Buscar

Estudo Pratico - Fisiologia e Biofísica

Prévia do material em texto

Interativa – Fisiologia e Biofísica
1.Durante corridas de longa duração é comum que os atletas desidratem e, consequentemente, apresentem uma queda no seu desempenho. 
O suor é uma resposta fisiológica do organismo para controlar a temperatura corporal, eliminando a água e demais sais minerais. A perda de grandes quantidades de potássio e sódio podem afetar o processo de envio de impulso nervoso e consequentemente prejudicar a contração muscular.
Apresente a importância dos íons potássio (K+) e sódio (Na+) no envio do impulso nervoso.
o impulso nervoso é uma propagação de um sinal elétrico de uma célula nervosa para outra, de modo a propagar informações e estímulos ao longo do corpo. Um neurônio está em condição de repouso quando o interior da célula está rico em íons potássio (K+), que entram na célula, e pobre em íons sódio (Na+), que são retirados para o meio extracelular.
Quando um estímulo ocorre, os íons sódio são bombeados por um mecanismo de transporte de íons para dentro da célula, o que desencadeia uma mudança de potencial elétrico dentro da célula em relação ao meio exterior. Esse fenômeno é denominado despolarização. O evento da despolarização desencadeia uma mudança de potencial elétrico chamado potencial de ação.
2. Durante uma partida de futebol americano dois jogadores de times opostos se chocam e um deles lesiona a medula. No mesmo momento, toda a comissão técnica se preocupa com o movimento dos membros inferiores e superiores que podem ser afetados por essa comunicação limitada entre cérebro e demais tecidos. Entretanto, os integrantes da comissão não se preocupam com o funcionamento do coração, uma vez que esse não seria afetado pela lesão. 
Explique como o coração contrai de forma independente do cérebro e o porquê o atleta não teria seu coração afetado nessa situação.
o coração é composto, em sua grande parte, de músculo cardíaco, chamado miocárdio. A maioria destas células musculares são apenas contrátil, porém, 1% delas possui a especialidade de gerar potenciais de ação, espontaneamente. Para que ocorram as contrações do coração, não são necessários sinais do sistema nervoso central, pois as células miocárdicas são autoexcitáveis. Elas não possuem sarcômeros organizados, desta forma, não participam da força gerada para a contração do coração. No entanto, as células contráteis são células do músculo estriado, com fibras capazes de contrair e possuem sarcômero organizado.
Desta forma, mesmo com uma lesão na medula, prejudicando a comunicação do cérebro com demais tecidos, o coração possui seu mecanismo próprio de gerar potencial de ação e contrair. 
3. Contextualização: A principal estrutura do processo de filtração é o néfron, que é formado de glomérulos renais, local onde o sangue é filtrado, e os segmentos dos túbulos renais são onde ocorre a reabsorção de substâncias. O primeiro passo no processo de filtração ocorre no glomérulo renal. Problemas renais em pessoas que ingerem pouca água podem ser frequentes.
 
Situação/problema/questão/estudo de caso: Um indivíduo tem muita dor ao urinar e sempre quando vai ao banheiro tenta eliminar e não consegue. Sente cólica, dores típicas de pedra nos rins.  Indicaram para este individuo tomar bastante água, chás de quebra-pedra e realizar caminhadas.
 
Estas indicações realmente são coerentes? Quais suas relações com o problema apresentado pelo indivíduo?
o sistema de filtração renal, onde a grande quantidade de água ingerida irá dissolver os resíduos ajudando a eliminação da urina. A ingestão dos chás servirá como diurético, já que os mesmos auxiliam na eliminação de água pelos rins e também por inibição do hormônio ADH (antidiurético) e a atividade de caminhada pela ativação circulatória e o bem estar.
4.Suponha que você esteja dando aulas para uma turma de Educação Física e percebe que um estudante apresentou uma  perda de massa corporal rápida e acentuada. Ao perguntar se está tudo bem com ele, o estudante responde que está com hipertireoidismo. 
A partir dessa situação, você discute com a turma a importância da tireoide para o funcionamento do metabolismo humano e apresenta as características do hipertireoidismo.
 a tireoide é uma outra glândula endócrina extremamente importante no corpo, pois é responsável pela produção do hormônio iodado tiroxina, que controla a atividade metabólica de todo o corpo. Esse hormônio estimula o aumento da respiração celular em todas as células do organismo, aumentando, assim, a produção de energia e da atividade do corpo.
O aumento exagerado da atividade da tireoide causa uma doença denominada hipertireoidismo e gera um aumento da atividade corporal. Esse aumento da atividade corporal leva o indivíduo a desenvolver sintomas, como magreza extrema, agitação e aumento incomum de apetite, também pode apresentar um aumento da tireóide (bócio) e olhos arregalados. Esse quadro é, clinicamente, denominado bócio exoftálmico.

Continue navegando

Outros materiais