Logo Passei Direto
Buscar

ExerciciosStoodiMed_Dezembro_01

User badge image
Giovana Adely

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Seguindo com a nossa revisão geral dos assuntos abordados ao longo do ano, nesta semana revisaremos os conteúdos da área da Sintaxe, conforme o conteúdo presente em nossos módulos que exploram esse conhecimento.
A maneira como é feita a apresentação de nomes e títulos de quem profere uma fala em um evento oferece uma informação específica a respeito do tema. No trecho lido, ao colocar o nome do conferencista entre vírgulas, o autor
a) generaliza o tipo de abordagem realizada pelo pesquisador.
b) contextualiza o leitor sobre quem é o pesquisador conferencista.
c) destaca subjetivamente a importância do pesquisador para o evento.
d) induz o leitor a concluir erroneamente que somente ele pesquisa esse tema.
e) singulariza a presença e as características atribuídas ao pesquisador.

Diferentes construções sintáticas podem ser feitas, considerando o destaque que se deseja dar a algum elemento da frase e, por causa disso, é preciso dar atenção às regras de concordância.
Com base nessas informações e na leitura adequada do ambiente sintático em que se encontram os verbos destacados no texto, conclui-se que
a) caso o substantivo movimentos não estivesse no plural, a forma verbal adequada seria aparece.
b) os dois apresentam sujeito plural posposto: mulher e libertação no primeiro caso e cartazes no segundo.
c) o sujeito da primeira forma verbal é o antecedente é lugares, enquanto o da segunda é cartazes.
d) ambos concordam com sujeito posposto: luta e movimentos no primeiro caso e cartazes no segundo.
e) o sujeito antecedente da primeira forma verbal é feminicídios e o da segunda, cartazes.

Com base no texto, responda.
Na frase “Fica a impressão de que as amostras de alimentos deveriam aproveitar a crise para reformular seu portfólio”, a oração destacada tem a mesma função sintática da oração destacada em
a) É inútil uma coleção de armas para quem já não caça mais.
b) Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa pela pandemia de obesidade.
c) Os autores lembraram-se de que o confinamento piorou o estado nutricional das pessoas.
d) O futuro se nos oculta para que nós o imaginemos.
e) As principais ações dependiam de que os integrantes do grupo discutissem a questão.

Leia a crônica “Almas penadas”, de Olavo Bilac, publicada originalmente em 1902.
Assinale a alternativa em que as duas palavras exercem no texto a mesma função sintática.
a) "Indesejada" (v.1), "medo" (v.3).
b) "campo" (v.8), "lugar" (v.10).
c) "dia" (v.6), "mesa" (v.9).
d) "Indesejada" (v.1), "dia" (v.6).
e) "gentes" (v.1), "noite" (v.6).

A expressão sublinhada em “No fundo da alma de todo o repórter há sempre um poeta...” (5º parágrafo) exerce a mesma função sintática da expressão sublinhada em
a) “Esta nota de morcegos deve ser um chique romântico do noticiarista.” (5º parágrafo)
b) “Os tempos melhoraram, mas guardam ainda um pouco dessa primitiva credulidade.” (1º parágrafo)
c) “Os animais, que esvoaçavam espavoridos, eram sem dúvida os frangões roubados aos quintais das casas...” (5º parágrafo)
d) “Desta casa sumiram-se as arandelas, daquela outra as galinhas, daquela outra as joias...” (3º parágrafo)
e) “Dizem as folhas que a polícia, competentemente munida de bentinhos e de revólveres, de amuletos e de sabres, assaltou anteontem o reduto do fantasma.” (4º parágrafo)

O deslocamento de segmentos de um texto pode ou não afetar as relações de sentido estabelecidas. Assinale a alternativa em que o deslocamento de segmentos, considerando os ajustes com maiúscula, minúscula e pontuação, mantém as relações de sentido no contexto em que ocorrem.
a) Hoje (ref. 9) para imediatamente depois de seus coevos (ref. 10).
b) porém (ref. 12) para imediatamente antes de seus coevos (ref. 10).
c) sempre (ref. 22) para imediatamente depois de mãos (ref. 26).
d) em campo (ref. 29) para imediatamente depois de coletivos (ref. 28).
e) Conforme corre o jogo (ref. 33) para imediatamente depois de classifica (ref. 35).

Esta questão avalia conhecimentos sobre análise linguística (relações sintáticas). Assinale a alternativa que analisa corretamente a oração subordinada substantiva “que a diversidade cultural é indispensável para a paz e a segurança no plano local, nacional e internacional”.
a) Subjetiva.
b) Predicativa.
c) Objetiva direta.
d) Objetiva indireta.
e) Completiva nominal.

No que diz respeito às questões linguísticas do texto, é correto afirmar que:
a) A expressão “Por isso” (ref. 3) retoma o período anterior e introduz uma conclusão das informações nele expostas.
b) No trecho “a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros” (ref. 1), os termos sublinhados são sintaticamente classificados como predicado nominal.
c) No período “Familiares, amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem prescrição (25%)” (ref. 2), os termos sublinhados são respectivamente: complemento nominal e predicativo do objeto.
d) O trecho “O farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação” (ref. 4) está na voz ativa e sua correta transposição para a voz passiva é “Os perigos da automedicação foram alertados pelo farmacêutico Tarcísio Palhano”.
e) O uso da palavra “já”, no trecho “a pessoa já se automedica” (ref. 5) expressa o mesmo sentido em “Julia faz Medicina, já Camila preferiu Direito”.

Considere o emprego da vírgula no trecho a seguir: "Para total e completa surpresa da comunidade científica, o experimento não detectou diferenças na velocidade da luz [...]" (6º§). Assinale a opção em que o uso da vírgula ocorre pelo mesmo motivo do trecho acima.
a) "Esse encolhimento de fato existe, mas não como proposto pelos dois." (7º§)
b) "[...] o caminho que leva ao conhecimento é tortuoso e, às vezes, vai até para trás[...]" (1º§)
c) "Em meio à perplexidade generalizada, várias tentativas de explicar o achado foram propostas [...]" (7º§)
d) "No entanto, uma rápida olhada na história da ciência permite ver que não é bem assim[...]" (1º§)
e) "Apenas em 1905 Einstein explicou o que estava acontecendo, com sua teoria da relatividade especial." (8º§)

Sobre a formação socioespacial chilena, é correto afirmar que
a) pratica a vitivinicultura na Patagônia, extrai bauxita no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no Estado e as privatizações foram generalizadas.
b) extrai cobre da Patagônia, pratica a salmonicultura no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no mercado e as privatizações só atingiram o setor do petróleo.
c) pratica a carcinicultura na Patagônia, extrai ouro do Atacama, conta com uma economia centrada nas empresas estatais e as privatizações foram inexistentes.
d) extrai cobre do Atacama, pratica a salmonicultura na Patagônia, conta com uma economia bastante centrada no mercado e as privatizações foram generalizadas.

Nela, encontram-se as regras e normas pelas quais se guiam um Estado e sua população. As constituições refletem os diferentes países e os diferentes momentos da vida de cada um deles. Relacione as várias constituições brasileiras, elaboradas no decorrer da história do País, apresentadas na COLUNA A, às características que as identificam, listadas na COLUNA B.
Assinale abaixo a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
( ) Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte, representou o retorno das liberdades civis e estabeleceu o direito e a obrigação de votar para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos de ambos os sexos.
( ) Instituiu o voto secreto e o voto feminino. Também tratou dos direitos sociais, dispondo sobre a legislação trabalhista e estabelecendo o ensino primário gratuito e de frequência obrigatória.
( ) Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte e chamada de “Constituição Cidadã”, representou o retorno dos direitos civis e políticos e, também, a extensão dos direitos sociais.
a) 1 – 3 – 2
b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
e) 1 – 2 – 3

No decorrer do ano de 2015 viveu-se um período de intensas discussões no Congresso Nacional, em função da tão falada reforma política. Há muitos anos debate-se a necessidade de reformas na estrutura política brasileira e o congresso apresentou sua proposta, que foi sancionada pela presidente da República. Essa não foi a primeira vez que discutiu-se o sistema eleitoral brasileiro. A diferença é que, com o passar dos anos, nossa democracia vem se afirmando e a sociedade civil tem ficado mais exigente, e assim, querem melhores políticos. Como não veem, se desencantam e isso leva a indagações como a que foi feita por Zuenir Ventura em sua crônica:por que os jovens não gostam de política? “(...) por que será que os jovens, mesmo os mais ligados, se desinteressam cada vez mais por política? A culpa será deles? Uma boa pergunta para os políticos responderem.” No decorrer de nossa história, várias foram as características do voto no Brasil, pois a cada nova constituição novas regras eram aplicadas.
Considerando o que foi exposto, o sufrágio na constituição de
a) 1824 era direto, descoberto e universal masculino.
b) 1891 era direto, secreto e universal.
c) 1934 era indireto e excluía as mulheres e analfabetos.
d) 1946 era direto, secreto e excluía os analfabetos.

A Constituição Republicana Brasileira de 1891, com influência positivista, provocou a separação entre a Igreja e o Estado, dando a este, pelo menos oficialmente, um caráter laico. Observe as afirmacoes abaixo acerca da postura da Igreja Católica no que diz respeito a essa separação.
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que
I. As tentativas da Igreja Católica objetivando recuperar seu espaço politico, principalmente, expressam-se durante toda a primeira república com bastante ênfase e, apesar do que dizia a Constituição, a “reação católica” direcionada pela cúpula eclesiástica foi uma constante nesse período.
II. A Igreja Católica tentou incorporar as “reivindicações católicas” na Reforma Constitucional de 1926, obtendo sucesso. E nesse mesmo ano, como expressão dessa vitória, cria, com o apoio de intelectuais católicos, a Liga Eleitoral Católica (LEC) objetivando uma intervenção mais direta nos rumos da sociedade brasileira.
a) ambas são verdadeiras.
b) I é verdadeira e II é falsa.
c) I é falsa e II é verdadeira.
d) ambas são falsas.

Em 1891, foi promulgada a primeira Constituição da história da República brasileira. Acerca dessa carta constitucional, pode-se afirmar que
a) o texto era bastante influenciado pela Constituição da Terceira República francesa.
b) instituiu o federalismo, permitindo a descentralização do poder.
c) instaurou o sistema parlamentarista e o voto indireto.
d) promoveu a subordinação da Igreja Católica brasileira ao Estado nacional.

Em todos os modelos, as eleições se decidem por maioria de votos. Nesse sentido, as eleições podem ser de vários tipos: simples, relativo e absoluto. Conforme o tipo adotado, ganha o candidato que obtiver mais votos, com qualquer número, ou é estabelecido um quorum, uma quantidade mínima de votos, para que haja vencedor, e a eleição seja validada, ou, ainda, é exigido metade mais um dos votos válidos.
Estão corretas
I. no tempo da colônia, os nobres podiam eleger, entre eles, representantes dos conselhos locais.
II. na República Velha, a riqueza deixou de ser requisito para votar e ser votado.
III. a Constituição de 1946 manteve a proibição de voto dos analfabetos e das mulheres.
IV. o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim às eleições diretas para presidente.
V. a Constituição de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito de todos.
a) apenas as afirmativas I e IV.
b) apenas as afirmativas I, II e V.
c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
d) apenas as afirmativas III e IV.
e) todas.

Na reprodução humana, a fecundação compreende a entrada do pronúcleo masculino no ovócito secundário que, por sua vez, conclui a sua meiose II e origina o pronúcleo feminino e mais um glóbulo polar. Os pronúcleos masculino e feminino carregam todas as moléculas de DNA nuclear que compõem a primeira célula diploide. Para a ocorrência da primeira duplicação desta célula
a) os pronúcleos fundem os seus envoltórios nucleares e em seguida inicia-se a permutação entre os cromossomos homólogos.
b) os pronúcleos têm suas moléculas de DNA duplicadas e em seguida há o alinhamento dos cromossomos homólogos.
c) cada pronúcleo inicia a anáfase para a separação das cromátides-irmãs e em seguida ambos fundem seus envoltórios nucleares.
d) os pronúcleos fundem os seus envoltórios nucleares e em seguida inicia-se o pareamento dos cromossomos homólogos na metáfase.
e) cada pronúcleo desintegra seu envoltório nuclear e em seguida inicia-se a fusão dos cromossomos maternos aos paternos.

Em maio de 2021, a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (International Society for Stem Cell Research – ISSCR) divulgou novas diretrizes que relaxaram a regra dos 14 dias, um consenso internacional de que embriões humanos poderiam ser cultivados em laboratório apenas até 14 dias após a fertilização. A mudança abre a porta, em países onde essa pesquisa é legal, para que os cientistas comecem a explorar o que acontece depois que o embrião normalmente teria se implantado no útero, lançando luz sobre o desenvolvimento e a reprodução humana. Dentro desse período de 14 dias, uma série de eventos ocorre durante o processo de desenvolvimento do embrião. Assinale a alternativa correta em relação aos primeiros dias do processo de desenvolvimento embrionário natural no corpo humano.
a) O óvulo fecundado, aproximadamente 3 dias depois da fecundação, chega até o útero, ainda como uma única célula, coberta pela zona pelúcida.
b) A implantação do embrião na parede uterina ocorre quando ele se encontra como uma massa indiferenciada de células compactadas, chamada de mórula.
c) O processo chamado de nidação inicia no momento da fecundação e envolve o desenvolvimento da zona pelúcida, que protegerá o embrião até o momento da implantação na parede uterina.
d) A formação do blastocisto, que contém uma cavidade interna chamada blastocele, delimitada por uma camada de células, o trofoblasto e um aglomerado celular na parede interna, o embrioblasto, ocorre após sucessivas clivagens.
e) Os folhetos embrionários, que darão origem aos diferentes tipos de tecidos do corpo, já estão presentes no blastocisto, representados pelo trofoblasto, embrioblasto e zona pelúcida.

