Buscar

Tic88

Prévia do material em texto

FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ – ITAJUBÁ-MG
 SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS II
MARIA CAROLINA FERREIRA VILLELA
2° PERÍODO
ATIVIDADE ACADÊMICA
TIC´s – LIGAMENTOS DO JOELHO – SEMANA 8
ITAJUBÁ/MG
2023
PERGUNTA: Quais são os ligamentos do joelho?
RESPOSTA: Os principais ligamentos são: o ligamento colateral tibial ou medial, o ligamento colateral fibular ou lateral, os ligamentos intracapsulares cruzado anterior e cruzado posterior. Além desses principais, há o ligamento da patela, o ligamento do poplíteo oblíquo e ligamento do poplíteo arqueado.
PERGUNTA 2: O que ocorre (do ponto de vista clínico - biodinâmico) com o paciente com lesão total de cada um destes ligamentos (joelho)?
RESPOSTA 2: 
As lesões de cada um dos principais ligamentos do joelho (Ligamento Cruzado Anterior - LCA, Ligamento Cruzado Posterior - LCP, Ligamentos Colaterais Medial e Lateral) têm implicações clínicas e biomecânicas distintas. Uma lesão do LCA frequentemente resulta em instabilidade anterior do joelho, o que significa que a tíbia pode deslizar para a frente em relação ao fêmur durante a flexão do joelho, o LCA confere estabilidade rotacional ao joelho. Sua lesão pode causar sensação de "joelho frouxo". Uma lesão do LCP leva à instabilidade posterior do joelho, o que pode causar a sensação de que a tíbia desliza para trás em relação ao fêmur. Isso pode afetar a capacidade de endireitar completamente o joelho, visto que a principal função do LCP é resistir ao deslocamento posterior da tíbia em relação ao fêmur, e sua função secundária é previnir a hiperextensão e limitar a rotação interna e varo/Valgo. Os ligamentos colaterais são responsáveis por manter a estabilidade lateral e medial, ou seja que o joelho não fique em valgo ou varo.
REFERÊNCIAS: 
1.Tortora GJ, Sandra Reynolds Grabowski, Alexandre Lins Werneck, Charles Alfred Esbérard, Aurélio M. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio De Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
2.F J. Lesão do ligamento cruzado posterior, associada a fratura do rebordo posterior da tíbia, simulando fratura-avulsão do LCP *. Revista Brasileira de Ortopedia [Internet]. 1998 [cited 2023 Sep 19];33(4). Available from: https://www.rbo.org.br/detalhes/3074/pt-BR#:~:text=A%20principal%20fun
3.Resumo sobre anatomia do joelho: ligamentos, meniscos e semiologia - Sanar Medicina [Internet]. Sanar | Medicina. Available from: https://www.sanarmed.com/resumo-sobre-anatomia-do-joelho-ligamentos-meniscos-e-semiologia
‌4.Moore KL, Dalley AF. Anatomia orientada para a clínica (7a. ed.). Grupo Gen - Guanabara Koogan; 2000.
‌
‌

Continue navegando