Buscar

Movimentos educacionais em todo território nacional no período de

Prévia do material em texto

Movimentos educacionais em todo território nacional no período de (1934 a 2017) e suas implicações ao cenário educacional atual.
1934
A educação pública, na Segunda República, foi proclamada direito do cidadão.
1937
A educação, no Estado Novo de Getúlio Vargas, se tornou obrigatória e gratuita.
1946
A educação, na República Restauradora, se reforça a importância da obrigatoriedade da educação primária e sua continuidade aos níveis posteriores.
1961
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional (nº 4.024), aprovada em 1961, que traz o ensino primário obrigatório.
1967
A primeira Constituição no Regime Militar, que institui o ensino obrigatório dos 7 aos 14 anos e gratuito.
1988
A Constituição Cidadã, especialmente no artigo 208, que trata do direito à educação e universalização do ensino médio gratuito.
1996
A Nova LDB define as metas para a educação básica e superior e institui o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério).
1997
O MEC publica os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como referenciais não obrigatórios para subsidiar a reelaboração e renovação da proposta curricular das escolas e formação de professores.
2007
A Lei nº 11.494 regulamentou o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério), que redistribui os recursos vinculados à educação em regime de colaboração entre a União, estados e municípios para promover a distribuição de recursos aplicados a educação.
2009
A Ementa Constitucional nº 59, com destaque para o inciso I, artigo 208, define que é dever do Estado efetivar a garantia à educação básica obrigatória e gratuita dos 04 aos 17 anos, assegurada a sua oferta gratuita para todos que não tiveram acesso em idade própria.
2010
As Diretrizes Curriculares Nacionais trouxeram normas obrigatórias para a educação básica com o objetivo de orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino.
2014
A Lei nº 13.005 referente ao Plano Nacional de Educação, foi sancionada com 20 metas e respectivas estratégias de implementação a serem cumpridas em 10 anos.
2017
O governo federal sanciona a Reforma do Ensino Médio, flexibilizando a estrutura em parte comum e parte obrigatória a ser aplicada nas escolas (Base Nacional Comum Curricular) para o ensino infantil e o ensino fundamental.

Continue navegando