Buscar

PROJETO INTEGRADOR 1

Prévia do material em texto

PROJETO INTEGRADOR 1
A PANDEMIA E AS NOVAS ABORDAGENS DAS ORGANIZAÇÕES
Entende-se por consumo a atitude econômica utilizada para atender as necessidades e desejos de cada pessoa. Ao falar de gestão de processos em administração, destaca-se a importância de alinhar os propósitos da empresa considerando o ambiente interno e externos, que estão em constantes mudanças. 
Em tempos de Pandemia, todos os setores da Economia tiveram que passar por adaptações. E como ficou essa questão após o início da pandemia em 2020? Atender consumidores onde comércios precisaram ser fechados outros com redução de capacidade de público para realizar as atividades? Vamos ver na pratica isso? 
· Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro: Segundo associação, vendas cresceram 68% no ano passado e peso do e-commerce no faturamento total do varejo passou de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% em alguns meses de 2020. (Por Darlan Alvarenga, G1.com – 26/01/2021)
· Comércio eletrônico se consolida e vira socorro de empresas na pandemia: Redes sociais passaram a ser usadas de propaganda ao acompanhamento de pós-venda, com alguns serviços personalizados. (Olivre.com – 14/03/2021)
· Aplicativo preferido dos brasileiros para a troca de mensagens instantâneas, o WhatsApp também se consolidou como ferramenta de promoção de vendas de comercialização de produtos durante a pandemia. (Por Fernanda Crancio, Jornaldocomercio.com – 06/11/2021.
Atividade Proposta
Analise 3 empresas de seu município e verifique como foi feita a sua adaptação diante da pandemia para atender o seu cliente e quais tendem a permanecer após a pandemia. O trabalho será realizado em três etapas: 
1 – Elaborar um questionário para o gestor ou outro responsável da empresa para responder as perguntas relacionadas ao atendimento no período de pandemia. Exemplo: Qual meio utilizado para atender seu cliente?; Foi criado algo novo para atendimento?; Qual a maior dificuldade encontrada? O que poderá permanecer após a pandemia? 
2 – Transcrever todas as respostas, destacando a empresa entrevistada.
3 – Analisar as respostas obtidas e acrescentar seu ponto de vista para responder a seguinte questão: “Qual a importância das constantes adaptações nas empresas para atender o cliente”
Obs: * Mínimo 15 linhas; utilize livros e/ ou artigos para complementar esse ponto de vista.
Em meio a pandemia
	O surto causado pela Covid-19 trouxe muitas incertezas e impactos no mundo todo. E assim provou também uma mudança de hábito nos consumidores e vendedores, que estão mais cautelosos durante as compras. Como forma de prevenção, muitas pessoas evitaram e evitam as lojas físicas e estão se voltando cada vez mais para as compras online, a fim de comprar alimentos, remédios e outros produtos.
	Sabemos que o aumento do consumo de alimentos foi maior, o que não é surpresa, e também a busca por produtos de higiene como álcool em gel e máscaras cirúrgicas também aumentou em todo o mundo. O que percebemos também foi que a pandemia provocou uma mudança de atitude e de prioridades em relação às atividades cotidianas. Ações que eram feitas sem preocupação, como escolher roupas em uma loja física, frequentar bares e restaurantes ou ir ao shopping, passaram a ser consideradas arriscadas. 
	No pós-pandemia, um novo estilo de vida, centrado na casa, se consolidou. Além do consumo de alimentos frescos, entre outros. A pandemia provocou uma grande mudança nas atividades cotidianas, tornando inviáveis as formas tradicionais de interação social e de relacionamento com marcas, produtos e serviços. Ao mesmo tempo em que esse movimento fez com que os consumidores adotassem novas prioridades e novos hábitos de consumo, valorizando atributos que não estavam em primeiro plano anteriormente.
	Não se sabe, de fato, quando a situação irá se estabilizar, mas conforme o tempo passa e o dia a dia vai sendo normalizado (ou novas regras vão sendo criadas e incorporadas ao cotidiano), as pessoas passam a se sentir mais otimistas e confortáveis para retomar suas atividades.
