibliográficas: 
- https://ortotraumasamaritano.com.br/qual-a-diferenca-entre-escoliose-lordose-e-cifose/ http://dx.doi.org/10.15252/embr.201439246.
Geraldo R Motta Filho, Tarcísio E. P. De Barros Filho. Ortopedia e. Traumatologia. 1ªedição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017
Acesso em: 04/08/2023.

Continue navegando