Buscar

gerador elétrico de limão

Prévia do material em texto

EEB PROFESSORA EULINA HELEODORO BARRETO
DISIPLINA DE FÍSICA
SÉRIE: 3°01, TURMA:301
Gerador de corrente elétrica de limão
Guilherme Ferreira
PROFESSOR: ANTONIO MARCOS SILVA DE ANDRADE
IMARUÍ, 2023
1. INTRODUÇÃO
Para primeiro entender este experimento, deve se saber o que é uma corrente elétrica. Para se falar claramente, uma corrente elétrica é uma carga elétrica em fluxo ordenado, onde se movimenta em um condutor sólido ou em soluções iônicas (exemplo, NaCl na agua), com isso é de se gerar a energia elétrica conhecida.
De modo claro, este experimento é uma de várias formas de se encontra fontes de energia em diversos tipos de geradores, e essa em específica é um gerador químico, um tanto quanto arcaico na forma simples de funcionamento, mas a sua forma de gerar energia é interessante de se ver.
2. OBJETIVO
O objetivo deste experimento é de comprovar a existência da corrente elétrica através da produção das cargas elétricas feitas por reações químicas, assim sendo vai ser utilizado limões para esta experiência por possuir o ácido cítrico, por possuir cátions e aníons, qual vai se necessário para a comprovação deste teste. 
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais na montagem: três fios de cobre de 5,5 cm de comprimento e 1mm de espessura, 3 clipes de papel, 35 cm de fio flexível de cobre, três limões e um alicate de corte. 
 
 Figura 1: próprio autor
 
Materiais na prática: três limões conectados pelos fios flexíveis e uma calculadora de bolso de uma pilha de 1.5v.
Como montar: sua montagem é simples, primeiro faça três arcos com os fios de cobre e com os clipes (no caso só foi necessário cortar uma das ponta deles), em seguida introduza um fio de cobre e um clipe a cada limão, após terminar isso conecte um fio flexível da seguinte forma, o primeiro limão conecte o fio ao cobre e no segundo conecte ao do clipe, repita isso do terceiro limão ao segundo, com isso no final sobrará dois engates um de cobre e outro de clipe, essas serão as saídas das baterias, na saída de clipe é o positivo e o cobre negativo, com isso conecte cada ponta com as entradas de positivo e negativo da calculadora e pronto. 
 Figura 2: próprio autor
 
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Primeiros teste foi feito com um tipo de limão que não possuía alta acides com isso não se mostrava sinais de carga alguma na calculadora, mas após utilizar um limão caipira, no começo do mesmo modo não mostrava sinais, mas após algumas tentativas de conexão foi percebido que a sim polos positivos e negativos na bateria, onde a ponta de cobre seria o negativo e as de clipe positivo, por fim de forma rápida a calculadora ligou, confirmando que a acides dos limões ao fazerem contato com os matérias de condução, fez com que gerasse uma reação química e com isso uma corrente elétrica. Sua tensão não se deve ser ao máximo de 0,75v e sua correte até 0,5 Ma, com isso foi mais do que necessário para o funcionamento da calculadora.
Figura 3: próprio autor 
Obs: mesmo que nas imagens aparentam funcionar por conta da luz, realmente os limões que estão dando energia.
5. CONCLUSÃO
Então conclui-se que por conta de o limão conter o ácido cítrico, e agua em seu interior, faz com que cause gerar íons positivos e negativos ou de outra forma, soluções de cátions e ânions, e quando misturados e se deslocando, causa a criação de uma corrente elétrica de 0,75v fazendo ser capas de funcionar uma pequena calculadora. Claro que não é uma alta produção, mas isso só mostrou que a energia pode ser produzida através de reações químicas.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 [1]. Corrente elétrica: o que é, tipos, fórmula, efeitos. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/corrente-eletrica.htm#:~:text=A%20corrente%20el%C3%A9trica%20%C3%A9%20o>.
[2]. Área 42: como produzir energia elétrica com limões (e outros ingredientes) - Tecmundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lV9yUAa19I4>. Acesso em: 19 ago. 2023.

Mais conteúdos dessa disciplina