Quando começa a vida? Desde sempre, e sem uma resposta satisfatória, as pessoas se perguntam quando começa a vida humana. Alguns argumentam que, desde o momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo, processo que dá início à gestação, já há início da VIDA. Outros defendem que é preciso um coração pulsando e um cérebro funcionando, ou seja, a presença de sistemas circulatório e nervoso, para que o FETO seja considerado um ser vivo. Aqueles que acreditam que a vida se inicia a partir do momento da FERTILIZAÇÃO ou concepção defendem que interromper a gestação em qualquer etapa é aborto. Outra concepção sobre o início da vida humana difere da primeira “apenas em alguns dias”. De acordo com essa corrente, a vida se inicia apenas com a FIXAÇÃO do óvulo fecundado no útero. Para a teoria embriológica, por sua vez, a vida começa quando o embrião adquire INDIVIDUALIDADE e pode se DIVIDIR, dando origem a outros indivíduos. Já a teoria neurológica aplica a definição de morte para marcar o início da vida: "se a morte é o fim das ondas cerebrais, então vida é o início dessa atividade”.
Quanto às palavras nele destacadas, assinale a alternativa que as justifica, explica ou descreve CORRETAMENTE.
a) A fecundação ou fertilização é a fusão de um par de gametas, com formação do zigoto. Na espécie humana, ocorre no terço inicial do oviduto, nas primeiras 24 horas após a ovulação.
b) A vida neurológica inicia-se com a formação do tubo neural, por volta da 5ª semana, que começa pelo achatamento do mesoderma, formando a crista neural. Esta continua a se dobrar até que suas bordas laterais, chamadas de placas neurais, se toquem e se fundam, formando o tubo neural.
c) O embrião chega ao útero por volta do 7º dia após a fecundação, no estágio de mórula, constituído de 8 células, por meio do fenômeno de nidação. Assim, o feto se fixa no útero, e a gestação se inicia.
d) O desenvolvimento embrionário tem início com a primeira divisão meiótica ou clivagem do zigoto, entre o terceiro e quarto dia após a fecundação, formando os blastômeros. A fase de segmentação ou clivagem vai desde a primeira divisão do zigoto até a formação dos folhetos germinativos.
e) Na maioria das espécies, a organogênese inicia-se na 4ª semana gestacional, com a definição dos destinos celulares e do plano corporal do futuro animal. Nesse estágio, passa a ser chamado de feto.

Muitas são as doenças que podem afligir os seres humanos. No campo dos avanços tecnológicos, é possível verificar a condição fetal em diferentes estágios de seu progresso. No caso da Síndrome de Down, sua identificação antes do nascimento pode ser possível, entre outras, graças a exames como:
a) Análise fisiopatológica do colo vaginal e biópsia do vilo do ovário
b) Amniocentese e a biópsia do vilo corial
c) Biópsia do vilo do ovário e amniocentese
d) Ultrassonografia das trompas e análise do líquido placentário.

A gravidez ectópica ocorre quando
a) a nidação do embrião ocorre no útero.
b) o óvulo e o endométrio sofrem descamação.
c) a implantação do óvulo fertilizado ocorre fora da cavidade uterina.
d) o embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem ocorrer a fecundação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Seguindo com a nossa revisão geral dos assuntos abordados ao longo do ano, nesta semana revisaremos os conteúdos da área da Sintaxe, conforme o conteúdo presente em nossos módulos que exploram esse conhecimento.
A maneira como é feita a apresentação de nomes e títulos de quem profere uma fala em um evento oferece uma informação específica a respeito do tema. No trecho lido, ao colocar o nome do conferencista entre vírgulas, o autor
a) generaliza o tipo de abordagem realizada pelo pesquisador.
b) contextualiza o leitor sobre quem é o pesquisador conferencista.
c) destaca subjetivamente a importância do pesquisador para o evento.
d) induz o leitor a concluir erroneamente que somente ele pesquisa esse tema.
e) singulariza a presença e as características atribuídas ao pesquisador.

Diferentes construções sintáticas podem ser feitas, considerando o destaque que se deseja dar a algum elemento da frase e, por causa disso, é preciso dar atenção às regras de concordância.
Com base nessas informações e na leitura adequada do ambiente sintático em que se encontram os verbos destacados no texto, conclui-se que
a) caso o substantivo movimentos não estivesse no plural, a forma verbal adequada seria aparece.
b) os dois apresentam sujeito plural posposto: mulher e libertação no primeiro caso e cartazes no segundo.
c) o sujeito da primeira forma verbal é o antecedente é lugares, enquanto o da segunda é cartazes.
d) ambos concordam com sujeito posposto: luta e movimentos no primeiro caso e cartazes no segundo.
e) o sujeito antecedente da primeira forma verbal é feminicídios e o da segunda, cartazes.

Com base no texto, responda.
Na frase “Fica a impressão de que as amostras de alimentos deveriam aproveitar a crise para reformular seu portfólio”, a oração destacada tem a mesma função sintática da oração destacada em
a) É inútil uma coleção de armas para quem já não caça mais.
b) Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa pela pandemia de obesidade.
c) Os autores lembraram-se de que o confinamento piorou o estado nutricional das pessoas.
d) O futuro se nos oculta para que nós o imaginemos.
e) As principais ações dependiam de que os integrantes do grupo discutissem a questão.

Leia a crônica “Almas penadas”, de Olavo Bilac, publicada originalmente em 1902.
Assinale a alternativa em que as duas palavras exercem no texto a mesma função sintática.
a) "Indesejada" (v.1), "medo" (v.3).
b) "campo" (v.8), "lugar" (v.10).
c) "dia" (v.6), "mesa" (v.9).
d) "Indesejada" (v.1), "dia" (v.6).
e) "gentes" (v.1), "noite" (v.6).

A expressão sublinhada em “No fundo da alma de todo o repórter há sempre um poeta...” (5º parágrafo) exerce a mesma função sintática da expressão sublinhada em
a) “Esta nota de morcegos deve ser um chique romântico do noticiarista.” (5º parágrafo)
b) “Os tempos melhoraram, mas guardam ainda um pouco dessa primitiva credulidade.” (1º parágrafo)
c) “Os animais, que esvoaçavam espavoridos, eram sem dúvida os frangões roubados aos quintais das casas...” (5º parágrafo)
d) “Desta casa sumiram-se as arandelas, daquela outra as galinhas, daquela outra as joias...” (3º parágrafo)
e) “Dizem as folhas que a polícia, competentemente munida de bentinhos e de revólveres, de amuletos e de sabres, assaltou anteontem o reduto do fantasma.” (4º parágrafo)

O deslocamento de segmentos de um texto pode ou não afetar as relações de sentido estabelecidas. Assinale a alternativa em que o deslocamento de segmentos, considerando os ajustes com maiúscula, minúscula e pontuação, mantém as relações de sentido no contexto em que ocorrem.
a) Hoje (ref. 9) para imediatamente depois de seus coevos (ref. 10).
b) porém (ref. 12) para imediatamente antes de seus coevos (ref. 10).
c) sempre (ref. 22) para imediatamente depois de mãos (ref. 26).
d) em campo (ref. 29) para imediatamente depois de coletivos (ref. 28).
e) Conforme corre o jogo (ref. 33) para imediatamente depois de classifica (ref. 35).

Esta questão avalia conhecimentos sobre análise linguística (relações sintáticas). Assinale a alternativa que analisa corretamente a oração subordinada substantiva “que a diversidade cultural é indispensável para a paz e a segurança no plano local, nacional e internacional”.
a) Subjetiva.
b) Predicativa.
c) Objetiva direta.
d) Objetiva indireta.
e) Completiva nominal.

No que diz respeito às questões linguísticas do texto, é correto afirmar que:
a) A expressão “Por isso” (ref. 3) retoma o período anterior e introduz uma conclusão das informações nele expostas.
b) No trecho “a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros” (ref. 1), os termos sublinhados são sintaticamente classificados como predicado nominal.
c) No período “Familiares, amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem prescrição (25%)” (ref. 2), os termos sublinhados são respectivamente: complemento nominal e predicativo do objeto.
d) O trecho “O farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação” (ref. 4) está na voz ativa e sua correta transposição para a voz passiva é “Os perigos da automedicação foram alertados pelo farmacêutico Tarcísio Palhano”.
e) O uso da palavra “já”, no trecho “a pessoa já se automedica” (ref. 5) expressa o mesmo sentido em “Julia faz Medicina, já Camila preferiu Direito”.

Considere o emprego da vírgula no trecho a seguir: "Para total e completa surpresa da comunidade científica, o experimento não detectou diferenças na velocidade da luz [...]" (6º§). Assinale a opção em que o uso da vírgula ocorre pelo mesmo motivo do trecho acima.
a) "Esse encolhimento de fato existe, mas não como proposto pelos dois." (7º§)
b) "[...] o caminho que leva ao conhecimento é tortuoso e, às vezes, vai até para trás[...]" (1º§)
c) "Em meio à perplexidade generalizada, várias tentativas de explicar o achado foram propostas [...]" (7º§)
d) "No entanto, uma rápida olhada na história da ciência permite ver que não é bem assim[...]" (1º§)
e) "Apenas em 1905 Einstein explicou o que estava acontecendo, com sua teoria da relatividade especial." (8º§)

Sobre a formação socioespacial chilena, é correto afirmar que
a) pratica a vitivinicultura na Patagônia, extrai bauxita no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no Estado e as privatizações foram generalizadas.
b) extrai cobre da Patagônia, pratica a salmonicultura no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no mercado e as privatizações só atingiram o setor do petróleo.
c) pratica a carcinicultura na Patagônia, extrai ouro do Atacama, conta com uma economia centrada nas empresas estatais e as privatizações foram inexistentes.
d) extrai cobre do Atacama, pratica a salmonicultura na Patagônia, conta com uma economia bastante centrada no mercado e as privatizações foram generalizadas.

Nela, encontram-se as regras e normas pelas quais se guiam um Estado e sua população. As constituições refletem os diferentes países e os diferentes momentos da vida de cada um deles. Relacione as várias constituições brasileiras, elaboradas no decorrer da história do País, apresentadas na COLUNA A, às características que as identificam, listadas na COLUNA B.
Assinale abaixo a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
( ) Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte, representou o retorno das liberdades civis e estabeleceu o direito e a obrigação de votar para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos de ambos os sexos.
( ) Instituiu o voto secreto e o voto feminino. Também tratou dos direitos sociais, dispondo sobre a legislação trabalhista e estabelecendo o ensino primário gratuito e de frequência obrigatória.
( ) Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte e chamada de “Constituição Cidadã”, representou o retorno dos direitos civis e políticos e, também, a extensão dos direitos sociais.
a) 1 – 3 – 2
b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
e) 1 – 2 – 3

No decorrer do ano de 2015 viveu-se um período de intensas discussões no Congresso Nacional, em função da tão falada reforma política. Há muitos anos debate-se a necessidade de reformas na estrutura política brasileira e o congresso apresentou sua proposta, que foi sancionada pela presidente da República. Essa não foi a primeira vez que discutiu-se o sistema eleitoral brasileiro. A diferença é que, com o passar dos anos, nossa democracia vem se afirmando e a sociedade civil tem ficado mais exigente, e assim, querem melhores políticos. Como não veem, se desencantam e isso leva a indagações como a que foi feita por Zuenir Ventura em sua crônica:por que os jovens não gostam de política? “(...) por que será que os jovens, mesmo os mais ligados, se desinteressam cada vez mais por política? A culpa será deles? Uma boa pergunta para os políticos responderem.” No decorrer de nossa história, várias foram as características do voto no Brasil, pois a cada nova constituição novas regras eram aplicadas.
Considerando o que foi exposto, o sufrágio na constituição de
a) 1824 era direto, descoberto e universal masculino.
b) 1891 era direto, secreto e universal.
c) 1934 era indireto e excluía as mulheres e analfabetos.
d) 1946 era direto, secreto e excluía os analfabetos.

A Constituição Republicana Brasileira de 1891, com influência positivista, provocou a separação entre a Igreja e o Estado, dando a este, pelo menos oficialmente, um caráter laico. Observe as afirmacoes abaixo acerca da postura da Igreja Católica no que diz respeito a essa separação.
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que
I. As tentativas da Igreja Católica objetivando recuperar seu espaço politico, principalmente, expressam-se durante toda a primeira república com bastante ênfase e, apesar do que dizia a Constituição, a “reação católica” direcionada pela cúpula eclesiástica foi uma constante nesse período.
II. A Igreja Católica tentou incorporar as “reivindicações católicas” na Reforma Constitucional de 1926, obtendo sucesso. E nesse mesmo ano, como expressão dessa vitória, cria, com o apoio de intelectuais católicos, a Liga Eleitoral Católica (LEC) objetivando uma intervenção mais direta nos rumos da sociedade brasileira.
a) ambas são verdadeiras.
b) I é verdadeira e II é falsa.
c) I é falsa e II é verdadeira.
d) ambas são falsas.

Em 1891, foi promulgada a primeira Constituição da história da República brasileira. Acerca dessa carta constitucional, pode-se afirmar que
a) o texto era bastante influenciado pela Constituição da Terceira República francesa.
b) instituiu o federalismo, permitindo a descentralização do poder.
c) instaurou o sistema parlamentarista e o voto indireto.
d) promoveu a subordinação da Igreja Católica brasileira ao Estado nacional.

Em todos os modelos, as eleições se decidem por maioria de votos. Nesse sentido, as eleições podem ser de vários tipos: simples, relativo e absoluto. Conforme o tipo adotado, ganha o candidato que obtiver mais votos, com qualquer número, ou é estabelecido um quorum, uma quantidade mínima de votos, para que haja vencedor, e a eleição seja validada, ou, ainda, é exigido metade mais um dos votos válidos.
Estão corretas
I. no tempo da colônia, os nobres podiam eleger, entre eles, representantes dos conselhos locais.
II. na República Velha, a riqueza deixou de ser requisito para votar e ser votado.
III. a Constituição de 1946 manteve a proibição de voto dos analfabetos e das mulheres.
IV. o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim às eleições diretas para presidente.
V. a Constituição de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito de todos.
a) apenas as afirmativas I e IV.
b) apenas as afirmativas I, II e V.
c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
d) apenas as afirmativas III e IV.
e) todas.

Na reprodução humana, a fecundação compreende a entrada do pronúcleo masculino no ovócito secundário que, por sua vez, conclui a sua meiose II e origina o pronúcleo feminino e mais um glóbulo polar. Os pronúcleos masculino e feminino carregam todas as moléculas de DNA nuclear que compõem a primeira célula diploide. Para a ocorrência da primeira duplicação desta célula
a) os pronúcleos fundem os seus envoltórios nucleares e em seguida inicia-se a permutação entre os cromossomos homólogos.
b) os pronúcleos têm suas moléculas de DNA duplicadas e em seguida há o alinhamento dos cromossomos homólogos.
c) cada pronúcleo inicia a anáfase para a separação das cromátides-irmãs e em seguida ambos fundem seus envoltórios nucleares.
d) os pronúcleos fundem os seus envoltórios nucleares e em seguida inicia-se o pareamento dos cromossomos homólogos na metáfase.
e) cada pronúcleo desintegra seu envoltório nuclear e em seguida inicia-se a fusão dos cromossomos maternos aos paternos.

Em maio de 2021, a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (International Society for Stem Cell Research – ISSCR) divulgou novas diretrizes que relaxaram a regra dos 14 dias, um consenso internacional de que embriões humanos poderiam ser cultivados em laboratório apenas até 14 dias após a fertilização. A mudança abre a porta, em países onde essa pesquisa é legal, para que os cientistas comecem a explorar o que acontece depois que o embrião normalmente teria se implantado no útero, lançando luz sobre o desenvolvimento e a reprodução humana. Dentro desse período de 14 dias, uma série de eventos ocorre durante o processo de desenvolvimento do embrião. Assinale a alternativa correta em relação aos primeiros dias do processo de desenvolvimento embrionário natural no corpo humano.
a) O óvulo fecundado, aproximadamente 3 dias depois da fecundação, chega até o útero, ainda como uma única célula, coberta pela zona pelúcida.
b) A implantação do embrião na parede uterina ocorre quando ele se encontra como uma massa indiferenciada de células compactadas, chamada de mórula.
c) O processo chamado de nidação inicia no momento da fecundação e envolve o desenvolvimento da zona pelúcida, que protegerá o embrião até o momento da implantação na parede uterina.
d) A formação do blastocisto, que contém uma cavidade interna chamada blastocele, delimitada por uma camada de células, o trofoblasto e um aglomerado celular na parede interna, o embrioblasto, ocorre após sucessivas clivagens.
e) Os folhetos embrionários, que darão origem aos diferentes tipos de tecidos do corpo, já estão presentes no blastocisto, representados pelo trofoblasto, embrioblasto e zona pelúcida.

