Buscar

Questionario Exercicio 2 Práticas de Ensino de História II A História ensinada educação infantil e anos iniciais do ensino FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas de Ensino de História II
A História ensinada: educação infantil e anos iniciais do ensino
Questionário Exercicio 2
1. 
Conforme o entendimento de Jörn Rüsen, em sua obra Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica, o pensamento e a consciência histórica, operações mentais com as quais interpretam suas experiências da evolução temporal do mundo e de si mesmos, são inerentes:
Você acertou!
D. 
a todos os seres humanos, independentemente de sua profissão.
No entendimento de Rüsen, todos os seres humanos (e não apenas os historiadores). O pensamento e a consciência histórica são inerentes a todos os seres humanos enquanto parte da espécie humana. Dessa forma, considere que a profissão que exercem é secundária para essa questão. Outras espécies não são levadas em conta pelo autor.​​​​​​​
2. 
Todos os vestígios das ações dos seres humanos podem vir a ser considerados fontes. Se todo vestígio pode ser fonte, o que, para Hinton, transforma um vestígio ou fonte em uma evidência?
Você acertou!
D. 
Ser utilizado para responder a uma pergunta sobre o passado.​
Segundo Hinton o que transforma uma fonte ou vestígio em evidência é que seja usada para responder a uma pergunta sobre o passado. Evidências como sambaquis e objetos do cotidiano não precisam ser escritas. Entenda que o que faz parte do senso comum ou é entendido pelas pessoas como verdade não se torna necessariamente uma evidência, da mesma forma que a visibilidade não transforma algo em evidência histórica.
3. 
A corrente histórica europeia surgida no séc. XX que conta com três gerações de historiadores e que inovou com relação ao uso de fontes e abordagens chama-se:
Você acertou!
B. 
Annales.
Das correntes históricas estudadas, a única que surgiu no séc. XX foi a Escola de Annales. Saiba que o Históricismo é anterior ao século XIX , o Positivismo e o Materialismo Histórico surgiram no séc. XIX e o Marxismo Cultural não é uma corrente histórica.
4. 
Quando as pessoas conversam com crianças e contam casos e acontecimentos de suas vidas e das vidas dos antepassados, estão praticando que tipo de narrativa histórica?
Você acertou!
C. 
Narrativa oral.
Uma das formas de transmissão da história se dá oralmente por meio da contagem de histórias em família. As narrativas literárias ficcionais não têm compromisso com a Historia, e narrativas historicistas, marxistas e positivistas são termos indicativos das teorias históricas a partir das quais são constituídas.
5. 
Segundo o entendimento de Nildo Silva Viana, o indíviduo se constitui com base em sua condição de unidade da espécie humana e de sua existência como ser social. Na visão do autor, tais fatos constitutivos afetam:
Você acertou!
C. 
a autonomia, tornando-a relativa.
Segundo Nildo Silva ​​​​​​​Viana, tais fatos constitutivos implicam na relatividade da autonomia humana, visto que esta é moldada por uma série de padrões sociais, culturais e mesmo biológicos. Estamento, classe social e status social são divisões moldadas pelas culturas e sociedades que podem impactar e limitar a autonomia do indivíduo contribuindo para torná-la relativa em oposição ao ideário de uma autonomia plena.​​​​​​​

Outros materiais