Buscar

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social M 5

Prévia do material em texto

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social
1.  Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social
2.  Módulo 5: Controle Social no SUAS
3.  Exercício Avaliativo – Módulo 5
	Notas
	4,00/4,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Controle Social constitui a participação popular organizada na gestão política, administrativa, financeira e técnica da política pública de assistência social. Pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas públicas.
Os Conselhos de Assistência Social, como forma de controle social, em cada esfera governamental, são instâncias de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, com a função de deliberar, acompanhar e fiscalizar a execução e o financiamento da Política de Assistência Social.
Sobre os Conselhos de Assistência Social, é CORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
a. Os Conselhos de Assistência Social são instâncias de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, com a função de gestão da Política de Assistência.
b. Os conselheiros de assistência social são servidores públicos submetidos ao estatuto dos servidores públicos de cada Ente da federação. 
c. Pelo princípio da representatividade, os conselhos devem ter o mesmo número de representantes da sociedade civil e de representantes dos segmentos do governo.
d. Compete ao CNAS registrar as Organizações que atuam na área da Assistência Social e inscrever serviços, programas e projetos.
e. Compete ao CNAS, ao CEAS e ao CMAS convocar ordinariamente, a cada quatro anos, ou extraordinariamente, por maioria absoluta de seus membros, a respectiva Conferência de Assistência Social.
Feedback
Os Conselhos de Assistência Social são instâncias de caráter permanente e de composição paritária entre governo e sociedade civil, com a função de deliberar, acompanhar e fiscalizar a execução e o financiamento da Política de Assistência. Os conselheiros de assistência social não são servidores públicos, mas particulares em colaboração com a Administração Pública.
Pelo princípio da paridade, os conselhos devem ter o mesmo número de representantes da sociedade civil e de representantes dos segmentos do governo.
Competem aos Conselhos Municipais de Assistência Social registrar as Organizações que atuam na área da Assistência Social e inscrever serviços, programas e projetos. Ao CNAS compete acompanhar e fiscalizar o processo de certificação das entidades e organizações de assistência social.
A resposta correta é: 
Compete ao CNAS, ao CEAS e ao CMAS convocar ordinariamente, a cada quatro anos, ou extraordinariamente, por maioria absoluta de seus membros, a respectiva Conferência de Assistência Social.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os conselhos de Assistência Social devem ter o mesmo número de representantes da sociedade civil e de representantes dos segmentos do governo. Os representantes devem ter plenas condições para serem os legítimos defensores dos segmentos que representam. E os conselhos devem contar, no mínimo, com uma Plenária, integrada por todos os conselheiros, e com uma Secretaria Executiva.
São princípios inerentes à estruturação dos Conselhos de Assistência Social de qualquer Ente federado:
Escolha uma opção:
a. paridade, igualdade e composição.
b. paridade, representatividade e estruturação.
c. uniformidade, representatividade e estruturação. 
d. representatividade, uniformidade e composição.
e. representatividade, paridade e uniformidade.
Feedback
Os princípios que regem à estruturação dos Conselhos de Assistência Social de qualquer Ente federado são o da paridade, que determina o mesmo número de representantes da sociedade civil e de representantes dos segmentos do governo; o da representatividade, que indica que os representantes devem ter plenas condições para serem os legítimos defensores dos segmentos que representam; e o da estruturação, no qual os conselhos devem contar, no mínimo, com uma Plenária, integrada por todos os conselheiros, e com uma Secretaria Executiva.
A resposta correta é: 
paridade, representatividade e estruturação.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As Conferências de Assistência Social são instâncias que têm, entre outras, a atribuição da avaliação da política de assistência social.
São também espaços democráticos de administração da Política de Assistência Social e de proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional.
Na etapa municipal, somente podem participar os delegados já eleitos.
Já nas Conferências Estaduais e na Conferência Nacional podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política.
Sobre o enunciado, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
a. está totalmente incorreto.
b. está parcialmente correto, porque as conferências são instância que não têm a função de avaliação da política de assistência social.
c. está totalmente correto.
d. está parcialmente incorreto, porque as conferências não são espaços democráticos de administração da Política de Assistência Social.
e. está parcialmente correto, entre outros motivos, porque as conferências não são espaços democráticos de administração da Política de Assistência Social. 
Feedback
As Conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Suas. São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.
A resposta correta é: 
está parcialmente correto, entre outros motivos, porque as conferências não são espaços democráticos de administração da Política de Assistência Social.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao Conselho Nacional da Assistência Social compete convocar ordinariamente a cada quatro anos, ou extraordinariamente, por maioria absoluta de seus membros, a Conferência Nacional de Assistência Social, e nesse mesmo período os Estados, o DF e os Municípios também deverão realizar as suas respectivas conferências de assistência social, seguindo os princípios da uniformização e da descentralização.
Para a convocação da conferência, os Conselhos de Assistência Social devem realizar o seu planejamento.
São fases do planejamento:
Escolha uma opção:
 a. Elaboração do PPA – Plano Plurianual. 
b. Convocação do Conselho Nacional da Assistência Social.
c. Convocação do Presidente da República, dos Governadores e dos Prefeitos, para presidir os trabalhos, respectivamente, da Conferência Nacional, das Estaduais e das Municipais.
d. Elaboração e publicação da Resolução de convocação da conferência, nomeação da Comissão Organizadora e elaboração do Regimento Interno.
e. Ciência obrigatória da convocação da conferência para o Ministério Público Estadual e para o Tribunal de Contas do Estado.
Feedback
Para a convocação da conferência, os Conselhos de Assistência Social devem realizar o seu planejamento. São fases do planejamento:
· elaborar o orçamento da conferência;
· elaborar e publicar a Resolução de convocação da conferência;
· nomear a Comissão Organizadora;
· criar o cronograma das atividadesda Comissão Organizadora;
· escolher e convidar ou contratar os palestrantes;
· planejar as ações de mobilização;
· realizar a divulgação da conferência e encaminhar as contratações necessárias para o evento;
· elaborar o regimento interno que será lido e aprovado no primeiro dia da conferência.
A resposta correta é: 
Elaboração e publicação da Resolução de convocação da conferência, nomeação da Comissão Organizadora e elaboração do Regimento Interno.

Continue navegando