Logo Passei Direto
Buscar

Biomecanica 8

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Durante a fase de balanço da marcha, mais especificamente durante o balanço inicial, os grupos musculares ativos são:
A flexores plantares do tornozelo e flexores do joelho.
B dorsiflexores do tornozelo e flexores do quadril.
C flexores dos joelhos e extensores do quadril.
D dorsiflexores do tornozelo e extensores do quadril.
E dorsiflexores do tornozelo e extensores do joelho.

Paciente feminina, 69 anos, foi submetida a uma artrodese do quadril. No exame da marcha, o fisioterapeuta observa
Assinale a alternativa que descreve corretamente a observação do fisioterapeuta.
A - que a fase de apoio sobre o membro inferior afetado é mais curta quando comparada ao outro membro inferior. A fase de balanço do membro inferior não comprometido diminui, ocasionando um menor comprimento do passo no lado não afetado e diminuição da velocidade da marcha e da cadência.
B - uma pelve elevada devido à flexão plantar exagerada do tornozelo oposto e a circundução do membro inferior rígido para permitir a elevação dos pododáctilos, apresentando comprimentos de marcha diferentes nos dois membros inferiores.
C - uma dorsiflexão excessiva do tornozelo desde a fase de balanço final até a fase de apoio inicial sobre o membro inferior não comprometido e início precoce da elevação do calcanhar no lado comprometido no apoio terminal.
D - que a fase de apoio sobre o membro inferior não comprometido é mais curta quando comparada ao outro membro inferior. A fase de balanço do membro inferior afetado diminui, ocasionando um menor comprimento do passo no lado afetado, porém sem uma diminuição da velocidade da marcha nem tão pouco da cadência.
E - uma pelve elevada devido à flexão do joelho exagerada do membro rígido e a circundução do membro inferior oposto para permitir a elevação do pé, não apresentando, porém, diferenças entre os comprimentos da marcha dos membros inferiores.

Paciente masculino, 55 anos, procura atendimento fisioterapêutico devido a comprometimento da marcha. O fisioterapeuta constata que os músculos abdutores do quadril estão fracos, pois o paciente apresenta uma inclinação lateral excessiva do tronco em que o tórax é impulsionado lateralmente para manter o centro de gravidade sobre o membro inferior de apoio. Essas são características da
Assinale a alternativa correta.
A - marcha hemiparética.
B - marcha de Trendelenburg.
C - claudicação do psoas.
D - marcha do quadríceps.
E - marcha em tesoura.

Com relação aos exercícios em cadeia cinética fechada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) Estimulam um número maior de mecanoreceptores e desenvolve a propriocepção.
( ) Recrutam maior número de contrações musculares exclusivamente concêntricas.
( ) Exercem maior força compressiva articular que resulta em menor cisalhamento.
A - F, V e F.
B - F, V e V.
C - V, F e V.
D - V, V e F.
E - F, F e V.

A coluna vertebral está situada na região axial do esqueleto humano, e é formada pelo número variável de 32 vértebras e sustentada por numerosos ligamentos e músculos. Em relação aos aspectos cinesiológicos desse segmento do corpo humano, assinale a alternativa correta.



a.
A presença de curvaturas na coluna vertebral possui relevância biomecânica, contribuindo para que os movimentos sejam mais harmônicos.


b.
A região torácica, em razão de estar articulada com as costelas, é a maior porção móvel da coluna.


c.
Os músculos oblíquos, ao se contraírem, comprimem a cavidade abdominopélvica e agem nos movimentos de extensão e rotação do tronco.


d.
A contração bilateral do quadrado lombar puxa a cavidade torácica em direção à pelve ou estende a coluna vertebral; a contração unilateral inclina a coluna lateralmente para o lado que está sendo contraído.


e.
Os movimentos da coluna estão limitados aos planos sagital e coronal.

A deambulação pode ser definida como uma forma de locomoção. No ser humano, há um padrão bípede de deambulação, denominado marcha.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
(A) Para descrição de um padrão de marcha, seja ele normal ou patológico, primeiramente é necessário organizá-lo em eventos, e estes em fases e subfases. No homem, encontram-se as fases de apoio e balanço, que correspondem, respectivamente, a 40% e 60% do ciclo normal.
(B) A amplitude mínima de 20 graus de dorsiflexão é imprescindível para se realizar a fase de toque do calcanhar da marcha.
(C) O sinal de Trendelenburg é passível de ser observado durante a fase de apoio da marcha, podendo ser caracterizado pela queda da pelve no sentido do membro em contato com o solo. A presença do referido sinal indica fraqueza do músculo glúteo médio.
(D) Com a amplitude máxima de 70 graus de flexão do joelho, o ser humano é capaz de realizar todas as etapas do ciclo fisiológico da marcha.
(E) Ao se mensurar o número de passos por minuto, pode-se chegar à velocidade da marcha de um paciente.

