Buscar

A3 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS - ESTÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno:Kleison W. R. Viana
Curso: Engenharia de Produção
Polo: Anhembi Morumbi Piracicaba
MECÂNICA DOS SÓLIDOS - ESTÁTICA
ATIVIDADE 3
	Treliças são sistemas estruturais construtivos que são caracterizados por ser formados por membros (ou elementos) delgados conectados nas extremidades por articulações (nós) rotuladas com carregamentos são feitos apenas nestes nós. Essas hipóteses fazem com que os elementos sofram apenas esforços axiais (Beer et al., 2019). Enquanto que máquinas e suportes estruturais são sistemas em que pelo menos um dos elementos tem carregamentos multiforça que, geralmente, os esforços desenvolvidos no elemento não serão colineares com seu eixo axial (Meriam & Kreige, 2015).
	
	Considere essas definições e os conteúdos estudados e elabore um texto dissertativo explicando:
- Qual a diferença entre uma treliça plana e uma treliça espacial;
- Quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista de projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo;
- Explique de forma simplificada, os métodos dos nós e método das seções, se desejar pode criar um exemplo;
- Explique o quer são treliças e estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.
Referências: 
- BEER, F.P. et al. Vector Mechanics for Engineers: Statics and Dynamics. 12. ed. [S.l.]: McGraw-Hill Education, 2019. 
- MERIAM, J. L.; KRAIGE, L. G. Mecânica para Engenharia - Estática. 7. ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2015. e h.
Qual a diferença entre uma treliça plana e uma treliça espacial:
	Treliças planas os membros da treliça se situam em um único plano. As análises das forças desenvolvidas nos membros da treliça serão bidimensionais.
	Treliças espaciais são casos especiais de estruturas reticuladas tridimensionais formadas por elementos retos posicionados em diversos planos (caso contrário seria denominado treliça plana). Geralmente são formadas por malhas de elementos triangulares dispostos no espaço, sendo conectadas por meios membros denominados montantes. De forma análoga a treliça plana em que as formas básicas rígidas são triângulos conectados, para as treliças espaciais a forma não-colapsável mais simples para sua formação é o tetraedro, que consiste em seis membros interconectados por quatro nós articulados.
Quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista de projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo:
Entra as principais vantagens em optar pelo uso de Treliças, as que mais se destacam é:
- Fácil montagem e desmontagem
Devido à grande rigidez e grande número de nós, a cobertura pode servir de suporte para equipamentos.
- Flexibilidade
Tanto para a locação quanto para a venda permanente, as treliças são uma forma rápida e eficaz na montagem da estrutura de apoios, devido à existência de vários nós aos quais podem ser instalados suportes.
- Esteticamente agradável
Com possibilidade de criação de diversas formas em que normalmente é desnecessário uso de forro na cobertura; 
- Peso e Resistência.
Onde possibilita a cobertura de grandes vãos e espaços onde não seria viável a utilização de pilares esteticamente.
Explique de forma simplificada, os métodos dos nós e método das seções, se desejar pode criar um exemplo;
	O Método dos nós é uma técnica usada para analisar treliças e outras estruturas reticuladas. Nesse método, o foco está nos nós da estrutura, que são os pontos de intersecção dos membros. O procedimento básico é o seguinte:
	Analisar cada nó isoladamente aplicando as equações de equilíbrio (soma das forças nas direções horizontal e vertical) em cada nó para determinar as forças nos membros conectados ao nó. Repetir o processo para todos os nós da estrutura até obter todas as forças nos membros.
Exemplo: Considerando uma treliça simples com três nós e três membros, na qual uma carga vertical é aplicada em um dos nós. Ao usar o método dos nós, você analisaria cada nó isoladamente, aplicando as equações de equilíbrio em cada nó para determinar as forças nos membros. Por fim, somando todas as forças nos membros, você poderia determinar a força resultante suportada pela treliça.
	O Método das seções é outra técnica para analisar treliças e estruturas reticuladas. Nesse método, o foco está nas seções da estrutura, que são cortes imaginários através dos membros. O procedimento básico é o seguinte:
	Escolher uma seção arbitrária na estrutura. Aplicar as equações de equilíbrio (soma das forças nas direções horizontal e vertical) na seção escolhida para determinar as forças nos membros atravessados pela seção e repetir o processo para outras seções da estrutura até obter todas as forças nos membros.
Exemplo: Considere uma treliça retangular com uma carga vertical aplicada no topo. Ao utilizar o método das seções, você escolheria uma seção arbitrária ao longo da treliça e aplicaria as equações de equilíbrio nessa seção para determinar as forças nos membros cortados pela seção. Repetindo esse processo para várias seções, você poderia determinar as forças nos membros em toda a estrutura.
	Esses métodos são simplificações dos procedimentos reais usados ​​na análise estrutural, mas fornecem uma base compreensível para compreender como as forças são distribuídas em treliças e estruturas reticuladas.
Explique o que são treliças e estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.
	Treliças são estruturas compostas por elementos retos interconectados que formam um arranjo de triângulos. Essa configuração geométrica confere às treliças uma grande resistência e rigidez, sendo amplamente utilizadas na engenharia civil e mecânica para suportar cargas e transferi-las aos apoios. As treliças são compostas por membros (barras ou vigas) e nós (pontos de intersecção dos membros), e podem ser classificadas em dois tipos principais: treliças planas e treliças espaciais, dependendo se estão restritas a um único plano ou se se estendem no espaço tridimensional.
	Quanto às estruturas estáticas, existem três categorias principais: hiperestáticas, hipoestáticas e estáticas. Essas categorias referem-se à capacidade de uma estrutura de equilibrar-se estática e resistir às cargas aplicadas.
	Estruturas hiperestáticas: Uma estrutura é considerada hiperestática quando possui mais apoios (restrições) do que o mínimo necessário para garantir o equilíbrio. Isso significa que os apoios adicionais introduzem redundâncias estruturais, levando a um sistema de equações indeterminado quando se tenta resolver as reações nos apoios. Essas estruturas requerem métodos adicionais, como o método dos deslocamentos ou dos esforços, para determinar suas reações e distribuição de tensões internas. Exemplos de estruturas hiperestáticas incluem vigas engastadas em ambos os extremos ou treliças com mais apoios do que o necessário.
	Estruturas hipoestáticas: Uma estrutura é considerada hipoestática quando possui menos apoios do que o necessário para o equilíbrio estático. Nesse caso, a estrutura não é capaz de equilibrar-se por si só, uma vez que não possui apoios suficientes para suportar todas as forças e momentos aplicados. As estruturas hipoestáticas podem ser resolvidas usando métodos de análise estrutural, como o método das forças ou dos deslocamentos, juntamente com equações de compatibilidade. Pontes suspensas são exemplos de estruturas hipoestáticas, pois não possuem apoios suficientes para equilibrar as forças aplicadas.
	Estruturas estáticas: Uma estrutura estática é aquela que possui exatamente o número de apoios necessários para garantir o equilíbrio estático. Nesse caso, a determinação das reações nos apoios e das forças internas é possível usando apenas as equações de equilíbrio. As estruturas estáticas perfeitas são relativamente mais simples de analisar e projetar, pois não apresentam redundâncias nem carências de apoio.
	A compreensão desses conceitos é essencial para o projeto e a análise estrutural, permitindo a seleção adequada de materiais, dimensionamento de elementos e garantia da estabilidade e segurança das estruturas construídas.
10
ALGETEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃOCEP: 40260-215 Fone: 71 3272-3504
E-mail: contato@algetec.com.br | Site: www.algetec.com.br

Outros materiais