	Um questionário foi feito para a entrevista com as empresas e seguintes perguntas foram feitas: Durante a pandemia da Covid-19, qual foi o meio utilizado para atender o cliente? ; Foi criado algo novo para o atendimento ao cliente? ; Qual a maior dificuldade encontrada? ; O que permaneceu após a pandemia?
	A primeira empresa foi o Banco do Brasil de Carmo do Rio Verde-GO e quem respondeu às perguntas foi o gerente. Perguntado sobre durante a pandemia da Covid-19, qual foi o meio utilizado para atender o cliente, ele disse que foi orientado a utilização preferencialmente de canais de atendimento não presencial (Central de atendimento BB, Autoatendimento BB pela Internet, Aplicativo BB e terminais de Autoatendimento). O atendimento presencial foi implementado com controle de fluxo de clientes nas dependências e utilização de equipamentos de prevenção (máscara, álcool em gel, tela de acrílico). Ele disse também que foi criado o atendimento via WhatsApp pelo número de telefone oficial do banco. Que a maior dificuldade encontrada foi o contato presencial com as pessoas por medo de transmissão da doença. E o que permaneceu após a pandemia foi a utilização dos canais não presenciais, como o WhatsApp e a utilização preventiva do álcool em gel.
	 A segunda empresa foi a loja de roupas Via Exclusiva – Carmo do Rio Verde-GO, que respondendo às perguntas disse que o meio utilizado para atender o cliente foi pelas redes sociais e entrega delivery. A maior dificuldade encontrada foi que a loja teve uma queda nas vendas, tudo mudou depois disso e sem assim também tiveram que concorrer com as lojas virtuais. Sendo assim permaneceram com as vendas pelas redes socias que é um jeito novo que a loja se adaptou. Eles fazem atendimento físico e online. 
 	A terceira empresa foi a loja de móveis JG Móveis – Carmo do Rio Verde-GO, que respondendo às perguntas disse que o meio utilizado para atender o cliente foi pelo WhatsApp. Tentaram trabalhar rome off e não deu certo, então ficaram trabalhando mais via WhatsApp. Na loja ficaram todos equipados, sempre te mascaras e luvas priorizando a saúde do cliente. O novo foi o WhatsApp, onde mandavam fotos para os clientes, ou até mesmo ligavam para convidar o cliente para ir até a loja e que a mesma esta preparada para recebe-lo com todos cuidado. A maior dificuldade encontrada foi que quando um pegava a Covi19, tinha que fechar a loja para fazer o teste nos demais, onde muitas vezes tiveram que trabalhar com dois ou três funcionários e tentar conquistar o cliente pelo WhatsApp. Sendo assim permaneceram as ligações para os clientes e mensagens pelo WhatsApp.
	Analisando as respostas vejo que uma atividade constante para qualquer empresa que deseja estar bem posicionada no mercado é buscar e acompanhar as tendências. Essas tendências relacionadas às dinâmicas do mercado devem ser monitoradas pelos empreendedores e adaptadas aos seus respectivos negócios a fim de criar estratégias vencedoras. É necessário entender o comportamento do público-alvo de seu segmento, identificar suas necessidades, frustrações e desejos, para que se consiga atender a estes clientes de forma efetiva e encantá-los em uma relação mais profunda. Diante desse cenário, os empreendedores devem definir os nichos do mercado que irão explorar, pensando sempre em personalizar suas ofertas de produtos / serviços, atendendo seus clientes em âmbito pessoal, funcional e emocional de modo a identificar e sanar suas dores. Mais do que apenas vender, entender as mudanças no comportamento dos consumidores e se adaptar às suas necessidades são atitudes fundamentais para se manter relevante diante de seus clientes.
REFERÊNCIAS 
Sem autor. Novo comportamento do consumidor. SEBRAE, 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estudo-mostra-novo-comportamentodo-consumidor-diante-da-pandemia,9388ad41eab21710VgnVCM1000004c00210aRCRD 
Parthenon, Ey. Consumo e Pandemia:As mudanças de hábitos e padrões de comportamento provocados pelo coronavírus. Veja Brasil, 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/insightslist/insight-3/

Continue navegando