Buscar

Fake News

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAKE NEWS
Rebeca Santos da Cunha
04144229
Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
A expressão "fake news" se refere à disseminação de notícias falsas na mídia, em que diversas pessoas têm sido vítimas dessas mentiras disfarçadas de verdade. A expressão ganhou notoriedade nos meios de comunicação devido à frequente utilização na disputa presidencial norte-americana de 2016, na qual os candidatos atacaram seus oponentes durante a disputa por votos. Isso não se limita apenas à esfera política, mas também abrange outras esferas. 
Ademais, com a inconsequente divulgação de notícias falsas, informações verdadeiras, muitas vezes não são percebidas pelos leitores, o que causa prejuízos para a sociedade, pois induzem ao erro e favorecem a desinformação das pessoas, como, por exemplo, o comentário do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no qual ele ironiza as mudanças climáticas ao dizer “tá frio, cadê o aquecimento global?". No entanto, segundo a Organização Meteorológica Mundial, o aquecimento global continua, e em 2021 a temperatura do planeta ficou de 1,1ºC, valor acima do estimado pela OMM. 
Outrossim, a propagação de informações falsas cresceu ao longo dos anos, várias fake news sobre a floresta amazônica foram publicadas, sendo elas de interesse oculto de outros países do território amazônico, como a agricultura e os recursos minerais, ou até mesmo competição eleitoral no Brasil. Fato este, comprovado por uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, no qual declara que notícias incorretas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras.
Embora algumas medidas já foram tomadas, como a criação do site Facebook.eco, site este, voltado a desmentir informações incorretas sobre meio ambiente e a criação da Lei 3144/20, conhecida como a lei das Fake News, cada pessoa deve desenvolver um senso ético ambiental para não ser enganado por notícias disfarçadas de verdades nas mídias.
Referências bibliográficas:
Batista, Rafael. "O que são fake News? Origem e perigos”. Disponível em:https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news. Acesso em: 03/09/2023.
Muzell, Lúcia. Aquecimento global não existe: fake news ambientais. Disponível em:https://www.rfi.fr/br/brasil/20200611-aquecimento-global-n%C3%A3o-existe-tem-muita-terra-para-pouco-%C3%ADndio-essas-e-outras-fake-news-ambientais Acessado em: 04/09/2023.
Costa, Alexandre. Mito x Fato: clima. Disponível em:https://fakebook.eco.br/mito-ta-frio-cade-o-aquecimento-global/. Acessado em:04/09/2023.
Valente, Jonas. Pesquisa: notícias falsas circulam 70% mais do que as verdadeiras na internet. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2018-03/pesquisa-noticias-falsas-circulam-70-mais-do-que-verdadeiras-na. Acessado em: 09/09/2023.

Outros materiais