Quando começa a vida? Desde sempre, e sem uma resposta satisfatória, as pessoas se perguntam quando começa a vida humana. Alguns argumentam que, desde o momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo, processo que dá início à gestação, já há início da VIDA. Outros defendem que é preciso um coração pulsando e um cérebro funcionando, ou seja, a presença de sistemas circulatório e nervoso, para que o FETO seja considerado um ser vivo. Aqueles que acreditam que a vida se inicia a partir do momento da FERTILIZAÇÃO ou concepção defendem que interromper a gestação em qualquer etapa é aborto. Outra concepção sobre o início da vida humana difere da primeira “apenas em alguns dias”. De acordo com essa corrente, a vida se inicia apenas com a FIXAÇÃO do óvulo fecundado no útero. Para a teoria embriológica, por sua vez, a vida começa quando o embrião adquire INDIVIDUALIDADE e pode se DIVIDIR, dando origem a outros indivíduos. Já a teoria neurológica aplica a definição de morte para marcar o início da vida: "se a morte é o fim das ondas cerebrais, então vida é o início dessa atividade”.
Quanto às palavras nele destacadas, assinale a alternativa que as justifica, explica ou descreve CORRETAMENTE.
a) A fecundação ou fertilização é a fusão de um par de gametas, com formação do zigoto. Na espécie humana, ocorre no terço inicial do oviduto, nas primeiras 24 horas após a ovulação.
b) A vida neurológica inicia-se com a formação do tubo neural, por volta da 5ª semana, que começa pelo achatamento do mesoderma, formando a crista neural. Esta continua a se dobrar até que suas bordas laterais, chamadas de placas neurais, se toquem e se fundam, formando o tubo neural.
c) O embrião chega ao útero por volta do 7º dia após a fecundação, no estágio de mórula, constituído de 8 células, por meio do fenômeno de nidação. Assim, o feto se fixa no útero, e a gestação se inicia.
d) O desenvolvimento embrionário tem início com a primeira divisão meiótica ou clivagem do zigoto, entre o terceiro e quarto dia após a fecundação, formando os blastômeros. A fase de segmentação ou clivagem vai desde a primeira divisão do zigoto até a formação dos folhetos germinativos.
e) Na maioria das espécies, a organogênese inicia-se na 4ª semana gestacional, com a definição dos destinos celulares e do plano corporal do futuro animal. Nesse estágio, passa a ser chamado de feto.

Muitas são as doenças que podem afligir os seres humanos. No campo dos avanços tecnológicos, é possível verificar a condição fetal em diferentes estágios de seu progresso. No caso da Síndrome de Down, sua identificação antes do nascimento pode ser possível, entre outras, graças a exames como:
a) Análise fisiopatológica do colo vaginal e biópsia do vilo do ovário
b) Amniocentese e a biópsia do vilo corial
c) Biópsia do vilo do ovário e amniocentese
d) Ultrassonografia das trompas e análise do líquido placentário.

A gravidez ectópica ocorre quando
a) a nidação do embrião ocorre no útero.
b) o óvulo e o endométrio sofrem descamação.
c) a implantação do óvulo fertilizado ocorre fora da cavidade uterina.
d) o embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem ocorrer a fecundação.

