Buscar

AD1 Turismo Histórico e Cultural

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação Pedagógicas – UERJ
	
 (
Avaliação a Distância (AD1)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Licenciatura em Turismo
Disciplina: Turismo Histórico Cultural
Profª
 Vera Lúcia 
Bogéa
 Borges
Tutor 
a
 distância – José Carlos Meireles da Silva
CURSO: TURISMO
POLO: RESENDE
ALUNO: 
MATRÍCULA: 
DATA: 
22 / 08 
/ 2023
 
)
OBSERVAÇÕES GERAIS:
A) (*) No total, o seu texto deve ter entre uma e duas páginas (espaço 1,5; Times New Roman, fonte 12).
B) Você deve anexar uma foto, uma imagem, um link ou qualquer outro arquivo que possa acrescentar informações ao seu trabalho. Todavia, lembre-se que o texto é de sua autoria e essa é uma exigência da avaliação.
C) Faça a valorização da sua cidade de forma criativa e levando em consideração a discussão existente no material do curso de Turismo Histórico Cultural (aulas 1 e 2).
D) A apresentação das referências bibliográficas é obrigatória ao final da avaliação.
2ª Situação Você trabalha no setor turístico (hotel ou agência ou operadora de viagens, ou restaurante) e sua equipe de trabalho recebeu como tarefa produzir um texto que irá integrar um material de divulgação sobre o centro histórico de uma cidade fluminense objetivando a retomada da atividade turística ali no contexto histórico (pós)-pandemia de COVID-19 a partir da proposição de três questões: 
a) Como a visitação ao centro histórico de uma cidade pode incrementar o segmento do Turismo Histórico Cultural? (máximo de dois parágrafos).
 b) Por que a revitalização dos centros históricos das cidades passou a ser uma tendência nas últimas décadas? (máximo de três parágrafos).
 c) A visitação ao patrimônio de uma cidade pode proporcionar uma visita diferenciada no segmento do Turismo Histórico Cultural? Apresente os principais argumentos. (máximo de dois parágrafos).
A) A visitação ao Centro Histórico de Resende tem o objetivo de fomentar o Turismo histórico cultural no município, gerar emprego e renda para os guias de Turismo, proporcionando acesso à cultura e o lazer a um baixo custo valorizando a história de Resende – RJ apresentando os importantes atrativos culturais como: prédios, construções, igrejas e personagens resendenses, demonstrando a importância da preservação da nossa história.
No Turismo Histórico-Cultural através das visitas os viajantes (Turistas) aproximam-se da culinária local contribuindo para tradições culturais da região, nesse sentido podemos citar alguns restaurantes locais que irá transforma-se em um potente instrumento de promoção e comercialização, pois os que viajam por motivo cultural também irão apreciar conhecer a gastronomia local.
Circuito Histórico de Resende com o turismólogo: Marcos Iran, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Resende.
B) A revitalização dos centros históricos garante o desenvolvimento e consequentemente benefícios para população local, o poder público viu que é importante valorizar a história como patrimônio gerando crédito especial para reformas e restaurações dos imóveis destinados ao segmento turístico, incentivando a formação de mão de obra especializada nas restaurações, por meios de projetos urbanos demonstram a importância da manutenção da vitalidade nos centros urbanos, funcionando também como uma aproximação entre turistas e a população local, pois ali se encontra as referências dos primeiros habitantes, prédios, igrejas e toda história preservada relacionada à tradição local, tornando-se um cartão de visita dos habitantes daquela região.
Início da Revitalização da Praça do Trenzinho em Resende RJ.
C) Durante a visitação ao patrimônio da cidade em poucas horas na cidade de Resende com elaboração de três roteiros, será uma visita completamente diferenciada no segmento do Turismo, pois o turista irá conhecer a História desde o princípio, no caso de Resende a ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como ponte Velha, sobre o rio Paraíba que divide a cidade entre o centro comercial e histórico, os casarões que chegaram abrigar a Princesa Isabel, por que a cidade Recebe o Nome de Princesinha do Vale, toda história entre os roteiros, elucidando que o circuito histórico é uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem Resende e os resendenses, pois a herança histórica é composta pela experiência individual da cultura que envolve o passado em comum da coletividade e influencia o presente de um povo, portanto além do Turismo histórico ser diferenciado é inesquecível. 
 
Bibliografia: https://avozdacidade.com/wp/i-circuito-historico-mostrar-a-comunidade-os-principais-pontos-historicos-de-resende/
Aula 1 - O Debate Conceitual e as Culturas Turísticas
Aula 2 - Turismo Cultural e a Construção dos Centros Históricos: Algumas Vivências

Continue navegando