Buscar

8 SISH - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS

Prévia do material em texto

8º SISH - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS
VALORES E COMPROMISSOS PARA PRESERVAR E AMPLIAR CONQUISTAR NO CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS 
Competência social: dimensão ética + instrumental. Abrange principalmente as habilidades sociais (variabilidade), valores de convivência, autonomia, conhecimento e autoconhecimento, e em “segundo plano” tarefas interpessoais, práticas culturais existentes, produtos agregados e novas práticas culturais. 
3 campos importantes no campo das habilidades sociais 
- Autocontrole. Rachlin (1974), inibição do desempenho de respostas impulsivas, mais prováveis, porém com consequências imediatas que comprometem a competência social. Mischel (1958), experimento do marshmallow: capacidade de tolerar atraso de gratificação, ou seja, de substituir respostas que gerariam consequências positivas imediatas por outras com consequências positivas somente em médio ou longo prazo. 
- Empatia. Capacidade de compreender e sentir o que alguém pensa e sente em situação de demanda afetiva e, ainda, de comunicar tal compreensão e sentimento ao outro, como uma forma de conforto, apoio e compartilhamento. 
- Assertividade. Comportamentos sociais de enfrentamento de situações que envolvem risco de reação indesejável do interlocutor e requerem a expressão apropriada de sentimentos, desejos e opiniões com controle, de um lado, da ansiedade e agressividade e, de outro, da passividade (Del Prette & Del Prette, 2005). 
COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL, PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS E FELICIDADE DE CRIANÇAS DO ENSIONO FUNDAMENTAL I
As habilidades sociais atuam como fator de proteção
As habilidades sociais foram associadas à percepção de bem-estar subjetivo de crianças de 8 a 12 anos (França-Freitas, Del Prette & Del Prette, 2018)
A direção das associações corrobora a hipótese de que a felicidade está associada com seu repertório social, comportamental e emocional.
IMPACTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E DEPRESSAO MATERNA PARA PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS: EFEITOS DE MODERAÇÃO 
Problemas de comportamento – principais queixas: escola e família é multideterminado por: variáveis demográficas, conflitos conjugais, depressão materna, parentalidade, habilidades sociais etc. 
HABILIDADES SOCIAIS E TERAPIA ANALÍTICO COMPORTAMENTAL 
Modelo da teoria dos papeis 
Modelo da assertividade 
Modelo de aprendizagem social 
Modelo da percepção social – autoconhecimento 
Autores: Del Prette e Del Prette, MacFarlane e Caballo
Não há consenso do conceito bem definido de habilidades sociais. Mas há um consenso de que as habilidades sociais são comportamentos aprendidos. Comportamento habilidosos desde que consigam produzir reforçadores 
Competência social: atributo avaliativo 
Habilidades sociais e competência social – indissociáveis 
Molares e moleculares (Del Prette & Del Prette, 2001)
Situacional Geral. Alberti e Emmons (1978)
Sturmey, P. – Análise funcional 
a) Especificar os comportamentos substitutos tomados durante a intervenção, ou seja, comportamentos adaptativos que podem ser efetivos em servir aquela mesma função;
b) Especificar em termos funcionais as consequências
c) Especificar as contingências que tem falhado em manter a resposta adaptativa
Kanfer e Saslow (1976) – excesso comportamental (ocorre demais, falta de controle de estímulo/impulso), déficit comportamental (baixa frequência) e reservas comportamentais (sabe fazer bem)
Formulação de caso: entrevista clínica -> instrumentos e escalas 
Procedimentos de ensino: role playing, vídeos/filmes, vídeo feedback, solução de problemas, tarefas de discussão, tarefas de casa, biblioterapia
PESQUISAS em habilidades sociais 
Poucos estudos que avaliem intervenção – lacuna 
Populações específicas requerem habilidades especificas
PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Habilidades sociais são muito importantes para a aprendizagem, para os relacionamentos e trabalho em grupo, favorecendo a formação profissional
Importância das habilidades sociais para a saúde mental
Compromisso do IES deveriam contemplar uma formação do indivíduo mais abrangente = formação técnica + interação interpessoal e social 
Limitações: uso apenas de autorrelato na avaliação das habilidades sociais; carência de um instrumento envolvendo habilidades sociais de trabalho em equipe 
Desdobramentos/estudos futuros: possibilidade de inserção de HS no Ensino Superior; outras medidas de avaliação mais específica para esse contexto.

Continue navegando