Prévia do material em texto

Dezembro
05/12 a 09/12
Lista de
Exercícios
Toda semana uma lista
com exercícios difíceis
exclusivos para você
praticar ainda mais!
Matérias:
Gramática
Geografia
História
Biologia
Matemática
Filosofia
Química
Gramática
Seguindo com a nossa revisão geral dos assuntos abordados ao longo do ano, nesta semana revisaremos os
conteúdos da área da Sintaxe, conforme o conteúdo presente em nossos módulos que exploram esse
conhecimento.
1. (Pucpr Medicina 2022) O texto a seguir é referência para a próxima questão.
A relevância do tema progresso para o segundo conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento, Steven
Pinker, é evidenciada pela notoriedade que ganhou sua defesa da psicologia evolucionista e da teoria computacional da
mente e pelo protagonismo que o conceito recebeu em sua obra mais recente, “O novo iluminismo”.
Disponível em:
<https://www.fronteiras.com/noticias/steven-pinker-fala-sobre-progresso-na-segunda-conferencia-da-temporada-2021>.
Acesso em: 10/9/21.
A maneira como é feita a apresentação de nomes e títulos de quem profere uma fala em um evento oferece uma informação
específica a respeito do tema. No trecho lido, ao colocar o nome do conferencista entre vírgulas, o autor
a) generaliza o tipo de abordagem realizada pelo pesquisador.
b) contextualiza o leitor sobre quem é o pesquisador conferencista.
c) destaca subjetivamente a importância do pesquisador para o evento.
d) induz o leitor a concluir erroneamente que somente ele pesquisa esse tema.
e) singulariza a presença e as características atribuídas ao pesquisador.
2. (Pucpr Medicina 2022) O trecho de reportagem a seguir é referência para a próxima questão.
[...]
Esta revolução feminina que todo o planeta abraça, até os rincões mais hostis à mulher, ainda é um paradoxo. É assim
neste Brasil-continente, onde, além disso, a maioria das mulheres não é branca. Se por um lado se trata do quinto país do
mundo com maior número de feminicídios, também é verdade que nele aparecem hoje, mais visíveis do que nunca, e mais
que em muitos outros lugares, a luta da mulher e seus movimentos de liberação. Há no Brasil coletivos femininos em
escolas públicas da periferia e nas escolas para ricos nos bairros centrais. Na Grande São Paulo, a maior cidade da
América Latina, começaram a ser vistos cartazes que incitam a denunciar a violência contra a mulher. E a mulher começa a
estar presente em todas as instituições do Estado e em todos os meios de comunicação.
Disponível em: <https://washingtonpamplona.com.br/o-mundo-das-mulheres-tem-que-fazer-a-revolucao-da-linguagem/>.
Acesso em: 10/08/21.
Diferentes construções sintáticas podem ser feitas, considerando o destaque que se deseja dar a algum elemento da frase
e, por causa disso, é preciso dar atenção às regras de concordância. Com base nessas informações e na leitura adequada
do ambiente sintático em que se encontram os verbos destacados no texto, conclui-se que
a) caso o substantivo movimentos não estivesse no plural, a forma verbal adequada seria aparece.
b) os dois apresentam sujeito plural posposto: mulher e libertação no primeiro caso e cartazes no segundo.
c) o sujeito da primeira forma verbal é o antecedente é lugares, enquanto o da segunda é cartazes.
d) ambos concordam com sujeito posposto: luta e movimentos no primeiro caso e cartazes no segundo.
e) o sujeito antecedente da primeira forma verbal é feminicídios e o da segunda, cartazes.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Direito e avesso
Rachel de Queiroz
Conheci uma moça que escondia como um crime certa feia cicatriz de queimadura que tinha no corpo. De pequena
a mãe lhe ensinara a ocultar aquela marca de fogo e nem sei que impulso de desabafo levou-a a me falar nela; e creio que
logo se arrependeu, pois me obrigou a jurar que jamais repetiria a alguém o seu segredo. Se agora o conto é porque a moça
é morta e a sua cicatriz já estará em nada, levada com o resto pelas águas de março, que levam tudo.
Lembrou-me isso ao escutar outra moça, também vaidosa e bonita, que discorria perante várias pessoas a respeito
de uma deformação congênita que ela, moça, tem no coração. Falava daquilo com mal disfarçado orgulho, como se ter
coração defeituoso fosse uma distinção aristocrática que se ganha de nascença e não está ao alcance de qualquer um.
E aí saí pensando em como as pessoas são estranhas. Qualquer deformação, por mais mínima, sendo em parte
visível do nosso corpo, a gente a combate, a disfarça, oculta como um vício feio. Este senhor, por exemplo, que nos explica,
abundantemente, ser vítima de divertículos (excrescências em forma de apêndice que apareceram no seu duodeno), teria o
mesmo gosto em gabar-se da anomalia se em lugar dos divertículos tivesse lobinhos pendurados no nariz? Nunca vi
ninguém expor com orgulho a sua mão de seis dedos, a sua orelha malformada; mas a má formação interna é marca de
originalidade, que se descreve aos outros com evidente orgulho.
Doença interna só se esconde por medo da morte – isto é, por medo de que, a notícia se espalhando, chegue a
morte mais depressa. Não sendo por isso, quem tem um sopro no coração se gaba dele como de falar japonês.
Parece que o principal impedimento é o estético. Pois se todos gostam de se distinguir da multidão, nem que seja
por uma anomalia, fazem ao mesmo tempo questão de que essa anomalia não seja visivelmente deformante. Ter o coração
do lado direito é uma glória, mas um braço menor que o outro é uma tragédia. Alguém com os dois olhos límpidos pode
gostar de épater uma roda de conversa, explicando que não enxerga coisíssima nenhuma por um daqueles límpidos olhos,
e permitira mesmo que os circunstantes curiosos lhe examinem o olho cego e constatem de perto que realmente não se
nota diferença nenhuma com o olho são. Mas tivesse aquela pessoa o olho que não enxerga coalhado pela gota-serena,
jamais se referiria ao defeito em público; e, caso o fizesse, por excentricidade de temperamento sarcástico ou masoquista,
os circunstantes bem-educados se sentiriam na obrigação de desviar a vista e mudar de assunto.
Mulheres discutem com prazer seus casos ginecológicos; uma diz abertamente que já não tem um ovário, outra,
que o médico lhe diagnosticou um útero infantil. Mas, se ela tivesse um pé infantil, ou seios senis. será que os declararia
com a mesma complacência?
Antigamente havia as doenças secretas, que só se nomeavam em segredo ou sob pseudônimo. De um tísico, por
exemplo, se dizia que estava “fraco do peito”; e talvez tal reserva nascesse do medo do contágio, que todo mundo tinha.
Mas dos malucos também se dizia que “estavam nervosos” e do câncer ainda hoje se faz mistério – e nem câncer e nem
doidice pegam.
Não somos todos mesmo muito estranhos? Gostamos de ser diferentes – contanto que a diferença não se veja. O
bastante para chamar atenção, mas não tanto que pareça feio.
Fonte: O melhor da crônica brasileira,1/ Ferreira Guillar... [et al.]. 5a ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
Vocabulário:
épater: impressionar
Com base no texto, responda.
3. (Efomm 2022) Assinale a opção em que aparece uma oração que, mesmo estando desenvolvida, NÃO apresenta
conectivo.
a) Mas dos malucos também se dizia que “estavam nervosos” [...].
b) [...] creio que logo se arrependeu, pois me obrigou a jurar que jamais repetiria a alguém o seu segredo.
c) [...] nem sei que impulso de desabafo levou-a a me falar nela [...].
d) Gostamos de ser diferentes – contanto que a diferença não se veja.
e) Mas, se ela tivesse um pé infantil, ou seios senis, será que os declararia com a mesma complacência?
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
E a indústria de alimentos na pandemia?
O editorial da edição de 10 de junho do British Medical Journal, assinado por professores da Queen Mary University
of London, na Inglaterra, propõe uma reflexão tão interessante que vale provocá-la entre nós, aqui também: a pandemia de
Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outra pandemia, a de obesidade.
O excesso de peso, por si só, já é um fator de risco importante para o agravamentoda infecção pelo Sars-CoV 2,
como lembram os autores. A probabilidade de uma pessoa com obesidade severa morrer de Covid-19 chega a ser 27%
maior do que a de indivíduos com obesidade grau 1, isto é, com um índice de massa corporal entre 30 e 34,9 quilos por
metro quadrado, de acordo com a plataforma de registros OpenSAFELY.
O editorial cita uma série de outros dados e possíveis razões para a associação entre a má evolução de certos
casos de Covid-19 e a obesidade. No entanto, o que mais destaca é o ambiente obesogênico que o novo coronavírus
encontrou no planeta.
Nos Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da população apresentam um
peso maior do que o recomendado para o bem da saúde. E, assim, os autores apontam o dedo para a indústria de
alimentos que, em sua opinião, em todo o globo não parou de promover produtos ultraprocessados, com muito açúcar, uma
quantidade excessiva de sódio e gorduras além da conta.
A crítica do editorial é mesmo cortante: “Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa não apenas pela
pandemia de obesidade como pelos casos mais graves de Covid-19 e suas consequências devastadoras”, está escrito.
E os autores cobram medidas, lembrando que o confinamento exigido pela Covid-19 aparentemente piorou o estado
nutricional das pessoas, em parte pela falta de acesso a alimentos frescos, em outra parte porque o pânico fez muita gente
estocar itens ultraprocessados em casa, já que esses costumam ter maior vida de prateleira, inclusive na despensa.
Mas o que deixou os autores realmente desconfortáveis foram as ações de marketing de algumas marcas nesses
tempos desafiadores. Todas, claro, querendo demonstrar o seu envolvimento com iniciativas de responsabilidade social,
mas dando tiros que, para olhos mais atentos, decididamente saíram pela culatra. Por exemplo, quando uma indústria bem
popular na Inglaterra distribuiu nada menos do que meio milhão de calóricos donuts para profissionais na linha de frente do
National Health Service britânico.
A impressão é de que as indústrias de alimentos verdadeiramente preocupadas com a população, cada vez mais
acometida pela obesidade, deveriam aproveitar a crise atual para botar a mão na consciência, parar de promover itens
pouco saudáveis e reformular boa parte do seu portfólio. As mortes por Covid-19 dão a pista de que essa é a maior causa
que elas poderiam abraçar no momento.
Fonte: Adaptado de https://abeso.org.br/e-a-industria-de-alimentos-na-pandemia. Publicado em 30 de junho de 2020.
Acessado em 09 Mar 21.
GLOSSÁRIO: O termo “ambiente obesogênico” foi criado pelo professor de Bioengenharia da Universidade da
Califórnia, nos EUA, Bruce Blumberg. Segundo ele, são os Obesogênicos os responsáveis por contribuir no ganho
de peso sem que o indivíduo tenha consciência de que está engordando.
4. (Espcex (Aman) 2022) Na frase “Fica a impressão de que as amostras de alimentos deveriam aproveitar a crise para
reformular seu portfólio”, a oração destacada tem a mesma função sintática da oração destacada em
a) É inútil uma coleção de armas para quem já não caça mais.
b) Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa pela pandemia de obesidade.
c) Os autores lembraram-se de que o confinamento piorou o estado nutricional das pessoas.
d) O futuro se nos oculta para que nós o imaginemos.
e) As principais ações dependiam de que os integrantes do grupo discutissem a questão.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Consoada
Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
Manuel Bandeira - Opus 10.
5. (Fuvest-Ete 2022) Assinale a alternativa em que as duas palavras exercem no texto a mesma função sintática.
a) "Indesejada" (v.1), "medo" (v.3).
b) "campo" (v.8), "lugar" (v.10).
c) "dia" (v.6), "mesa" (v.9).
d) "Indesejada" (v.1), "dia" (v.6).
e) "gentes" (v.1), "noite" (v.6).
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia a crônica “Almas penadas”, de Olavo Bilac, publicada originalmente em 1902.
Outro fantasma?... é verdade: outro fantasma. Já tardava. O Rio de Janeiro não pode passar muito tempo sem o
seu lobisomem. Parece que tudo aqui concorre para nos impelir ao amor do sobrenatural [...]. Agora, já se não adormecem
as crianças com histórias de fadas e de almas do outro mundo. Mas, ainda há menos de cinquenta anos, este era um povo
de beatos [...]. [...] Os tempos melhoraram, mas guardam ainda um pouco dessa primitiva credulidade. Inventar um
fantasma é ainda um magnífico recurso para quem quer levar a bom termo qualquer grossa patifaria. As almas simples vão
propagando o terror, e, sob a capa e a salvaguarda desse temor, os patifes vão rejubilando.
O novo espectro que nos aparece é o de Catumbi. Começou a surgir vagamente, sem espalhafato, pelo pacato
bairro – como um fantasma de grande e louvável modéstia. E tão esbatido1 passava o seu vulto na treva, tão sutilmente
deslizava ao longo das casas adormecidas – que as primeiras pessoas que o viram não puderam em consciência dizer se
era duende macho ou duende fêmea. [...] O fantasma não falava – naturalmente por saber de longa data que pela boca é
que morrem os peixes e os fantasmas... Também, ninguém lhe falava – não por experiência, mas por medo. Porque, enfim,
pode um homem ter nascido num século de luzes e de descrenças, e ter mamado o leite do liberalismo nos estafados seios
da Revolução Francesa, e não acreditar nem em Deus nem no Diabo – e, apesar disso, sentir a voz presa na garganta,
quando encontra na rua, a desoras2, uma avantesma3...
Assim, um profundo mistério cercava a existência do lobisomem de Catumbi – quando começaram de aparecer
vestígios assinalados de sua passagem, não já pelas ruas, mas pelo interior das casas. Não vades agora crer que se
tenham sumido, por exemplo, as hóstias consagradas da igreja de Catumbi, ou que os empregados do cemitério de S.
Francisco de Paula tenham achado alguma sepultura vazia, ou que algum circunspecto pai de família, certa manhã, ao
despertar, tenha dado pela falta... da própria alma. Nada disso. Os fenômenos eram outros. Desta casa sumiram-se as
arandelas, daquela outra as galinhas, daquela outra as joias... E a polícia, finalmente, adquiriu a convicção de que o
lobisomem, para perpétua e suprema vergonha de toda a sua classe, andava acumulando novos pecados sobre os pecados
antigos, e dando-se à prática de excessos menos merecedores de exorcismos que de cadeia.
Dizem as folhas4 que a polícia, competentemente munida de bentinhos5 e de revólveres, de amuletos e de sabres,
assaltou anteontem o reduto do fantasma. Um jornal, dando conta da diligência, disse que o delegado achou dentro da casa
sinistra – um velho pardieiro6 que fica no topo de uma ladeira íngreme – alguns objetos singulares que pareciam
instrumentos “pertencentes a gatunos”. E acrescentou: “alguns morcegos esvoaçavam espavoridos, tentando apagar as
velas acesas que os sitiantes7 empunhavam”.
Esta nota de morcegos deve ser um chique romântico do noticiarista. No fundo da alma de todo o repórter há
sempre um poeta... Vamos lá! nestes tempos, que correm, já nem há morcegos. Esses feios quirópteros, esses medonhos
ratos alados, companheiros clássicos do terror noturno, já não aparecem pelo bairro civilizado de Catumbi. Os animais, que
esvoaçavam espavoridos, eram sem dúvida os frangões roubados aos quintais das casas... Ai dos fantasmas! e mal dos
lobisomens! o seu tempo passou.
(Olavo Bilac. Melhores crônicas, 2005.)
1esbatido: de tom pálido.
2a desoras: muito tarde.
3avantesma: alma do outro mundo, fantasma, espectro.
4folha: periódico diário, jornal.
5bentinho: objeto de devoção contendo orações escritas.
6pardieiro: prédio velho ou arruinado.
7sitiante: policial.
6. (Unesp 2022) A expressão sublinhada em “No fundo da alma de todo o repórter há sempre um poeta...” (5º parágrafo)
exerce amesma função sintática da expressão sublinhada em
a) “Esta nota de morcegos deve ser um chique romântico do noticiarista.” (5º parágrafo)
b) “Os tempos melhoraram, mas guardam ainda um pouco dessa primitiva credulidade.” (1º parágrafo)
c) “Os animais, que esvoaçavam espavoridos, eram sem dúvida os frangões roubados aos quintais das casas...” (5º
parágrafo)
d) “Desta casa sumiram-se as arandelas, daquela outra as galinhas, daquela outra as joias...” (3º parágrafo)
e) “Dizem as folhas que a polícia, competentemente munida de bentinhos e de revólveres, de amuletos e de sabres,
assaltou anteontem o reduto do fantasma.” (4º parágrafo)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Esse delírio que por aí vai pelo futebol 1__________ 2seus 3fundamentos na própria 4natureza humana. O
espetáculo da luta sempre foi o maior encanto do homem; e o prazer da vitória, pessoal ou do partido, 5foi, 6é e 7será 8a
ambrosia dos deuses manipulada na Terra. Admiramos 9hoje os grandes filósofos gregos, Platão, Sócrates, Aristóteles;
10seus 11coevos, 12porém, 13admiravam muito mais os atletas que 14venciam no estádio. Milon de Crotona, 15campeão na arte
de torcer pescoços de touros, só para nós tem 16menos importância que 17seu 18mestre Pitágoras. Para os gregos, para a
massa popular grega, seria inconcebível 19a ideia de que o filósofo pudesse no futuro ofuscar a 20glória do lutador.
Na França, o homem 21hoje mais popular é George Carpentier, mestre em socos de primeira classe; e, se derem
nas massas um balanço sincero, verão que ele sobrepuja em prestígio aos próprios chefes supremos vencedores da guerra.