No que se refere às aplicações da cinesioterapia no sistema respiratório, assinale a alternativa correta.
(A) A capacidade residual funcional, ou seja, o volume de ar retido nos pulmões após a expiração, representa uma baixa ativação dos músculos abdominais.
(B) A função muscular respiratória deve ser trabalhada em todos os pacientes que permanecem restritos ao leito, pois a complacência pulmonar está associada à relação entre comprimento e tensão dos músculos respiratórios.
(C) As doenças neuromusculares levam à diminuição dos volumes pulmonares e a comprometimentos pulmonares restritivos pela redução da complacência pulmonar.
(D) A presença do surfactante reduz o trabalho de expansão pulmonar a cada respiração, diminuindo a retração elástica do pulmão.
(E) O desmame pulmonar é o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. A fadiga muscular pode ser um fator limitante a esse processo, portanto o exercício muscular respiratório está indicado para todo paciente em ventilação mecânica, esteja ele consciente ou não.

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.
A - A amplitude de movimento é uma propriedade de natureza muscular, obtida por meio do alongamento, que representa a função de flexibilidade.
B - Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e então alongar o encurtado.
C - Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.
D - Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
E - Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular contrário (oposto) ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a capacidade excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.

Considere hipoteticamente que certo paciente submetido a avaliação da marcha para tratamento fisioterapêutico apresentou fraqueza para realizar o movimento de dorsiflexão do tornozelo, arrastando a ponta do pé no solo ao caminhar. Também foi observado elevação anormal dos joelhos.
Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.
A Esse padrão é característico de pacientes com lesões cerebelares, sendo denominada marcha ebriosa.
B Trata-se de um caso de marcha talonante ou tabética, gerada por perda das informações sensoriais dos membros inferiores, principalmente proprioceptivas.
C A análise cinético-funcional demonstra a presença de lesão do nervo isquiático.
D O padrão apresentado é típico dos casos de doença de Parkinson ou aterosclerose avançada.
E Certamente o paciente apresenta uma sequela de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites ou poliomielite. Denomina-se padrão de marcha escarvante.

Graças à mobilidade da coluna vertebral, o tronco pode efetuar movimentos globais em todos os planos do espaço, flexão, extensão, rotação e inclinação lateral. A amplitude desses movimentos não é a mesma em cada nível vertebral. Determinadas regiões são hipermóveis, enquanto outras praticamente não possuem movimento.
Durante o movimento de flexão anterior da coluna nas vértebras lombares, a consequência é
A os ligamentos interespinais e interapofisários não entram no movimento.
B o disco é comprimido (pinçado) posteriormente e alongado anteriormente.
C os ligamentos situados posteriormente ao núcleo (eixo do movimento de flexão) são colocados em relaxamento, para liberar o movimento.
D o primeiro ligamento a ser tensionado é o supraespinal.
E os ligamentos situados anteriormente ao núcleo (eixo do movimento de flexão) são colocados em tensão.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Durante a fase de balanço da marcha, mais especificamente durante o balanço inicial, os grupos musculares ativos são:
A flexores plantares do tornozelo e flexores do joelho.
B dorsiflexores do tornozelo e flexores do quadril.
C flexores dos joelhos e extensores do quadril.
D dorsiflexores do tornozelo e extensores do quadril.
E dorsiflexores do tornozelo e extensores do joelho.

Paciente feminina, 69 anos, foi submetida a uma artrodese do quadril. No exame da marcha, o fisioterapeuta observa
Assinale a alternativa que descreve corretamente a observação do fisioterapeuta.
A - que a fase de apoio sobre o membro inferior afetado é mais curta quando comparada ao outro membro inferior. A fase de balanço do membro inferior não comprometido diminui, ocasionando um menor comprimento do passo no lado não afetado e diminuição da velocidade da marcha e da cadência.
B - uma pelve elevada devido à flexão plantar exagerada do tornozelo oposto e a circundução do membro inferior rígido para permitir a elevação dos pododáctilos, apresentando comprimentos de marcha diferentes nos dois membros inferiores.
C - uma dorsiflexão excessiva do tornozelo desde a fase de balanço final até a fase de apoio inicial sobre o membro inferior não comprometido e início precoce da elevação do calcanhar no lado comprometido no apoio terminal.
D - que a fase de apoio sobre o membro inferior não comprometido é mais curta quando comparada ao outro membro inferior. A fase de balanço do membro inferior afetado diminui, ocasionando um menor comprimento do passo no lado afetado, porém sem uma diminuição da velocidade da marcha nem tão pouco da cadência.
E - uma pelve elevada devido à flexão do joelho exagerada do membro rígido e a circundução do membro inferior oposto para permitir a elevação do pé, não apresentando, porém, diferenças entre os comprimentos da marcha dos membros inferiores.

Paciente masculino, 55 anos, procura atendimento fisioterapêutico devido a comprometimento da marcha. O fisioterapeuta constata que os músculos abdutores do quadril estão fracos, pois o paciente apresenta uma inclinação lateral excessiva do tronco em que o tórax é impulsionado lateralmente para manter o centro de gravidade sobre o membro inferior de apoio. Essas são características da
Assinale a alternativa correta.
A - marcha hemiparética.
B - marcha de Trendelenburg.
C - claudicação do psoas.
D - marcha do quadríceps.
E - marcha em tesoura.

