Buscar

ed CINESIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Você recebe um indivíduo com histórico de tendinite crônica de supra espinal e precisa iniciar com ele um treinamento de resistência muscular para os músculos do ombro.Para isso inicialmente você deverá realizar um teste de 10RM para determinar a carga de cada exercício.Durante o teste o paciente começa a apresentar alguns sinais de fadiga e dificuldade para elevar a carga imposta. Dentre os sinais listados abaixo assinale o que não representa uma dificuldade durante a relaização do teste de 10RM:
D) o indivíduo completa a amplitude de movimento nas 10 repetições solicitadas sem compensações.
Em relação ao desenvolvimento da hipertrofia muscular e baseado nos seus conhecimentos assinale a alternativa correta:
E) A hipertrofia muscular é o aumento do diâmetro das fibras musculares e ocorre um tempo após o aprendizado motor, já que primeiramente o ganho de força acontece devido ao maior recrutamento das unidades motoras.
.“Uma combinação de várias articulações unindo segmentos sucessivos constitui uma cadeia cinemática. Sucessivamente, os segmentos mais distais podem ter graus mais altos de liberdade do que os proximais”. (SMITH, 1997). Podemos realizar exercícios em dois tipos de cadeia, aberta e fechada. Ao modificarmos o tipo de cadeia, modificamos a exigência muscular durante a realização de uma atividade física. Segundo Campos e Neto (2004) autores do livro Treinamento funcional, os planos e eixos são muito utilizados em biomecânica e cinesiologia para localizar os movimentos do corpo humano no espaço. No treinamento funcional, a utilização deste conhecimento facilita a visualização de cada articulação do corpo em relação ao espaço, o que possibilita a percepção de vários aspectos dos exercícios, como o nível de exigência de equilíbrio. Um exemplo de como o conhecimento dos planos e eixos e tipos de cadeias pode auxiliar na percepção da exigência do equilíbrio pode ser visto nas variações dos exercícios de agachamento descritos abaixo. As modificações dos movimentos, posicionamentos articulares e número de apoios podem trazer exigências diferentes de equilíbrio e força muscular. Outro aspecto que facilita o entendimento do nível de dificuldade do exercício é o conhecimento de como a atuação da força da gravidade e a localização do centro de gravidade corporal podem contribuir para o aumento ou diminuição da estabilidade e portanto variar a dificuldade  durante um exercício.
  
Analisando as variações dos exercícios abaixo identifique a alternativa que descreve o exercício com maior grau de dificuldade segundo os princípios discutidos no texto acima:
D) Indivíduo com apenas um pé em contato com o solo realizando um mini agachamento até 45 graus, sem apoio das costas.
Para alongar um músculo é fundamental o conhecimento da sua anatomia, já que o alongamento envolve o afastamento máximo da origem e inserção muscular. Desta forma correlacione cada músculo citado com a posição de alongamento correta, e em seguida assinale a alterantiva que representa a sequência numérica correta:
1. quadríceps
2. peitoral maior
3.glúteo médio
4. trapézio  fibras superiores
.
( ) inclinação da cabeça para o lado oposto associada à depressão do ombro do mesmo lato
( ) adução do quadril
( ) extensão do quadril associada à flexão do joelho
( ) abdução do ombro associada à rotação externa
D) 4,3,1,2
P.M.S, uma mulher de 40 anos de idade, lesionou o ligamento cruzado anterior quando estava esquiando na sua última viagem de férias à Suíça em julho de 2012 .Após exame clínico ela foi submetida à reconstrução do LCA com
enxerto de semitendíneo e grácil. Você a recebeu em seu consultório na segunda semana de pós operatório e ao avaliá-
la constatou que a amplitude de extensão passiva do joelho está limitada em 10 graus (flexo de joelho), entretanto a
amplitude passiva de flexão alcança 90 graus. Além disso nota-se uma fraqueza importante do quadríceps (grau 3) e
uma hipotrofia do vasto medial oblíquo.Esta paciente encontra-se na Fase 1 da reabilitação, na qual dentro das primeiras
4 semanas você tem como objetivos principais: recuperar uma contração efetiva do quadríceps e recuperar
gradualmente a amplitude de movimento.Analise o caso clínico e verifique se as condutas descritas estão adequadas para cada objetivo e assinale a alternativa incorreta:
C) objetivo 1= para recuperar a contração efetiva do quadríceps. Conduta=exercício de fortalecimento na cadeira extensora.
“Aquecimento é uma técnica normalmente praticada antes de atividades desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões. Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.Já o aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral.” Wikipédia 2016
Qual das técnicas de alongamento podem ser utilizadas como forma de aquecimento antes do início da prática de uma atividade física?
C) alongamentos dinâmicos
Considere o movimento de dorsiflexão necessário para sentar em uma cadeira e deambular.
Um paciente chega para você com história de fratura de tíbia à esquerda, queixando-se ter dificuldade para andar e sentar em uma cadeira devido à rigidez articular do tornozelo. Ao realizar a goniometria do mesmo você nota uma dorsiflexâo de zero graus.Você determina como objetivo principal do tratamento o ganho de dorsiflexão deste paciente. Quais condutas abaixo você poderá utilizar para ganhar a dorsiflexão e qual a musculatura correspondente que deverá ser alongada?Assinale a alternativa correta:
I.Para sentar-se em uma cadeira é necessário alongar o músculo solear. Alongamento estático passivo seria indicado.
II.Para deambular com a dorsiflexão necessária na fase de apoio é necessário alongar o gastrocnêmio e solear. Alongamento estático ativo para o paciente fazer em casa seria indicado.
III.Tanto para sentar como para deambular é necessário recuperar a flexibilidade do músculo tibial anterior para desenvolver a dorsiflexão. Alongamento com técnicas de inibição neuromuscular seriam muscular.
IV. O alongamento do tríceps sural será necessário e as técnicas de inibição neuromuscular eficientes para este objetivo.
V.Tanto a flexibilidade do tibial anterior como do tríceps sural são fundamentais para o desenvolvimento da dorsiflexão do tornozelo. As técnicas ativas ou passivas de alongamento são indicadas.
Estão corretas as alternativas:

Outros materiais