Buscar

AOL 1 PONTES

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
1. Pergunta 1
Leia o trecho a seguir: 
“A chuva caiu por volta das 19h desta sexta-feira (13) e durou aproximadamente 40 minutos, totalizando 86 milímetros. De acordo com a prefeitura, a ponte destruída não resistiu à grande vazão do rio que corta o distrito. Por causa da queda da estrutura, moradores precisam fazer um desvio de cerca de um quilômetro.”
Fonte: G1. Chuva causa prejuízos e destrói ponte em distrito de Ouro Preto. [s. l.], 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/12/14/chuva-causa-prejuizos-e-destroi-ponte-em-distrito-de-ouro-preto.ghtml>. Acesso em: 10 jul. 2020.
Chuvas fortes são, muitas vezes, responsáveis por destruições de pontes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre classificação das pontes quanto à durabilidade, a melhor alternativa para minimizar o transtorno dos moradores de casos como o apresentado no trecho anterior, é a construção de uma nova ponte:
1. De aço.
2. De madeira.
3. Provisória.
4. Permanente.
5. Desmontável.
2. Pergunta 2
As obras de arte especiais podem ser classificadas das mais diversas formas, a depender de um critério escolhido. É comum uma classificação quanto ao tipo de material, tipo estrutural, finalidade, processo de execução e pelo obstáculo a ser vencido.
Analise a imagem a seguir da construção sobre o Rio Reno na cidade de Colônia, na Alemanha.
 
