Buscar

Trabalho silo - 01 06 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tipos de silos existentes, suas vantagens e desvantagens. 
Silo trincheira: As dimensões do silo trincheira, é calculado em duas etapas, a primeira define o volume em que será o silo e em seguida as dimensões. Para calcular o volume da silagem, o produtor precisa saber quantos animais serão alimentados, a quantidade de silagem ofertada e o período de suplementação. 
É o estilo de silo mais utilizado atualmente devido ao seu baixo custo de construção e suas facilidades. 
Vantagens – Elevadas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento (esta característica se encaixa muito bem a propriedades de médio a grande porte), manejo relativamente simples, as paredes laterais promovem maior compactação da massa, apresenta menores perdas quando comparado ao tipo superfície.
Desvantagens – Alto custo inicial caso seja de alvenaria, contudo pode ser construído diretamente na terra, por estar fixo ao local de origem, pode dificultar a alimentação dos animais (caso haja necessidade de mudança do local de alimentação dos animais, por exemplo), uma vez confeccionado, não permite a estocagem de silagem acima da sua capacidade, não permite a estocagem de diferentes glebas, ou seja, talhões que têm histórico diferenciado, grande exposição da massa de silagem ao oxigênio atmosférico (área que está em contato com a lona).
Silo superfície: Baixo custo, pois não exige estruturas e revestimentos para o seu armazenamento. Para esse silo, é necessário amontoar e compactar o material sobre o solo, e cobri-lo por uma lona plástica. 
Vantagens – Elevadas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento (idem ao trincheira), manejo relativamente simples, baixo custo inicial, permite certa flexibilidade quanto ao seu local de confecção.
Desvantagens – Dificulta a compactação da massa por não ter presença de paredes nas laterais, pode apresentar maiores perdas quando comparado ao trincheira, maior dependência do filme plástico (ataque de animais; intempéries climáticos), grande exposição da massa de silagem ao oxigênio atmosférico (idem ao trincheira).
Silo “bag”: Também conhecido por silo bolsa, a silagem estocada é produzida através de um maquinário que embalam a forragem já pronta em tubos plásticos horizontais. Variam de 30 a 60 metros, e podem armazenar de 2 a 6 toneladas de silagem por metro linear.
Vantagens – Permite certa flexibilidade quanto ao seu local de confecção, permite a estocagem de diferentes glebas, pois o silo pode ser fracionado, apresenta menores perdas.
Desvantagens – Investimento inicial em equipamentos é elevado, contudo pode ser utilizado serviço de terceiros, pequenas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento;
Silo fardo “bola”: Silo revestido por filme plástico, foi a primeira inovação que permitiu a comercialização da silagem. Apresentam peso que varia de 200 a 600kg, podendo ser deslocados de um local para o outro.
Vantagens – Alternativa ao manejo do campo de feno, o silo pode ser preparado diretamente no campo, unidade pequena e independente, facilita a comercialização de silagem.
Desvantagens – Investimento inicial em equipamentos é elevado, contudo pode ser utilizado serviço de terceiros, manejo complexo (funcionamento dos equipamentos), risco de perdas na estocagem, elevado uso de plástico (questões ambientais).
Uso de aditivos na silagem.
Inoculante é um aditivo, com base de bactérias e que auxiliam no processo fermentativo da silagem, fazendo com a mesma ocorra mais rápido e de forma mais eficiente e na abertura, promove uma maior estabilidade da silagem, ou seja, deixando-a mais fresca por um maior período de tempo. Uma vasta gama de substâncias, orgânicas ou inorgânicas, bióticas ou abióticas, tem sido estudada no intuito de modificar o processo fermentativo, reduzir perdas e/ou melhorar o valor nutricional das silagens.
Classificação dos aditivos para silagem: 
	Classe
	Subclasse
	Modo de ação
	Exemplos
	Acidificantes diretos
	Ácidos inorgânicos
Ácidos orgânicos
	Reduzir o pH da silagem no inicio do processo e induzir mudanças qualitativas na microflora. 
	Ácidos sulfúrico e hidroclórico, ácidos fórmico e acrílico. Ácidos acético* e propiônico*.
Formaldeído, hexaminas.
	Inibidores de fermentação
	Esterilizantes de ação direta
Esterilizantes de ação indireta
	Inibir a microflora em geral, imediatamente ou após a liberação do principio ativo.
Estimular a microflora pelo fornecimento de substrato
	Melaço, cana de açúcar*, açúcar*, fontes de amido* ou pectina*.
	Estimulantes de fermentação
	Substratos
Enzimas 
Culturas microbianas
	Aumentar a disponibilidade de substratos à partir de componentes não fermentescíveis
	Enzimas celulolíticas e amilolíticas. 
Xilanases*, hemicelulases* e pectinases*.
	Antimicrobianos específicos
	Antibióticos
Antibióticos sintéticos
Outros agentes antimicrobianos 
Energia
	Estabelecer a dominância de bactérias ácido-láticas eficientes.
Desencorajar o crescimento de microrganismos espoliadores. 
	Lactobacillus*, pediococcus*, propionibacterium, enterococcus*, bronopol, natamicina. 
	Nutrientes²
	Nitrogênio e minerais
	Melhorar o valor nutricional da silagem. 
	Amido, cereais. Farelos* e subprodutos agrícolas*.
Ureia, carbonato de cálcio. 
1Nomes marcados com asterisco foram adicionados pelos autores da presente revisão.2Alguns aditivos nutrientes também podem ser classificados como estimulantes da fermentação.
Fonte: Adaptado de Woolford (1984).
Do ponto de vista prático, os três eventos mais importantes para se obter silagens de qualidade são: rápida remoção do ar, rápida produção de ácido lático, resultando em rápido abaixamento do pH e contínua exclusão do ar da massa ensilada, durante o armazenamento e após a abertura do silo (Kung Jr., 2009). 
Obedecendo a esses cuidados, a maior parte dos problemas associados à produção de silagens estará resolvida. Para isso, o manejo adequado da ensilagem, desde o planejamento do processo até o fornecimento da silagem aos animais, deve ser cuidadosamente realizado. Em geral, o manejo adequado do processo é a opção de maior viabilidade econômica, e a resposta mais frequente aos fazendeiros que se queixam da qualidade, das perdas e do baixo consumo propiciado por suas silagens. Porém, em alguns casos, a aditivação em silagens bem produzidas pode acarretar ganhos adicionais ao processo e, nesses casos, o emprego dos aditivos é bastante recomendado.
Referências 
https://www.ensilagem.com.br/uso-estrategico-de-aditivos-em-silagens-quando-e-como-usar/
https://wp.ufpel.edu.br/govi/files/2010/09/Aditivos-em-silagens-uso-estrat%C3%A9gico-Quando-e-como-usar.pdf
https://www.fundacaoroge.org.br/blog/tipos-diferentes-de-silo-vantagens-e-desvantagens

Outros materiais