Nos Estados Unidos, há 22sempre 23um campeão de 24boxe tão entranhado na idolatria do povo que está em 25suas
26mãos subverter o 27regime político.
E os delírios 28coletivos provocados pelo combate de dois campeões 29em campo? 30Impossível assistir-se a
espetáculo mais revelador da alma humana que os jogos de futebol.
31Não é mais esporte, é guerra. Não se batem 32duas equipes, mas dois povos, duas nações. Durante o tempo da
luta, de quarenta a cinquenta mil pessoas deliram em transe, estáticas, na ponta dos pés, coração aos pulos e nervos
tensos como cordas de viola. 33Conforme corre o jogo, 34__________ pausas de silêncio absoluto na multidão suspensa, ou
deflagrações violentíssimas de entusiasmo, que só a palavra delírio 35classifica. E gente pacífica, bondosa, incapaz de
sentimentos 36exaltados, sai fora de si, torna-se capaz de cometer os mais 37horrorosos desatinos.
A luta de vinte e duas feras no campo transforma em feras 38os cinquenta mil espectadores, possibilitando um
enfraquecimento mútuo, num conflito horrendo, caso um incidente qualquer funda em corisco, 39__________ eletricidades
psíquicas acumuladas em cada indivíduo.
O jogo de futebol teve a honra de despertar o nosso povo do marasmo de nervos em que vivia.
Adaptado de LOBATO, Monteiro. A onda verde. São Paulo: Globo, 2008. p. 119-120.
7. (Ufrgs 2022) O deslocamento de segmentos de um texto pode ou não afetar as relações de sentido estabelecidas.
Assinale a alternativa em que o deslocamento de segmentos, considerando os ajustes com maiúscula, minúscula e
pontuação, mantém as relações de sentido no contexto em que ocorrem.
a) Hoje (ref. 9) para imediatamente depois de seus coevos (ref. 10).
b) porém (ref. 12) para imediatamente antes de seus coevos (ref. 10).
c) sempre (ref. 22) para imediatamente depois de mãos (ref. 26).
d) em campo (ref. 29) para imediatamente depois de coletivos (ref. 28).
e) Conforme corre o jogo (ref. 33) para imediatamente depois de classifica (ref. 35).
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
“Ressaltou-se, na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, em sua 33ª
reunião, celebrada em Paris no ano de 2005, que a diversidade cultural, ao florescer em um ambiente de democracia,
tolerância, justiça social e mútuo respeito entre povos e culturas, é indispensável para a paz e a segurança no plano local,
nacional e internacional, o que celebra a importância da mesma para a plena realização dos direitos humanos e das
liberdades fundamentais proclamados na Declaração Universal dos Direitos do Homem e em outros instrumentos
universalmente reconhecidos.”
(Fonte: GOMES, Eduardo Biacchi; BOTH, Laura Jane Ribeiro Garbini. O direito das minorias em perspectiva antropológica.
2010. In: Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Fortaleza-CE, 2010, [p. 2]. Com adaptações. Disponível em:
http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3082.pdf. Acesso em: 17 out.2021)
8. (Ufms 2022) Esta questão avalia conhecimentos sobre análise linguística (relações sintáticas). Assinale a alternativa que
analisa corretamente a oração subordinada substantiva “que a diversidade cultural é indispensável para a paz e a
segurança no plano local, nacional e internacional”.
a) Subjetiva.
b) Predicativa.
c) Objetiva direta.
d) Objetiva indireta.
e) Completiva nominal.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Quase metade dos brasileiros se automedica pelo menos uma vez por mês e 25% o faz todo dia ou pelo menos uma vez
por semana. Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). De acordo com o
estudo, 1a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros.
As mulheres são as que mais usam medicamentos por conta própria, pelo menos uma vez ao mês – 53%. 2Familiares,
amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem prescrição (25%).
A automedicação é quando há o uso de remédios sem a avaliação de um profissional de saúde.
Quando usado de forma errada, o medicamento pode ter um efeito desastroso. 3Por isso, é sempre importante consultar um
profissional antes de fazer uso de qualquer remédio.
4O farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação: “Qualquer dorzinha, qualquer sintoma, qualquer
sinal, a pessoa 5já se automedica. Isso pode, inclusive, dificultar o diagnóstico de uma doença mais grave”, diz ele.
Adaptado de
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/05/13/automedicacao-e-um-habito-comum-a-77percent-dos-brasileiros.ghtml.
Acesso em: 06/05/2021
9. (Integrado - Medicina 2022) No que diz respeito às questões linguísticas do texto, é correto afirmar que:
a) A expressão “Por isso” (ref. 3) retoma o período anterior e introduz uma conclusão das informações nele expostas.
b) No trecho “a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros” (ref. 1), os termos sublinhados são sintaticamente
classificados como predicado nominal.
c) No período “Familiares, amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem
prescrição (25%)” (ref. 2), os termos sublinhados são respectivamente: complemento nominal e predicativo do objeto.
d) O trecho “O farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação” (ref. 4) está na voz ativa e sua
correta transposição para a voz passiva é “Os perigos da automedicação foram alertados pelo farmacêutico Tarcísio
Palhano”.
e) O uso da palavra “já”, no trecho “a pessoa já se automedica” (ref. 5) expressa o mesmo sentido em “Julia faz Medicina, já
Camila preferiu Direito”.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Um caminho tortuoso
Do jeito que a ciência é ensinada nas escolas, não é à toa que a maioria das pessoas acha que o conhecimento científico
cresce linearmente, sempre se acumulando. No entanto, uma rápida olhada na história da ciência permite ver que não é
bem assim: o caminho que leva ao conhecimento é tortuoso e, às vezes, vai até para trás, quando uma ideia errada persiste
por mais tempo do que deveria.
Isso pode ocorrer por razões como censura política [...] ou por ideologias na classe científica, defendidas por membros
influentes.
Apresentar a ciência nas escolas e universidades ou nos meios informais de comunicação como uma crença infalível da
civilização esconde um de seus lados mais interessantes: o drama da descoberta, as incertezas da criatividade.
Cientistas tendem a reagir negativamente às ideias que ameaçam oque eles pensam ser a verdade. Por um lado, essa
descrença é essencial, dado que a maioria das ideias novas está errada. Por outro, ela pode revelar um conservadorismo
que atravanca o avanço do conhecimento. Um bom exemplo disso é o experimento de Albert Michelson e Edward Morley,
realizado em 1887 para detectar o movimento da Terra através do éter, o meio material cuja função era servir de suporte
para a propagação das ondas de luz.
Tal qual as ondas de som se propagam no ar, supunha-se que as ondas luminosas também necessitassem de um meio para
se propagar, o éter. O experimento mediria as diferenças na velocidade da luz quando um raio luminoso ia contra o éter ou a
favor, como quando ·andamos de bicicleta e sentimos um "vento" contra nosso corpo. (Uma bola jogada contra ou a favor
do "vento" terá velocidades diferentes.)
Para total e completa surpresa da comunidade científica, o experimento não detectou diferenças na velocidade da luz em
qualquer direção.
Em meio à perplexidade generalizada, várias tentativas de explicar o achado foram propostas, inclusive uma por George
Fitzgerald e Hendrik Lorentz que sugeria que as hastes do aparato podiam encolher na direção do movimento. Esse
encolhimento de fato existe, mas não como proposto pelos dois.
Apenas em 1905 Einstein explicou o que estava acontecendo, com sua teoria da relatividade especial: o éter não existe - a
velocidade da luz é sempre a “mesma, uma constante da natureza”.
Observações recentes andam questionando a existência de um outro meio material ainda não detectado, a matéria escura.
Essa matéria, supostamente feita de partículas diferentes das que compõem o que conhecemos no Universo (ou seja,
coisas feitas de elétrons, prótons e nêutrons), deve ser seis vezes mais abundante que a matéria comum e se aglomerar em
torno de galáxias, inclusive a nossa.
As observações não detectaram a quantidade esperada de matéria escura. E agora? A coisa é complicada porque existem
outros métodos de detecção da matéria escura que parecem bastante claros. Qualquer que seja a resolução do impasse
atual, estou certo de que algo de novo e surpreendente está para acontecer. Será interessante ver a reação da comunidade
ao se deparar com o inesperado.
GLEISER, Marcelo. Um caminho tortuoso. Folha de São Paulo, 29 de abril de 2012. Com adaptações.
10. (Eam 2022) Considere o emprego da vírgula no trecho a seguir: "Para total e completa surpresa da comunidade
científica, o experimento não detectou diferenças na velocidade da luz [...]" (6º§).
Assinale a opção em que o uso da vírgula ocorre pelo mesmo motivo do trecho acima.
a) "Esse encolhimento de fato existe, mas não como proposto pelos dois." (7º§)
b) "[...] o caminho que leva ao conhecimento é tortuoso e, às vezes, vai até para trás[...]" (1º§)
c) "Em meio à perplexidade generalizada, várias tentativas de explicar o achado foram propostas [...]" (7º§)
d) "No entanto, uma rápida olhada na história da ciência permite ver que não é bem assim[...]" (1º§)
e) "Apenas em 1905 Einstein explicou o que estava acontecendo, com sua teoria da relatividade especial." (8º§)
GABARITO�
1� e, 2� d, 3� c, 4� a, 5� d, 6� b, 7� b, 8� a, 9� b, 10� c
Geografia
Organizações e Movimentos Sociais e Políticos
Área: Organizações e Movimentos Sociais e Políticos
Módulo: América do Sul
Link: https://www.stoodi.com.br/materias/geografia/paises-andinos/?st_hm_px=1
Objetivo: Analisar e interpretar o papel geopolítico e econômico da América do Sul no cenário da atual ordem
mundial.
1. (Fgv 2022) Apesar das mudanças observadas na distribuição do poder mundial nos últimos anos, a posição da América
Latina continua periférica. A integração dos países da América Latina, seu crescimento tecnológico e a melhoria na
distribuição de renda constituem o caminho necessário e inevitável para o fortalecimento regional, inclusive como estratégia
geopolítica para sua integração ao espaço mundial.
Sobre as condições que dificultaram a integração dos países latino-americanos, assinale a afirmação incorreta.
a) Os países latino-americanos, embora com condições diferenciadas, possuem uma dinâmica econômica e tecnológica
limitada, se comparados aos países asiáticos.
b) Os países latino-americanos, além de sua fragilidade científica e tecnológica, mostram frágil integração econômica, má
distribuição da renda e restrição da demanda.
c) Os países latino-americanos, além da fraca complementaridade produtiva, enfrentam um grande obstáculo para sua
integração devido à deficiência do sistema de transportes.
d) Os países latino-americanos, embora integrados no MERCOSUL, têm negociado acordos bilaterais, o que vem
restringindo o desenvolvimento econômico e tecnológico.
e) Os países latino-americanos, cuja industrialização se fez com forte presença de empresas estrangeiras, não
internalizaram a pesquisa e a inovação, o que limitou a capacidade de geração tecnológica.
2. (Fuvest-Ete 2022) Na América Latina, algumas novidades importantes têm sido consagradas nos âmbitos das
organizações de seus países, incluindo a ampliação do caráter nacional desses Estados e a incorporação, em suas
constituições, de direitos diversos, como os dos povos originários (tradicionais e indígenas), e os da natureza e de seus
componentes, rios, montanhas etc., que passam a ser vistos e respeitados, em alguns casos, como "seres vivos". Dentre as
alternativas a seguir, qual delas expressa mais corretamente a consagração dessas novidades entre os países da região?
a) Nas constituições mais recentemente promulgadas em países como o Brasil (1988), Bolívia (2008) e Equador (2009), por
exemplo, há capítulos e artigos que são internacionalmente reconhecidos como sendo dos mais avançados na
incorporação dessas preocupações e novidades.
b) Nicarágua (América Central), Venezuela (América do Sul) e Cuba (Caribe), por serem países cujos ordenamentos
socioeconômicos organizam-se segundo o modo de produção socialista, em sociedades igualitárias, não distinguem
direitos entre povos originários e não originários em suas constituições.
c) Com exceção do Brasil, nos demais países da América Latina, não há alterações recentes no âmbito desses temas,
relacionados aos direitos da natureza ou de povos originários, uma vez que nestes há outras prioridades relacionadas às
condições de pobreza e de subdesenvolvimento que caracterizam suas sociedades.
d) A recente definição dos Estados equatoriano e boliviano como Estados Plurinacionais, promulgada nas suas
constituições de 2009 e 2008, respectivamente, embora tenha muita importância para a geopolítica internacional, guarda
pouca relação com o tema.
e) As novidades consideradas na questão são melhor exemplificadas quando se destacam, dentre os países da América
Latina, aqueles países que, juntamente com o Brasil, podem ser considerados os mais desenvolvidos da América do Sul:
Chile, Uruguai e Argentina.
3. (Unicamp 2022) Na economia do Chile, entre outros aspectos, destacam-se as indústrias vitivinícola, agrícola, pesqueira
e mineira. Houve um ciclo muito forte de exportação de matérias-primas que produziu um grande crescimento econômico,
no chamado “milagre chileno”, a partir dos anos 1980. Segundo o Banco Mundial, o paradoxo foi o aumento brutal da
desigualdade. As consequências surgiram em 2019, com protestos sociais que culminaram com uma Assembleia
Constituinte para rever a Constituição vigente, ainda um resquício do período da ditadura.
(Adaptado de
https://brasil.elpais.com/internacional/2021-07-04/chile-iniciaum-novo-ciclo-e-comeca-a-redigir-a-constituicao-que-substituira
-a-de-pinochet.html. Acessado em 03/07/2021.)
Sobre a formação socioespacial chilena, é correto afirmar que
a) pratica a vitivinicultura na Patagônia, extrai bauxita no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no Estado e
as privatizações foram generalizadas.
b) extrai cobre da Patagônia, pratica a salmonicultura no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no mercado
e as privatizações só atingiram o setor do petróleo.
c) pratica a carciniculturana Patagônia, extrai ouro do Atacama, conta com uma economia centrada nas empresas estatais
e as privatizações foram inexistentes.
d) extrai cobre do Atacama, pratica a salmonicultura na Patagônia, conta com uma economia bastante centrada no mercado
e as privatizações foram generalizadas.
4. (Upe-ssa 3 2022) As décadas de 1960 e 1970 do século XX foram marcadas por muita instabilidade política e
institucional, em vários países sulamericanos quando eram frequentes os Golpes de Estado. Um desses, ocorrido em
setembro de 1973, modificou política e economicamente um país que está indicado no mapa do Google Earth a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta o número referente a esse país?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
5. (Ufjf-pism 3 2022) Parece haver na América Latina um movimento político de fortalecimento de candidatos à presidência
que têm ganhado eleições em diferentes momentos e em diferentes países e que provêm de classes populares,
camponesas ou de trabalhadoras e trabalhadores urbanos, ou de povos originários da América Latina (povos indígenas).
Alguns observadores avaliam esse movimento como sendo parte da decolonialidade do poder político na América Latina.
Esse grupo político provém de partidos de esquerda e teve (ou tem) na defesa da democracia, no combate da pobreza e da
fome (inclusive através de políticas de transferência de renda) e no reconhecimento das diversidades
étnico-raciais e culturais em seus territórios, uma das fortes ações de suas governanças.
Fazem parte desse movimento político:
a) O Presidente da Bolívia, Evo Morales (2006-1019); o Presidente do Equador, Rafael Corrêa (2017-2017); O presidente do
Uruguai, José Mujica (2010-2015); o presidente do Brasil, Luis Ignácio da Silva (2003-2010); e o atual presidente do Peru,
Pedro Castilho (2021-atual).
b) O presidente da Argentina Maurício Macri (2015-2019); O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (2013-atual); o
Presidente da Colômbia, Iván Duque Marqués (2018- atual); o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (2019-atual); e o
presidente do Chile, Sebastián Piñera (2010-1014; 2018-atual).
c) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (2013-atual); o presidente do México, Andrés Manuel Lópes Obrador
(2018-atual); o presidente da Argentina Maurício Macri (2015-2019); o presidente do Brasil Luis Ignácio da Silva
(2003-2010); e a presidenta do Chile, Michele Bachelet (2014-2018).
d) O presidente do Brasil Luis Ignácio da Silva (2003-2010); o presidente da Argentina Maurício Macri (2015-2019); o
presidente do Uruguai, Tabaré Ramón Vázquez Rosas (2005-2010; 2015-2019); e o presidente da Guatemala, Alejandro
Eduardo Giammattei (2020-atual).
e) Nenhuma das opções está correta, pois na América Latina, a presidência dos países sempre esteve sob o comando dos
partidos conservadores e representantes de suas elites brancas etnocêntricas.
6. (Unesp 2022) Examine o mapa.
Considerando a iniciativa de doze países sul-americanos de promoção do desenvolvimento de infraestruturas de transporte,
