Buscar

Trabalho Final N1

Prévia do material em texto

Desenvolvimento de implantação de uma governança corporativa de qualidade.
A Governança Corporativa visa assegurar que os interesses dos executivos e da alta administração estejam alinhados aos dos acionistas. Nesse sentido, a governança corporativa abrange a gestão em áreas onde os executivos e membros do conselho da alta administração podem ter conflitos de interesse. Atualmente, empresas sustentáveis ​​e com bons resultados financeiros caminham lado a lado.
A governança corporativa é um conjunto de práticas que têm por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia, protegendo investidores, empregados e credores, facilitando, assim, o acesso ao capital (SILVA; 2016).,
A inclusão da Governança Corporativa promove a afiliação de novos investidores e expande a relação com os clientes, tendo em conta que a empresa exercera as leis e regulamentos o que acarretará na diminuição de ações judiciais e multas, fazendo com que ocorra excelentes melhorias também a longo prazo. A governança Corporativa tem como imprescindível meio de auditoria o Conselho de Administração que tem por objetivo ser o mediador no relacionamento da diretoria da empresa com os sócios, com o propósito de determinar a direção dos negócios e atuar conforme as preferências da organização, bem como ter a responsabilidade de tomar importantes decisões e de responder as não conformidades. Os gestores da 3XT serão responsáveis em elaborar novos projetos e deverão exercer as decisões tomadas pelo Conselho de Administração. O Conselho de Administração é a principal ferramenta utilizada pela Governança Corporativa um dos princípios básicos é a transparência, quando a empresa possui um Conselho de Administração ela passa maior segurança ao mercado, desta forma, demonstra estar preocupada com as práticas de governança e continuidade da empresa, quando a empresa decide implantar um Conselho, ela sinaliza um alto grau de profissionalismo e além disso, quando esse conselho possui também conselheiros independentes, ela está disposta a aceitar contribuições externas e não somente dos sócios. As principais responsabilidade do Conselho de Administração consiste basicamente em fiscalizar a gestão da empresa, escolher os auditores externos, orientação geral dos negócios, eleger os diretores e estabelecer suas atribuições.
Por fim, pode-se afirmar que boas práticas de governança corporativa ajudam os negócios a alcançarem resultados positivos no longo prazo. Com base neste trabalho, podemos concluir que a Governança Corporativa consiste em um conjunto de mecanismos que tem por objetivo alinhar as expectativas e ações de todas as partes envolvidas e interessadas em uma mesma empresa.
Referências
SILVA, E. C. Governança corporativa nas empresas: guia prático de 
orientação para acionistas, investidores, conselheiros de administração e Fiscal, 
auditores, executivos, gestores, analistas de mercado e pesquisadores. 4. ed. 
São Paulo: Atlas, 2016.
GIACOMELLI, G. et al . Governança corporativa. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
SILVA, A. L. C. Governança corporativa e sucesso empresarial: melhores práticas para aumentar o valor da firma. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Continue navegando