Buscar

desenvolvimento sustentavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Maria Jumaiane Barroso do Nascimento
Disciplina: Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
Curso : Pedagogia
Matrícula: 47595029
Fake news significa notícia falsa, o famoso boato. Com o advento da internet e das redes sociais, elas ganharam grande impulso.É importante salientar que as fake news podem ser produzidas de forma intencional ou não intencional.
Uma notícia divulgada sem a devida apuração do caso, uma pessoa que mente em depoimento, ou mesmo dados publicados de forma incorreta, podem gerar notícias falsas. As principais características dessas notícias são: o sensacionalismo, a fofoca envolvendo alguma celebridade e temas polêmicos.
Dessa forma, é muito importante checar a informação em algum site confiável antes de espalhar. Notícias sensacionalistas mexem com nossa curiosidade e imaginação, por isso são tão fáceis de serem repassadas.
Os impactos das fake news na sociedade: As fake news podem ser extremamente prejudiciais para a sociedade.
No contexto da pandemia, por exemplo, houve a disseminação de notícias falsas sobre as formas de prevenção. Muitas delas questionavam o uso de máscaras , alegando que não eram eficazes para prevenir a doença. Com isso, muitas pessoas começaram a não querer usar a proteção.
Nessa mesma onda, também foram divulgadas receitas caseiras, remédios sem comprovação científica e informações mentirosas sobre o vírus. Tudo isso foi extremamente prejudicial para o combate à doença.
É importante ressaltar que apesar de ser um tema atual, as fake news existem há vários séculos. A história de grandes heróis sempre foi povoada por boatos. E boato você sabe como funciona, se espalha rápido, sendo difícil localizar a origem.
A grande questão é que muitas pessoas não sabem diferenciar ou até mesmo identificar uma notícia falsa de um acontecimento verdadeiro, o que torna tudo mais complexo.
Com a aproximação da data das eleições de 2022, esse tema se torna ainda mais urgente, já que nesse período a disseminação de fake news cresce muito.
Sendo assim, podemos dizer que são expressivos os impactos das fake news em nossa sociedade.

Continue navegando