energia e comunicação, o destaque indicado com X na legenda do mapa corresponde a
a) corredores bioceânicos de interligações estratégicas.
b) eixos transfronteiriços de preservação ecológica.
c) linhas de transmissão de eletricidade interconectadas.
d) fluxos de expansão do mercado de divisas.
e) redes de influência de grandes centros urbanos.
7. (Uece 2022) No que diz respeito às redes de circulação rodoferroviárias na América do Sul, assinale a afirmação correta.
a) Os constrangimentos físico-geográficos, como as florestas, os rios, a cordilheira e o deserto, determinaram as ligações
rodoferroviárias na porção meridional da América, impedindo o desenvolvimento das trocas comerciais entre as nações
ao longo dos séculos.
b) No atual cenário de agravamento da crise econômica e redução do papel do Estado enquanto agente financiador das
grandes obras de engenharia de circulação, as iniciativas de integração sul-americanas perdem como um todo, uma vez
que algumas regiões mais periféricas não despertam interesse imediato do setor privado, sem a necessária
intermediação estatal.
c) A histórica ausência de diálogo multilateral entre as nações da porção meridional do continente impediu a elaboração e
proposição de políticas de transporte comuns, fundamentais a qualquer iniciativa de política regional comum de
integração econômica.
d) As diferenças culturais, ideológicas e políticas estão na raiz da falta de diálogo e integração econômica entre os povos e
nações da América do Sul. Tais diferenças se interpuseram ao pleno desenvolvimento de estratégias comuns no que diz
respeito à integração econômica e às redes de circulação continental.
8. (Espcex (Aman) 2021) O continente americano estende-se desde as tundras canadenses até o Cabo Horn, na Terra do
Fogo. Sua imensa variedade de paisagens comporta sociedades altamente diferenciadas. Sobre esse grande conjunto, é
correto afirmar que:
I. A costa ocidental apresenta extensos dobramentos modernos, como os Andes e as Montanhas Rochosas, e faz parte do
Anel ou Círculo de Fogo do Pacífico.
II. A porção oriental continental, tanto da América do Norte quanto da América do Sul, é marcada por estruturas geológicas
antigas e de grande estabilidade.
III. A condição bioceânica caracteriza todos os países da América Anglo-Saxônica e da América Central ístmica.
IV. É o único continente que possui terras em todas as zonas climáticas.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV
9. (Uema 2021) As rotas do narcotráfico organizaram-se, essencialmente, em torno de eixos centro-americanos e
caribenhos, buscando os vastos mercados norte-americano e europeu. Leia os textos a seguir:
TEXTO I
Nos anos 70, a queda dos preços internacionais dos bens agrícolas tropicais estimulou a substituição dos cultivos
tradicionais pela implantação de coca e de maconha. O Peru, a Bolívia, a Colômbia e o México tornaram-se grandes
produtores de entorpecentes. O narcotráfico é uma importante fonte de renda e de trabalho para parte das populações
desses países. Em Medellín e Cali, foram criados grandes cartéis de produção e refino de cocaína. Nos anos 80,
estabeleceu-se uma aliança entre os narcotraficantes e os guerrilheiros de esquerda do Sendero Luminoso (peruano) e o
M-19 (colombiano). Mais do que nunca ficava evidente a fraqueza dos governos latino-americanos, o que estimulou os EUA
a enviar assessores militares para o subcontinente.
TEXTO II
De acordo com os textos I e II, uma das causas da expansão do narcotráfico está relacionada à (às)
a) organizações diversificadas de novas rotas a partir da Argentina.
b) expansão da produção de maconha na América Central.
c) mudanças sofridas pelo sistema financeiro internacional.
d) economias produtivas dos principais países latino-americanos.
e) gerência das FARCs na disseminação das drogas nas américas.
10. (Unichristus - Medicina 2021) BIDEN PODE PRESSIONAR BRASIL A ADOTAR POLÍTICAS MAIS FIRMES PARA
PROTEGER A AMAZÔNIA, DIZEM ESPECIALISTAS
O presidente eleito dos Estado Unidos, Joe Biden, deverá fazer pressão política no Brasil para que medidas de preservação
da Amazônia, dos povos indígenas e dos direitos humanos sejam implementadas no país, afirmam analistas políticos que
conhecem o democrata e a política norte-americana.
Disponível em: https://g1.globo.com/. Acesso em: 8 fev. 2021.
A leitura e a compreensão da notícia evidenciam
a) as posições contrárias, entre os países, no tocante aos direitos humanos e ambientais.
b) o resgate de projetos políticos outrora firmados, visando à ratificação dos direitos humanos.
c) a confirmação da parceria político-econômica e ambiental existente entre as nações.
d) a eficácia das políticas públicas brasileiras acerca da questão humana e ambiental.
e) o alinhamento o político-ideológico entre os dois países.
GABARITO�
1� d, 2� a, 3� d, 4� d, 5� a, 6� a, 7� b, 8� a, 9� c, 10� a
História
Constituições Brasileiras
Área:História do Brasil
Módulo
Constituições Brasileiras
https://www.stoodi.com.br/materias/historia/constituicoes-brasileiras/?st_hm_px=1
Nesta lista de exercícios StoodiMed serão cobradas as seguintes habilidades:
- analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas
políticas públicas por meio das constituições;
- analisar o papel das constituições na organização da sociedade brasileira ao longo da história.
1. (Ufms 2020) O Brasil, ao longo de sua história como país independente, teve até o presente momento sete constituições
em cento e noventa e sete anos de vida, o que resulta um período de pouco mais de vinte oito anos para cada constituição.
Direitos importantes foram sendo conquistados em cada uma de nossas cartas magnas. Sobre os direitos políticos, sociais e
civis nas constituições brasileiras, assinale a alternativa correta.
a) A Constituição de 1946, outorgada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, garantiu a criminalização do racismo como
inafiançável.
b) A Constituição de 1967 garantiu a participação dos analfabetos nas eleições diretas a partir de 1968.
c) O voto feminino foi confirmado pela Constituição de 1934, após ser conquistado pelas mulheres em 1932, o que garantiu
o início da participação feminina nos pleitos eleitorais.
d) A Constituição de 1988 garantiu o voto como facultativo para toda a população brasileira.
e) A primeira Constituição republicana, de 1891, garantiu a abolição da escravidão e a inserção dos negros na sociedade
brasileira.
2. (Ufpr 2019) Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são
decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território,
desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:
1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os
homens de todos os grupos sociais podiam votar.
2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi
apelidado de “voto de cabresto”.
3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a
partir de 1932.
4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
3. (Imed 2018) A respeito da Constituição Federal de 1988 (CF/88), marque a alternativa INCORRETA:
a) Trata-se da primeira constituição brasileira em que não há religião oficial, pois todas as anteriores declaravam o Brasil
como um país oficialmente católico.
https://www.stoodi.com.br/materias/historia/constituicoes-brasileiras/?st_hm_px=1
b) Além de reafirmar a função social da terra e a realização da reforma agrária como um objetivo, assegurou aos povos
indígenas e quilombolas a demarcação de áreas tradicionalmente ocupada por eles.
c) Estabeleceu o meio-ambiente saudável como um direito fundamental dos cidadãos brasileiros, bem como definiu o Brasil
como uma República Federativa.
d) Assegurou o voto secreto como um direito fundamental, assim como concedeu o direito ao voto, pela primeira vez na
história do País, aos analfabetos.
e) Ao longo da história brasileira, a Constituição Federal de 1937 é uma da que apresenta características mais diferentes
daquelas da CF/88, pois a primeira legitimava um Estado autoritário, enquanto a segunda estabeleceu o Estado
Democrático de Direito no Brasil.
4. (Upf 2017) A Constituição é um documento que reflete o arranjo de forças econômico-político-sociais de uma dada
conjuntura histórica. Considerando as Constituições brasileiras, associe a coluna 1 com o equivalente na coluna 2.
1. Constituição de 1967 ( ) Incorporou direitos sociais e legislação trabalhista;
estabeleceu o voto secreto e obrigatório e incorporou o
voto feminino.
2. Constituição de 1824 ( ) Estabeleceu eleições indiretas para Presidente; garantiu a
imunidade parlamentar; e estabeleceu a pena de morte
para crimes de segurança nacional.
3. Constituição de 1946 ( ) Estabeleceu o sistema de governo presidencialista; instituiu
o voto direto, não secreto; estabeleceu que as províncias
seriam denominadas de estados.
4. Constituição de 1934 ( ) Conferiu o direito de voto aos brasileiros
alfabetizados; reconheceu o direito de greve; assegurou a
liberdade de expressão.
5. Constituição de 1891 ( ) Estabeleceu o voto censitário e indireto; instituiu 4 poderes:
Executivo, Legislativo Judiciário e Moderador; adotou como
Religião oficial a católica.
A sequência correta de preenchimento de parênteses, de cima para baixo, é
a) 4 – 1 – 5 – 3 – 2.
b) 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
c) 2 – 5 – 1 – 4 – 3.
d) 3 – 1 – 4 – 2 – 5.
e) 2 – 5 – 4 – 3 – 1.
5. (Pucrs 2016) Associe os nomes das constituições brasileiras do período republicano (coluna A) às características de
cada uma (coluna B).
Coluna A
1. Constituição de 1891
2. Constituição de 1937
3. Constituição de 1946
4. Constituição de 1988
Coluna B
( ) Caracterizou-se pelos grandes avanços sociais e políticos que promoveu, aumentando as garantias ao indivíduo frente
ao poder do Estado e os direitos sociais, sendo por isso chamada de “a Constituição Cidadã”.
( ) Inspirada na constituição Polonesa, criou um sistema político com concentração de poderes no Executivo e uma forma
de representação política baseada no voto coorporativo.
( ) Considerada uma constituição liberal, estabeleceu medidas como a igualdade perante a lei, a ausência de censura, a
garantia de sigilo em correspondências e o fim da pena de morte.
( ) Ampliou as liberdades individuais, instituindo o habeas corpus, e estabeleceu o voto direto para as eleições em todos
os níveis, mas manteve a exclusão de analfabetos, mulheres, soldados e religiosos submetidos a votos de obediência.
( ) Com o objetivo de restituir a democracia, garantiu a liberdade de associação para fins lícitos e a livre expressão das
ideias, embora mantivesse a exclusão do direito de voto ao analfabeto, o que constituía um limitador da participação
popular na política.
A numeração correta, de cima para baixo, é
a) 4 – 2 – 3 – 1 – 4
b) 1 – 2 – 3 – 4 – 3
c) 4 – 2 – 3 – 1 – 3
d) 2 – 3 – 4 – 1 – 2
e) 4 – 1 – 2 – 3 – 4
6. (Ucs 2016) A Constituição é a Carta Magna de um país. Nela, encontram-se as regras e normas pelas quais se guiam
um Estado e sua população. As constituições refletem os diferentes países e os diferentes momentos da vida de cada um
deles. Relacione as várias constituições brasileiras, elaboradas no decorrer da história do País, apresentadas na COLUNA
A, às características que as identificam, listadas na COLUNA B.
COLUNA A
1. Constituição de 1934
2. Constituição de 1946
3. Constituição de 1988
COLUNA B
( ) Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte, representou o retorno das liberdades civis e estabeleceu o
direito e a obrigação de votar para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos de ambos os sexos.
( ) Instituiu o voto secreto e o voto feminino. Também tratou dos direitos sociais, dispondo sobre a legislação trabalhista e
estabelecendo o ensino primário gratuito e de frequência obrigatória.
( ) Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte e chamada de “Constituição Cidadã”, representou o retorno
dos direitos civis e políticos e, também, a extensão dos direitos sociais.
Assinale abaixo a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 2
b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
e) 1 – 2 – 3
7. (Uemg 2016) No decorrer do ano de 2015 viveu-se um período de intensas discussões no Congresso Nacional, em
função da tãofalada reforma política. Há muitos anos debate-se a necessidade de reformas na estrutura política brasileira e
o congresso apresentou sua proposta, que foi sancionada pela presidente da República.
Essa não foi a primeira vez que discutiu-se o sistema eleitoral brasileiro. A diferença é que, com o passar dos anos, nossa
democracia vem se afirmando e a sociedade civil tem ficado mais exigente, e assim, querem melhores políticos. Como não
veem, se desencantam e isso leva a indagações como a que foi feita por Zuenir Ventura em sua crônica:por que os jovens
não gostam de política?
“(...) por que será que os jovens, mesmo os mais ligados, se desinteressam cada vez mais por política? A culpa será deles?
Uma boa pergunta para os políticos responderem.”
No decorrer de nossa história, várias foram as características do voto no Brasil, pois a cada nova constituição novas regras
eram aplicadas.
Considerando o que foi exposto, o sufrágio na constituição de
a) 1824 era direto, descoberto e universal masculino.
b) 1891 era direto, secreto e universal.
c) 1934 era indireto e excluía as mulheres e analfabetos.
d) 1946 era direto, secreto e excluía os analfabetos.
8. (Uece 2015) A Constituição Republicana Brasileira de 1891, com influência positivista, provocou a separação entre a
Igreja e o Estado, dando a este, pelo menos oficialmente, um caráter laico.
Observe as afirmações abaixo acerca da postura da Igreja Católica no que diz respeito a essa separação.
I. As tentativas da Igreja Católica objetivando recuperar seu espaço politico, principalmente, expressam-se durante toda a
primeira república com bastante ênfase e, apesar do que dizia a Constituição, a “reação católica” direcionada pela cúpula
eclesiástica foi uma constante nesse período.
II. A Igreja Católica tentou incorporar as “reivindicações católicas” na Reforma Constitucional de 1926, obtendo sucesso. E
nesse mesmo ano, como expressão dessa vitória, cria, com o apoio de intelectuais católicos, a Liga Eleitoral Católica
(LEC) objetivando uma intervenção mais direta nos rumos da sociedade brasileira.
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que
a) ambas são verdadeiras.
b) I é verdadeira e II é falsa.
c) I é falsa e II é verdadeira.
d) ambas são falsas.
9. (Unimontes 2012) Em 1891, foi promulgada a primeira Constituição da história da República brasileira. Acerca dessa
carta constitucional, pode-se afirmar que
a) o texto era bastante influenciado pela Constituição da Terceira República francesa.
b) instituiu o federalismo, permitindo a descentralização do poder.
c) instaurou o sistema parlamentarista e o voto indireto.
d) promoveu a subordinação da Igreja Católica brasileira ao Estado nacional.
10. (Upe 2011) Em todos os modelos, as eleições se decidem por maioria de votos. Nesse sentido, as eleições podem ser
de vários tipos: simples, relativo e absoluto. Conforme o tipo adotado, ganha o candidato que obtiver mais votos, com
qualquer número, ou é estabelecido um quorum, uma quantidade mínima de votos, para que haja vencedor, e a eleição seja
validada, ou, ainda, é exigido metade mais um dos votos válidos.
MARTINEZ, P. Forma de Governo. São Paulo: Moderna, 1992 (adaptado).
No Brasil, já foram praticados, desde a colônia, vários sistemas eleitorais. Nesta perspectiva
I. no tempo da colônia, os nobres podiam eleger, entre eles, representantes dos conselhos locais.
II. na República Velha, a riqueza deixou de ser requisito para votar e ser votado.
III. a Constituição de 1946 manteve a proibição de voto dos analfabetos e das mulheres.
IV. o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim às eleições diretas para presidente.
V. a Constituição de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito
de todos.
Estão corretas
a) apenas as afirmativas I e IV.
b) apenas as afirmativas I, II e V.
c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
d) apenas as afirmativas III e IV.
e) todas.
GABARITO�
1� c, 2� c, 3� a, 4� a, 5� c, 6� b, 7� d, 8� b, 9� b, 10� c
Biologia
1. (Fgv 2022) Na reprodução humana, a fecundação compreende a entrada do pronúcleo masculino no ovócito secundário
que, por sua vez, conclui a sua meiose II e origina o pronúcleo feminino e mais um glóbulo polar. Os pronúcleos masculino e
feminino carregam todas as moléculas de DNA nuclear que compõem a primeira célula diploide. Para a ocorrência da
primeira duplicação desta célula
a) os pronúcleos fundem os seus envoltórios nucleares e em seguida inicia-se a permutação entre os cromossomos
homólogos.
b) os pronúcleos têm suas moléculas de DNA duplicadas e em seguida há o alinhamento dos cromossomos homólogos.
c) cada pronúcleo inicia a anáfase para a separação das cromátides-irmãs e em seguida ambos fundem seus envoltórios
nucleares.
d) os pronúcleos fundem os seus envoltórios nucleares e em seguida inicia-se o pareamento dos cromossomos homólogos
na metáfase.
e) cada pronúcleo desintegra seu envoltório nuclear e em seguida inicia-se a fusão dos cromossomos maternos aos
paternos.
2. (Ucs 2022) Em maio de 2021, a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (International Society for Stem
Cell Research – ISSCR) divulgou novas diretrizes que relaxaram a regra dos 14 dias, um consenso internacional de que
embriões humanos poderiam ser cultivados em laboratório apenas até 14 dias após a fertilização. A mudança abre a porta,