Fonte: Shutterstock. Acesso em: 09 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação da obra quanto ao obstáculo a ser vencido, é correto afirmar que a obra de arte acima é classificada como:
1. Ponte.
2. Passarela.
3. Aqueduto.
4. Pontilhão.
5. Viaduto.
3. Pergunta 3
Em um projeto de pontes ou obra de arte especial, existem fatores determinantes para a definição da escolha da melhor alternativa de projeto para, posteriormente, passar para a etapa de dimensionamento de uma obra. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha de projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. A partir das condições básicas do local, o processo criativo deve ser desenvolvido com melhorias contínuas até alcançar uma solução de melhor custo-benefício para ser implantada.
II. Informações preliminares, também chamadas de iniciais, são suficientes para iniciar o processo criativo de um projeto básico e serão aprofundadas a posteriori.
III. Para atender as condições para implantação da obra, se faz necessário conhecer a geometria, geologia, topografia, hidráulica/hidrológica, geotécnica, tráfego e condições climáticas do local.
IV. Os projetistas escolhem a melhor alternativa de projeto com base em sua experiência em obras anteriores.
É correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. I e IV.
3. I, II e III.
4. I, II e IV.
5. I e III.
4. Pergunta 4
A indústria da construção é uma das mais importantes na Engenharia Civil. Nela, entre outras obras, temos as pontes, também chamadas de obra de arte especial, as casas e os edifícios. Esses diferem entre si em muitos aspectos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a diferença entre pontes e edifícios, a principal particularidade em um projeto de ponte é considerar:
1. O efeito dinâmico das cargas móveis, determinar a envoltória dos esforços solicitantes e verificar a probabilidade de fadiga dos materiais.
2. O efeito do vento, o efeito dinâmico das cargas móveis e determinar a envoltória dos esforços solicitantes.
3. O efeito do vento, determinar a envoltória dos esforços solicitantes e verificar a probabilidade de fadiga dos materiais.
4. O efeito do vento, o efeito dinâmico das cargas imóveis e verificar a probabilidade de fadiga dos materiais.
5. O efeito dinâmico das cargas imóveis e determinar a envoltória dos esforços solicitantes.
5. Pergunta 5
As pontes são constituídas de elementos que devem atender diversas demandas de projeto. Assim, é importante o conhecimento de seus requisitos mínimos para que o projetista possa dimensioná-la da melhor maneira possível. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos geométricos da ponte, analise as afirmativas a seguir.
I. O tramo é considerado a parte da superestrutura situada entre dois apoios sucessivos.
II. Vão livre é a medida horizontal entre as faces internas de dois apoios consecutivos.
III. Dá-se o nome de tramo à medida horizontal entre os eixos de dois apoios sucessivos.
IV. Vão teórico é a medida horizontal entre os eixos de dois apoios consecutivos.
É correto apenas o que se afirmam em:
1. I e II.
2. II e III.
3. III e IV.
4. I, II e IV.
5. I e IV.
6. Pergunta 6
Leia o trecho a seguir: 
“Pontes viadutos e a passarelas são muito mais que um meio de travessia de um lado a outro. São verdadeiras obras de arte, que usam nas suas composições variados tipos de componentes. O mais vantajoso, com melhor estética, maior durabilidade e maior rapidez na construção é o aço […].”
Fonte: ABCEM. Pontes, Viadutos e Passarelas: reduzindo distâncias e superando obstáculos. Revista Construção Metálica, São Paulo, n. 92, p. 1, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha de projeto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para a escolha da melhor solução da obra, deve-se atribuir pesos para cada condição e escolher a que somar mais pontos.
Porque:
II. Cada obra de arte é especial, portanto, o peso das condições principais irá variar em cada situação.
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
7. Pergunta 7
Com o objetivo de reduzir o cimbramento, existem dois novos tipos de processos executivos de pontes e viadutos. A construção é realizada por segmentos, e cada segmento seguinte tem sua forma sustentada pela parte anterior. Diferenciam-se porque em um a execução do tabuleiro se faz a partir das extremidades dos pilares, enquanto no outro a execução inicia a partir da cabeceira da ponte. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre classificação de pontes e viadutos quanto ao processo de execução, pode-se afirmar que esses dois processos são, respectivamente, chamados de:
1. Balanços sucessivos e moldadas in loco.
2. Deslocamentos progressivos e balanços sucessivos.
3. Deslocamentos sucessivos e balanços progressivos.
4. Balanços sucessivos e deslocamentos progressivos.
5. Balanços progressivos e deslocamentos sucessivos.
8. Pergunta 8
As pontes são chamadas de obras de artes especiais, porque se opõem às obras comuns como casas e edifícios. Elas são obras de grande importância para a região de sua implantação e possuem diversas formas de classificação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das pontes, analise as afirmativas a seguir:
I. Quanto à extensão, as pontes podem ser classificadas como: bueiros, quando o vão é até 2 metros; pontilhões, com vão de 2 m a 10 m; e pontes, quando o vão é maior do que 10 m.
II. Quanto ao material, elas podem ser classificadas como ponte de madeira, pedra, metálica, concreto armado e concreto protendido.
III. Quanto à durabilidade, as pontes podem ser classificadas como: permanentes e provisórias.
IV. Quanto à finalidade do tráfego, as pontes podem ser classificadas como: rodoviárias, ferroviárias, passarelas, canal, aeroviárias, aquedutos e mistas.
É correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. I, II e IV.
3. III e IV.
4. I e II.
5. I e IV.
9. Pergunta 9
Na Engenharia Civil, é de suma importância o conhecimento das particularidades da obra, por isso, projetistas precisam estar atentos às diferenças existentes entre um projeto de ponte e um projeto padrão de edifício. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudadosobre a diferença entre pontes e edifícios, o principal aspecto que difere as duas obras é a:
1. Carga de utilização.
2. Carga de serviço.
3. Ação do vento.
4. Junta de dilatação.
5. Vida útil.
10. Pergunta 10
Pontes, viadutos e passarelas são normalmente obras de grande porte e têm seus projetos pensados para as mais diversas situações e finalidades. Além disso, podem possuir, em projeto, diferentes durabilidades que dependem do que está previsto para a finalidade principal a qual foi encomendada pelo setor público e/ou privado. Obras como, por exemplo, a ponte sobre o rio Xingu possui um tempo de utilização diferente das pontes montadas próximas a Marquês de Sapucaí no período do carnaval do Rio de Janeiro.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre classificação das pontes quanto à durabilidade, as que necessitam durar pelo menos 50 anos e que podem ser reutilizadas são, respectivamente, chamadas de:
1. Permanentes e provisórias.
2. Permanentes e desmontáveis.
3. Desmontáveis e provisórias.
4. Desmontáveis e permanentes.
5. Provisórias e desmontáveis.

Continue navegando