em países onde essa pesquisa é legal, para que os cientistas comecem a explorar o que acontece depois que o embrião
normalmente teria se implantado no útero, lançando luz sobre o desenvolvimento e a reprodução humana. Dentro desse
período de 14 dias, uma série de eventos ocorre durante o processo de desenvolvimento do embrião. Assinale a alternativa
correta em relação aos primeiros dias do processo de desenvolvimento embrionário natural no corpo humano.
Disponível em:
https://www.nature.com/articles/d41586-021-02343-7?utm_source=Nature+Briefing&utm_campaign=f7a9e049c5-briefing-dy-
20210901&utm_medium=email&utm_term=0_c9dfd39373-f7a9e049c5-42594603. Acesso em: 26 set. 2021. (Parcial e
adaptado.)
a) O óvulo fecundado, aproximadamente 3 dias depois da fecundação, chega até o útero, ainda como uma única célula,
coberta pela zona pelúcida.
b) A implantação do embrião na parede uterina ocorre quando ele se encontra como uma massa indiferenciada de células
compactadas, chamada de mórula.
c) O processo chamado de nidação inicia no momento da fecundação e envolve o desenvolvimento da zona pelúcida, que
protegerá o embrião até o momento da implantação na parede uterina.
d) A formação do blastocisto, que contém uma cavidade interna chamada blastocele, delimitada por uma camada de
células, o trofoblasto e um aglomerado celular na parede interna, o embrioblasto, ocorre após sucessivas clivagens.
e) Os folhetos embrionários, que darão origem aos diferentes tipos de tecidos do corpo, já estão presentes no blastocisto,
representados pelo trofoblasto, embrioblasto e zona pelúcida.
3. (Upe-ssa 1 2022) Leia o texto a seguir:
Quando começa a vida?
Desde sempre, e sem uma resposta satisfatória, as pessoas se perguntam quando começa a vida humana. Alguns
argumentam que, desde o momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo, processo que dá início à gestação, já há
início da VIDA. Outros defendem que é preciso um coração pulsando e um cérebro funcionando, ou seja, a presença de
sistemas circulatório e nervoso, para que o FETO seja considerado um ser vivo. Aqueles que acreditam que a vida se inicia
a partir do momento da FERTILIZAÇÃO ou concepção defendem que interromper a gestação em qualquer etapa é aborto.
Outra concepção sobre o início da vida humana difere da primeira “apenas em alguns dias”. De acordo com essa corrente, a
vida se inicia apenas com a FIXAÇÃO do óvulo fecundado no útero. Para a teoria embriológica, por sua vez, a vida começa
quando o embrião adquire INDIVIDUALIDADE e pode se DIVIDIR, dando origem a outros indivíduos. Já a teoria neurológica
aplica a definição de morte para marcar o inícioda vida: "se a morte é o fim das ondas cerebrais, então vida é o início dessa
atividade”.
Fonte: Quando começa a vida?- Artigos de saúde para você | Boasaúde (boasaude.com.br). Acesso em: jul. 2021.
Adaptado.
Quanto às palavras nele destacadas, assinale a alternativa que as justifica, explica ou descreve CORRETAMENTE.
a) A fecundação ou fertilização é a fusão de um par de gametas, com formação do zigoto. Na espécie humana, ocorre no
terço inicial do oviduto, nas primeiras 24 horas após a ovulação.
b) A vida neurológica inicia-se com a formação do tubo neural, por volta da 5ª semana, que começa pelo achatamento do
mesoderma, formando a crista neural. Esta continua a se dobrar até que suas bordas laterais, chamadas de placas
neurais, se toquem e se fundam, formando o tubo neural.
c) O embrião chega ao útero por volta do 7º dia após a fecundação, no estágio de mórula, constituído de 8 células, por meio
do fenômeno de nidação. Assim, o feto se fixa no útero, e a gestação se inicia.
d) O desenvolvimento embrionário tem início com a primeira divisão meiótica ou clivagem do zigoto, entre o terceiro e quarto
dia após a fecundação, formando os blastômeros. A fase de segmentação ou clivagem vai desde a primeira divisão do
zigoto até a formação dos folhetos germinativos.
e) Na maioria das espécies, a organogênese inicia-se na 4ª semana gestacional, com a definição dos destinos celulares e
do plano corporal do futuro animal. Nesse estágio, passa a ser chamado de feto.
4. (Acafe 2022) Muitas são as doenças que podem afligir os seres humanos. No campo dos avanços tecnológicos, é
possível verificar a condição fetal em diferentes estágios de seu progresso. No caso da Síndrome de Down, sua
identificação antes do nascimento pode ser possível, entre outras, graças a exames como:
a) Análise fisiopatológica do colo vaginal e biópsia do vilo do ovário
b) Amniocentese e a biópsia do vilo corial
c) Biópsia do vilo do ovário e amniocentese
d) Ultrassonografia das trompas e análise do líquido placentário.
5. (Fuvest 2021) No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identifique a relação correta entre
grupo causador, um dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva.
IST Causador Um dos possíveissintomas
Possui
vacina?
a) Gonorreia Neisseria gonorrhoeae
(bactéria)
Ardor na uretra e
secreção purulenta
Sim
b) Hepatite C HCV (bactéria) Comprometimento
da função do fígado
Não
c) AIDS HIV (vírus) Erupção cutânea Sim
d) Sífilis Treponema pallidum
(verme)
Ferida na genitália
externa (cancro)
Não
e) Condiloma acuminado
(crista de galo)
HPV (vírus) Verrugas na
região genital
Sim
6. (Uece 2020) A gravidez ectópica ocorre quando
a) a nidação do embrião ocorre no útero.
b) o óvulo e o endométrio sofrem descamação.
c) a implantação do óvulo fertilizado ocorre fora da cavidade uterina.
d) o embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem ocorrer a fecundação.
7. (Fcmmg 2018) No desenho abaixo, o número equivalente ao hormônio ESTRÓGENO é:
a)
b)
c)
d)
8. (Famerp 2018) Por causa de um câncer, um homem de 40 anos foi submetido a uma prostatectomia radical, ou seja, a
retirada total da próstata. A ausência da próstata pode afetar a reprodução humana natural porque essa glândula
a) armazena os espermatozoides produzidos pelos testículos.
b) secreta substâncias que alcalinizam o pH do fluido vaginal.
c) secreta o volume total do sêmen, que nutre os gametas.
d) produz o hormônio testosterona, que estimula a ereção peniana.
e) contém um conjunto de nervos que desencadeia a ereção peniana.
9. (Pucpr 2017) A duração de um ciclo menstrual é, em média, de dias. Convencionou-se designar o primeiro dia da
menstruação como o primeiro dia do ciclo. A regulação do ciclo depende de hormônios gonadotróficos (FSH e LH) e de
hormônios esteroides (estrógeno e progesterona). É possível identificar nos gráficos a seguir dois ciclos femininos
integrados: o ovariano e o uterino.
Considerando que os gráficos representados referem-se a uma mulher adulta com ciclo menstrual regular de dias,
infere-se que
a) ela não está grávida, pois houve uma queda de progesterona e estrógeno no final do ciclo.
b) ela está grávida, pois, na fase lútea, há um aumento dos hormônios gonadotróficos.
c) ela está utilizando regularmente pílula contraceptiva composta por derivados de estrógeno e progesterona.
d) não está grávida, pois, na fase folicular, há diminuição de hormônios gonadotróficos.
e) na fase folicular, por ação da progesterona, houve uma retração do endométrio sugerindo gravidez.
10. (Ufpr 2011) Os métodos de reprodução assistida vêm se popularizando e sendo tecnicamente aprimorados. À medida
que o sucesso desses métodos aumenta, a frequência de gestações múltiplas decorrentes da fertilização in vitro vem
diminuindo, embora ainda apresente taxas acima da média, quando comparada à fertilização natural. Com relação aos
motivos do aumento da incidência de gestações múltiplas após a fertilização in vitro, considere as seguintes afirmativas:
1. A grande proporção de gametas masculinos em relação aos femininos disponíveis in vitro aumenta as chances de
polispermia, ou seja, de que mais de um espermatozoide fecunde o mesmo ovócito.
2. A separação das células da massa celular interna do blastocisto produz duas populações de células totipotentes, sendo
que cada uma dessas populações irá originar um organismo completo. Substâncias presentes no meio de cultura
estimulam essa separação em taxa acima do esperado naturalmente.
3. Geralmente, são transferidos mais de um concepto para o útero, para aumentar as chances de sucesso do procedimento
in vitro. Assim, com frequência, múltiplos conceptos desenvolvem-se e chegam a termo.
4. A implantação do único zigoto produzido pela fertilização com frequência estimula mecanicamente a dissociação das
células da massa celular interna do blastocisto, gerando células totipotentes que se desenvolverão em organismos
completos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
GABARITO�
1)b, 2� d, 3� a, 4� b, 5� e, 6� c, 7� a, 8� b, 9� a, 10� a
Matemática
Área: Conhecimentos Algébricos
Módulo: Funções Algébricas do 1° Grau
Acesse o módulo clicando aqui
Objetivo: Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas.
1. (Unesp 2023) Em um município, a conta de água residencial é composta por um valor fixo de R$ 4,00 somado a um valor
variável, de acordo com o consumo de água da residência. O valor variável é composto da seguinte forma: M reais por m3
de água até o consumo de 12 m3 e N reais por m3 de água que exceda 12 m3. O gráfico descreve a composição do valor da
conta de água residencial nesse município.
A análise dessas informações permite concluir que os valores, em reais, de M e N são, respectivamente,
a) 2 e 10.
b) 3 e 9.
c) 3 e 8.
d) 2 e 8.
e) 3 e 10.
2. (Ufpr 2021)
https://www.stoodi.com.br/materias/matematica/funcao-do-1o-grau/
O gráfico descreve o deslocamento em metros, em relação ao tempo em segundos, de duas partículas A e B, ambas
movendo-se em linha reta. A respeito dessas partículas, considere as seguintes afirmativas:
1. A partícula B percorreu metros em 7 segundos.50
2. O deslocamento da partícula A é dado pela função .𝑥(𝑡) = 5 − 2𝑡7
3. As partículas A e B estão se aproximando ao longo do deslocamento.
4. A velocidade da partícula A é o dobro da velocidade da partícula B.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
3. (Enem 2022) Uma loja de roupas fixou uma meta de vendas de 77.000 reais paraum determinado mês de 30 dias. O
gráfico mostra o volume de vendas dessa loja, em real, nos dez primeiros dias do mês e entre o dia dez e o dia vinte desse
mês, nos seus dois únicos setores (infantil e adulto). Suponha que a variação no volume de vendas, para o período
registrado, tenha se dado de forma linear, como mostrado no gráfico, e que essa tendência se mantenha a mesma para os
próximos dez dias.
Ao final do trigésimo dia, quanto faltará no volume de vendas, em real, para que a meta fixada para o mês seja alcançada?
a) 5.000
b) 7.000
c) 11.000
d) 18.000
e) 29.000
4. (S1 - ifce 2020) Para cada número real x, a função f é definida por . Para os números m e n, valem f(m) =𝑓(𝑥) = 3𝑥 − 7
n e f(n) = 2m. Para esses mesmos valores de m e n, é verdade que é igual a𝑚2 − 𝑛2
a) -8
b) -9
c) 16
d) 23
e) 41
5. (Uece 2022) Desenhados em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, os gráficos das funções
reais de variável real f, g e h, que são definidas por f(x) = 2x, g(x) = x2 e h(x) = 2x, possuem exatamente um ponto P em
comum. A soma dos quadrados das coordenadas de P é um número múltiplo de
a) 6.
b) 5.
c) 3.
d) 8.
6. (Eear 2019) A função que corresponde ao gráfico a seguir é f(x) = ax + b, em que o valor de a é
7. (Enem 2022) Uma pessoa precisa contratar um operário para fazer um serviço em sua casa. Para isso, ela postou um
anúncio em uma rede social.
Cinco pessoas responderam informando preços por hora trabalhada, gasto diário com transporte e tempo necessário para
conclusão do serviço, conforme valores apresentados no quadro.
Se a pessoa pretende gastar o mínimo possível com essa contratação, irá contratar o operário
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
8. (Famerp 2018) Um animal, submetido à ação de uma droga experimental, teve sua massa corporal registrada nos sete
primeiros meses de vida. Os sete pontos destacados no gráfico mostram esses registros e a reta indica a tendência de
evolução da massa corporal em animais que não tenham sido submetidos à ação da droga experimental. Sabe-se que
houve correlação perfeita entre os registros coletados no experimento e a reta apenas no 1º e no 3º mês.
Se a massa registrada no 6º mês do experimento foi 210 gramas inferior à tendência de evolução da massa em animais não
submetidos à droga experimental, o valor dessa massa registrada é igual a
a) 3,47 kg
b) 3,27 kg
c) 3,31 kg
d) 3,35 kg
e) 3,29 kg
9. (Unicamp 2016) O gráfico abaixo exibe o lucro líquido (em milhares de reais) de três pequenas empresas A, B e C, nos
anos de 2013 e 2014.
Com relação ao lucro líquido, podemos afirmar que
a) A teve um crescimento maior do que C.
b) C teve um crescimento maior do que B.
c) B teve um crescimento igual a A.
d) C teve um crescimento menor do que B.
10. (Unesp 2021) O gráfico mostra o crescimento de uma população de microrganismos em relação à resistência do meio,
ao potencial biótico e à carga biótica máxima do ambiente. Os dados obtidos experimentalmente foram suficientes para a
determinação das equações das curvas no gráfico.
A população de microrganismos atingiu a carga biótica máxima do ambiente
a) entre 3 e 4 horas.
b) em 4 horas.
c) em 10 horas.
d) em 3 horas.
e) após 10 horas.
Gabarito:
1) E 2) C 3) C 4) B 5) B 6) C 7) A 8) E 9) B 10) C
Filosofia
Módulo: Ética e Política na Filosofia Contemporânea
Aula 03 - Theodore W. Adorno: Ética e Política
Na lista de hoje trabalharemos o pensamento da Escola de Frankfurt, especialmente a partir de Theodore
Adorno. Na última questão, é introduzido o pensamento de Habermas.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
“As maiores descobertas/invenções da humanidade”
Um dos aspectos que diferenciam os humanos de outros seres vivos é a capacidade de lidar com situações de
maneira inteligente, criando meios para solucionar problemas ou para, simplesmente, compreender melhor o Universo. A
busca pela inovação/descoberta levou muitos homens e mulheres a desenvolverem ferramentas, materiais e tecnologias tão
bem-sucedidas que mudaram completamente a forma de as pessoas viverem e verem o mundo.
Nesse sentido, a(s) questão(ões) abordarão o eixo temático “As maiores descobertas/invenções da humanidade”.
1. (Ucs 2021) Considerada uma das principais invenções do século XX, a televisão é vista como um meio de divulgação
de informações e ideologias. Nesse contexto, a tirinha que segue faz uma abordagem a respeito dessa temática.
A partir da leitura do texto, e com base em seus conhecimentos sobre Sociologia, cultura e indústria cultural, assinale a
alternativa correta.
a) Para Jürgen Habermas, a cultura popular erudita, também chamada de cultura de massa, é típica das sociedades que
passaram por uma mercantilização da produção cultural, ou seja, é resultante da invasão de produtos industriais no
universo televisivo.
b) De acordo com o frankfurtiano Herbert Marcuse, o consumo cultural em massa está relacionado às necessidades de
distração, diversão, alienação e ideologização de grupos de consumidores com um nível de formação relativamente
baixo.
c) Para alguns autores, como Edgar Morin, a cultura de massa, que é formatada por interesses sociais, em especial por
meio da audiência televisiva, opera na imposição de símbolos e mitos de fácil universalização: cria tipos contextualizados
e enriquecidos pela homogeneização.
d) Conforme Denys Cuche, os meios populares seriam mais vulneráveis à mensagem da mídia televisiva, uma vez que
estudos sociológicos mostraram que a penetração da comunicação dessa mídia é mais profunda nas classes populares
do que nas médias.
e) Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, integrantes da Escola de Frankfurt, a indústria cultural era prejudicial tanto para
a cultura erudita quanto para a popular, pois retirava o rigor da primeira e a espontaneidade da segunda, sem falar na
proliferação da alienação cultural ou da perda dos referenciais históricos e sociais de ambas as formas de cultura.
2. (Uel 2022) Leia o texto a seguir.
Houve sempre, entre os homens, um esforço pouco nobre para desacreditar as Sereias, acusando-as simplesmente de
mentirosas quando cantavam, enganadoras quando suspiravam, fictícias quando eram tocadas; [...] Ulisses as venceu, mas
de que maneira? Ulisses, a teimosia e a prudência de Ulisses, a perfídia que lhe permitiu gozar do espetáculo das Sereias
sem correr risco e sem aceitar as consequências, aquele gozo covarde, medíocre, tranquilo e comedido, [...] aquela
covardia feliz e segura [...]. Vencidas as Sereias, pelo poder da técnica, que pretenderá jogar sem perigo com as potências
irreais (inspiradas), Ulisses não saiu porém ileso.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 05-06.
Com base no texto de Blanchot e na obra A Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, que apresentam
interpretações do encontro entre Ulisses e as Sereias, e tendo por referência os conhecimentos sobre os conceitos de
esclarecimento, razão instrumental e a relação humano-natureza, considere as afirmativas a seguir.
I. O controle dos efeitos encantatórios do canto das Sereias resulta de uma ação instrumental sobre a natureza.
II. A astúcia é o recurso utilizado por Ulisses para sair vencedor das aventuras, por meio do qual ele se perde para se
conservar.
III. O episódio das Sereias mostra a separação originária entre o mito, marcado pela irracionalidade, e o trabalho racional.
IV. Ulisses e as Sereias são evocados como símbolos das relações simétricas de poder entre homens e mulheres.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
3. (Enem PPL 2020) Por força da industrialização da cultura, desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é
recompensado e, ao escutar a música, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos,de
adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a
a) burocratização do processo de difusão.
b) valorização da representação abstrata.
c) padronização das técnicas de composição.
d) sofisticação dos equipamentos disponíveis.
e) ampliação dos campos de experimentação.
4. (Uel 2019) Leia o texto a seguir.
O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação
pelo saber. [..] O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam
pelo aumento de poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. [...]
Quanto mais a maquinaria do pensamento subjuga o que existe, tanto mais cegamente ela se contenta com essa
reprodução. Desse modo, o esclarecimento regride à mitologia da qual jamais soube escapar.
ADORNO & HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.17; 21; 34.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a crítica à racionalidade instrumental e a relação entre mito e esclarecimento
em Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta.
a) O mito revela uma constituição irracional, na medida em que lhe é impossível apresentar uma explicação convincente
sobre o seu modo próprio de ser.
b) A regressão do esclarecimento à mitologia revela um processo estratégico da razão, com o objetivo de ampliar e
intensificar seus poderes explicativos.
c) A explicação da natureza, instaurada pela racionalidade instrumental, pressupõe uma compreensão holística, em que as
partes são incorporadas, na sua especificidade, ao todo.
d) O esclarecimento implica a libertação humana da submissão à natureza, atestada pelo poder racional de diagnosticar,
prever e corrigir as limitações naturais.
e) O esclarecimento se caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma compreensão da natureza
como algo a ser conhecido e dominado.
5. (Uel 2010) Leia o texto a seguir:
“A ideia de progresso manifesta-se inicialmente, à época do Renascimento, como consciência de ruptura. [...] No
século XVIII tal ideia associa-se à consciência do caráter progressivo da civilização, e é assim que a encontramos em
Voltaire. Tal como para Bacon, no início do século XVII, o progresso também é uma espécie de objeto de fé para os
iluministas. [...] A certeza do progresso permite encarar o futuro com otimismo”.
(Adaptado de: FALCON, F. J. C. Iluminismo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 61-62.)
Na primeira metade do século XX, a ideia de progresso também se transformou em objeto de análise do grupo de
pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social vinculado à Universidade de Frankfurt.
Tendo como referência a obra de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
a) Por serem herdeiros do pensamento hegeliano, os autores entendem que a superação do modelo de racionalidade
inerente aos conflitos do século XX depende do justo equilíbrio entre uso público e uso privado da razão.
b) A despeito da Segunda Guerra, a finalidade do iluminismo de libertar os homens do medo, da magia e do mito e torná-los
senhores autônomos e livres mediante o uso da ciência e da técnica, foi atingido.
c) Os autores propõem como alternativa às catástrofes da primeira metade do século XX um novo entendimento da noção
de progresso tendo como referência o conceito de racionalidade comunicativa.
d) Como demonstra a análise feita pelos autores no texto “O autor como produtor”, o ideal de progresso consolidado ao
longo da modernidade foi rompido com as guerras do século XX.
e) Em obras como a Dialética do esclarecimento, os autores questionam a compreensão da noção de progresso
consolidada ao longo da trajetória da razão por ela estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.
6. (Ufla 2010) Analise as afirmativas sobre a Escola de Frankfurt e sua Teoria Crítica, coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e
assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
( ) Adorno, Horkheimer, Benjamin e Marcuse são os pensadores que mais se destacaram e, apesar das críticas feitas a
Marx, foram, por ele, influenciados.
( ) A Teoria Tradicional é representada, segundo os frankfurtianos, por todos os filósofos que, desde Descartes até o
Iluminismo, deram grande ênfase ao racionalismo.
( ) A Teoria Crítica afirma que a razão pode conter sombras quando se coloca a serviço da dominação.
( ) Segundo os frankfurtianos, um indivíduo autônomo, consciente de seus fins, não tem possibilidade de acontecer, pois o
conflito entre a razão autônoma e suas forças obscuras e inconscientes não finda.
a) F – V – V – F
b) V – F – F – V
c) F – V – F – V
d) V – V – V – F
7. (Uel 2009) Com base no pensamento estético de Adorno e Benjamin, considere as afirmativas a seguir.
I. Apesar de terem o mesmo ponto de partida, a saber, a análise crítica das técnicas de reprodução, Adorno e Benjamin
chegam a conclusões distintas. Adorno entende que a reprodutibilidade das obras de arte é algo negativo, pois transforma
esta última em mercadoria; para Benjamin, apesar de a reprodutibilidade ter aspectos negativos, uma forma de arte como
o cinema pode ser usada potencialmente em favor da classe operária.
II. Para Adorno, o discurso revolucionário na arte torna esta forma de expressão humana instrumentalista, e isto significa
abolir a própria arte. Por seu turno, Benjamin considerava que os novos meios de comunicação não deveriam ser
substituídos, mas sim transformados ou subvertidos segundo os interesses da comunicação burguesa.
III. Para Adorno, a noção de aura na obra de arte preservava a consciência de que a realidade poderia ser melhor, mas o
processo de massificação da arte dissolveu tal noção e, com ela, a dimensão critica da arte. Para Benjamin, a perda da
aura destruiu a unicidade e a singularidade da obra de arte, que perde o seu valor de culto e se torna acessível.
IV. Adorno vê positivamente a reprodutibilidade da arte, já que a obra de arte se transforma em mercadoria padronizada que
possibilita a todos o acesso e o desenvolvimento do gosto estético autônomo; para Benjamin, a reprodução tem como
dimensão negativa essencial o fato de impossibilitar às massas o acesso às obras.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
8. (Ufpa 2008) Desde Platão se discute a função sociocultural da arte, o que confere à sua autonomia uma certa
relatividade. Recentemente, com a Escola de Frankfurt, cunhou-se para a determinação social da arte termos como
“indústria cultural” e “cultura de massa”, porque, como diz Theodor Adorno, no regime econômico capitalista sacrifica-se “o
que fazia a diferença entre a lógica da obra [de arte] e a do sistema social.” Com relação à interpretação de Adorno sobre a
função social da arte no regime capitalista, considere as afirmativas abaixo:
I. Na sociedade capitalista, o desenvolvimento técnico-industrial conduziu à padronização do gosto em beneficio do
mercado.
II. Não há gozo da arte, na sociedade liberal, se a criação for massificada.
III. Ao sacrificar a lógica da obra às determinações do sistema, o artista está garantindo não só seu lucro como a própria
sobrevivência da arte, já que a nossa economia é capitalista.
IV. Com a indústria cultural, ocorre a perda completa da ideia de autonomia da arte.
V. Adorno não concorda com Platão quanto à ideia de que a experiência estética, como acontece hoje em dia, necessita de
um nexo funcional para cumprir seu papel na vida social e política do homem.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) II e V
c)I e IV
d) II, III, V
e) I, III, IV e V
9. (Uel 2006) “O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e
sobre os homens. Fora isso, nada conta. [...] O que importa não é aquela satisfação que os homens chamam de verdade, o
que importa é a operation, o procedimento eficaz. [...] A partir de agora, a matéria deverá finalmente ser dominada, sem
apelo a forças ilusórias que a governem ou que nela habitem, sem apelo a propriedades ocultas. O que não se ajusta às
medidas da calculabilidade e da utilidade é suspeito para o iluminismo [...] O iluminismo se relaciona com as coisas assim
como o ditador se relaciona com os homens. Ele os conhece, na medida em que os pode manipular. O homem de ciência
conhece as coisas, na medida em que as pode produzir.”
(ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Conceito de Iluminismo. Trad. Zeljko Loparic e Andréa M. A . C. Loparic. 2. ed.
São Paulo: Victor Civita, 1983. p. 90-93.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a racionalidade instrumental em Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
a) A razão iluminista proporcionou ao homem a saída da menoridade da qual ele era culpado e permitiu o pleno uso da
razão, dispensando a necessidade de tutores para guiar as suas ações.
b) O procedimento eficaz, aplicado segundo as regras da calculabilidade e da utilidade, está desvinculado da esfera das
relações humanas, pois sua lógica se restringe aos objetos da natureza.
c) A racionalidade instrumental gera de forma equânime conforto e bem estar para as pessoas na esfera privada e confere
um maior grau de liberdade na esfera social.
d) A visão dos autores sobre a racionalidade instrumental guarda um reconhecimento positivo para setores específicos da
alta tecnologia, sobretudo aqueles vinculados à informática.
e) Contrariando a tese do projeto iluminista que opõe mito e iluminismo, os autores entendem que há uma dialética entre
essas duas dimensões que resulta no domínio perpetrado pela razão instrumental.
10. (Uel 2009) O debate nascido nos anos 80 sobre a crise da modernidade tem como pano de fundo a consciência do
esgotamento da razão, no que se refere a sua incapacidade de encontrar perspectivas para o prometido progresso humano.
O pensamento de Habermas situa-se no contexto dessa crítica. A racionalidade ocidental, desde Descartes, pretendeu a
autonomia da razão, baseada no sujeito que solitariamente representa o mundo. [...] A racionalidade prevalente na
modernidade é a instrumental[...].
(HERMANN, N. O pensamento de Habermas. In: Filosofia. Sociedade e Educação. Ano I, n.I. Marília: UNESP, 1997. p.
122-1 23.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer e sobre o pensamento de Jürgen
Habermas, é correto afirmar que a racionalidade Instrumental constitui
I. um conhecimento que se processa a partir das condições especificas da objetividade empírica do fato em si.
II. o processo de entendimento entre os sujeitos acerca do uso racional dos instrumentos técnicos para o controle da
natureza.
III. uma forma de uso amplo da razão, que torna o homem livre para compreender a si mesmo a partir do domínio do
conhecimento científico.
IV. um saber orientado para a dominação e o controle técnico sobre a natureza e sobre o próprio ser humano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
GABARITO�
1� e, 2� a, 3� c, 4� e, 5� e, 6� d, 7� b, 8� c, 9� e, 10� b
Física
Área: O Calor e Fenômenos Térmicos
Sub área: Mudança de Estado Físico e Calor Latente de Transformação, Trocas de Calor sem Mudança de Estado
Físico
Módulo: Calorimetria
Objetivo: Determinar as quantidades de calor latente nas situações problemas, estabelecer os mecanismos de troca
de calor e equilíbrio térmico.
1. (Epcar (Afa) 2023) Um cubo de gelo está completamente submerso em 3,45 kg de água e preso por meio de um fio ideal
de capacidade térmica desprezível, ao fundo de um recipiente adiabático, conforme representado na figura seguinte:
Inicialmente, a água está a 16 °C e o gelo a 0 °C e observa-se uma tração no fio de 1,0 N.
Considere que ocorra troca de calor exclusivamente entre a água e o gelo e que, à medida em que o gelo derrete, o fio
continue prendendo o cubo de gelo ao fundo do recipiente, sem exercer pressão sobre o gelo.
Nessas condições, ao ser atingido o equilíbrio térmico no interior do recipiente, a tração, em N, sentida pelo fio, será igual a
a) 0
b) 0,4
c) 0,7
d) 1
2. (Unesp 2022) Em um experimento de calorimetria realizado no nível do mar, um estudante colocou 600 g de água a 10
°C e 100 g de gelo a –40 °C em um calorímetro ideal, onde já existiam 800 g de água a 5 °C, em equilíbrio térmico com o
calorímetro.
Sabendo que o calor específico da água líquida é que o calor específico do gelo é e que o
calor latente de fusão do gelo é 80 cal/g, depois de atingido o novo equilíbrio térmico havia, dentro do calorímetro,
a) 1 500 g de água líquida a 10 °C.
b) 1 450 g de água líquida e 50 g de gelo a 0 °C.
c) 1 500 g de gelo a – 5 °C.
d) 1 500 g de água líquida a 0 °C.
e) 1 500 g de gelo a 0 °C.
3. (Uema 2021) Recentemente um incêndio em uma subestação de energia elétrica no estado do Amapá provocou um
apagão na capital e deixou cerca de 765 mil pessoas sem luz. Os principais impactos do apagão para a população foram a
falta de água encanada, de água mineral e de gelo. Como não havia como utilizar a geladeira, a procura de gelo por toda
cidade foi muito grande.
Uma moradora com necessidade de resfriar 3000 g de água em um recipiente, inicialmente a uma temperatura de 30 °C,
adiciona gelo a – 20 °C. Considere que todo gelo se funde e que o calor específico do recipiente pode ser desprezado.
Dados: calor específico da água calor específico do gelo calor latente de fusão do gelo
A quantidade de gelo, em g, para que a temperatura final seja igual a 0 °C é
a) 1286
b) 9000
c) 1125
d) 1000
e) 3000
4. (Efomm 2021) Um calorímetro está acoplado a um circuito elétrico composto por uma bateria que fornece uma tensão
uma chave e um resistor de resistência capaz de fornecer energia térmica a seu interior. Um
termômetro também está no interior do calorímetro, conforme figura abaixo.
Utilizando esse equipamento, foi feito o seguinte procedimento experimental:
1. colocou-se de água a e de gelo com temperatura de no calorímetro;
2. ligou-se a chave por e desligou-se em seguida;
3. esperou-se que o termômetro indicasse que o sistema (água + gelo) alcançara o equilíbrio térmico e, então, foi feita a
leitura da temperatura interna.
Considerando-se que o termômetro e o calorímetro têm capacidade térmica desprezível e toda energia dissipada pelo
resistor se converteu em calor, espera-se que a temperatura indicada no termômetro seja de:
(Dados: calor específico do gelo calor específico da água calor latente de fusão do gelo
a)
b)
c)
d)
e)
5. (G1 - col. naval 2021) Em um dia ensolarado, a beira do mar, um banhista introduz uma pedra de gelo de 50 g, a 0 °C,
em uma garrafa térmica, contendo 250 g de água a 25 °C, e a fecha. Desconsidere as trocas de calor com a garrafa.
Calcule a temperatura de equilíbrio do sistema, em °C, inicialmente formado por água e gelo, no interior da garrafa, e
assinale a opção correta.
Dados:
Calor específico da água = 1,0 cal/g°C; e
Calor latente da água = 80 cal/g.
a) 0
b) 2.5
c) 5
d) 7.5
e) 10
6. (Esc. Naval 2019) Uma esfera homogênea de raio cuja densidade é de e o calor específico vale
está a uma temperatura de Coloca-se essa esfera em um reservatório, isolado termicamente e de
capacidade térmica desprezível, que contém litro de água a Qual o valor mínimo de em centímetros, para
que toda a água congele?
Dados: massa específica da água
calor latente de fusão da água
a)
b)
c)
d)
e)
7. (Ime 2017) Um meteorologista mediu por duas vezesem um mesmo dia a umidade relativa do ar e a temperatura do ar
quando estava em um pequeno barco a remo no meio de um grande lago. Os dados encontram-se apresentados na tabela
a seguir:
Medida Período do dia Umidaderelativa
Temperatura do
ar
Manhã
Tarde
Diante do exposto, a razão entre as taxas de evaporação de água do lago calculadas na primeira e na segunda medida de
umidade relativa do ar é:
a)
b)
c)
d)
e)
8. (Unifesp 2009) A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera
na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes e reaparece nas estações frias, mas a
água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes.
I. O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.
II. Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da
água.
III. O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.
De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está correto o contido em:
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, apenas.
9. (Udesc 2009) O gráfico a seguir representa a variação da temperatura de de água, em função do tempo, ao ser
aquecida por uma fonte que libera energia a uma potência constante.
A temperatura da água no instante e o tempo que essa fonte levaria para derreter a mesma quantidade de gelo a
são respectivamente:
a)
b)
c)
d)
e)
10. (Ufg 2008) Num piquenique, com a finalidade de se obter água gelada, misturou-se num garrafão térmico, de
capacidade térmica desprezível, 2 kg de gelo picado a 0 °C e 3 kg de água que estavam em garrafas ao ar livre, à
temperatura ambiente de 40 °C. Desprezando-se a troca de calor com o meio externo e conhecidos o calor latente de fusão
do gelo (80 cal/g) e o calor específico da água (1 cal/ g.°C), a massa de água gelada disponível para se beber, em kg, depois
de estabelecido o equilíbrio térmico, é igual a
a) 3,0.
b) 3,5.
c) 4,0.
d) 4,5.
e) 5,0.
GABARITO�
1� b, 2� d, 3� d, 4� a, 5� d, 6� d, 7� c, 8� d, 9� a, 10� d

Mais conteúdos dessa disciplina