Com relação aos exercícios em cadeia cinética fechada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) Estimulam um número maior de mecanoreceptores e desenvolve a propriocepção.
( ) Recrutam maior número de contrações musculares exclusivamente concêntricas.
( ) Exercem maior força compressiva articular que resulta em menor cisalhamento.
A - F, V e F.
B - F, V e V.
C - V, F e V.
D - V, V e F.
E - F, F e V.

A coluna vertebral está situada na região axial do esqueleto humano, e é formada pelo número variável de 32 vértebras e sustentada por numerosos ligamentos e músculos. Em relação aos aspectos cinesiológicos desse segmento do corpo humano, assinale a alternativa correta.



a.
A presença de curvaturas na coluna vertebral possui relevância biomecânica, contribuindo para que os movimentos sejam mais harmônicos.


b.
A região torácica, em razão de estar articulada com as costelas, é a maior porção móvel da coluna.


c.
Os músculos oblíquos, ao se contraírem, comprimem a cavidade abdominopélvica e agem nos movimentos de extensão e rotação do tronco.


d.
A contração bilateral do quadrado lombar puxa a cavidade torácica em direção à pelve ou estende a coluna vertebral; a contração unilateral inclina a coluna lateralmente para o lado que está sendo contraído.


e.
Os movimentos da coluna estão limitados aos planos sagital e coronal.

A deambulação pode ser definida como uma forma de locomoção. No ser humano, há um padrão bípede de deambulação, denominado marcha.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
(A) Para descrição de um padrão de marcha, seja ele normal ou patológico, primeiramente é necessário organizá-lo em eventos, e estes em fases e subfases. No homem, encontram-se as fases de apoio e balanço, que correspondem, respectivamente, a 40% e 60% do ciclo normal.
(B) A amplitude mínima de 20 graus de dorsiflexão é imprescindível para se realizar a fase de toque do calcanhar da marcha.
(C) O sinal de Trendelenburg é passível de ser observado durante a fase de apoio da marcha, podendo ser caracterizado pela queda da pelve no sentido do membro em contato com o solo. A presença do referido sinal indica fraqueza do músculo glúteo médio.
(D) Com a amplitude máxima de 70 graus de flexão do joelho, o ser humano é capaz de realizar todas as etapas do ciclo fisiológico da marcha.
(E) Ao se mensurar o número de passos por minuto, pode-se chegar à velocidade da marcha de um paciente.

No que se refere às aplicações da cinesioterapia no sistema respiratório, assinale a alternativa correta.
(A) A capacidade residual funcional, ou seja, o volume de ar retido nos pulmões após a expiração, representa uma baixa ativação dos músculos abdominais.
(B) A função muscular respiratória deve ser trabalhada em todos os pacientes que permanecem restritos ao leito, pois a complacência pulmonar está associada à relação entre comprimento e tensão dos músculos respiratórios.
(C) As doenças neuromusculares levam à diminuição dos volumes pulmonares e a comprometimentos pulmonares restritivos pela redução da complacência pulmonar.
(D) A presença do surfactante reduz o trabalho de expansão pulmonar a cada respiração, diminuindo a retração elástica do pulmão.
(E) O desmame pulmonar é o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. A fadiga muscular pode ser um fator limitante a esse processo, portanto o exercício muscular respiratório está indicado para todo paciente em ventilação mecânica, esteja ele consciente ou não.

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.
A - A amplitude de movimento é uma propriedade de natureza muscular, obtida por meio do alongamento, que representa a função de flexibilidade.
B - Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e então alongar o encurtado.
C - Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.
D - Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
E - Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular contrário (oposto) ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a capacidade excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.

Considere hipoteticamente que certo paciente submetido a avaliação da marcha para tratamento fisioterapêutico apresentou fraqueza para realizar o movimento de dorsiflexão do tornozelo, arrastando a ponta do pé no solo ao caminhar. Também foi observado elevação anormal dos joelhos.
Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.
A Esse padrão é característico de pacientes com lesões cerebelares, sendo denominada marcha ebriosa.
B Trata-se de um caso de marcha talonante ou tabética, gerada por perda das informações sensoriais dos membros inferiores, principalmente proprioceptivas.
C A análise cinético-funcional demonstra a presença de lesão do nervo isquiático.
D O padrão apresentado é típico dos casos de doença de Parkinson ou aterosclerose avançada.
E Certamente o paciente apresenta uma sequela de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites ou poliomielite. Denomina-se padrão de marcha escarvante.

Graças à mobilidade da coluna vertebral, o tronco pode efetuar movimentos globais em todos os planos do espaço, flexão, extensão, rotação e inclinação lateral. A amplitude desses movimentos não é a mesma em cada nível vertebral. Determinadas regiões são hipermóveis, enquanto outras praticamente não possuem movimento.
Durante o movimento de flexão anterior da coluna nas vértebras lombares, a consequência é
A os ligamentos interespinais e interapofisários não entram no movimento.
B o disco é comprimido (pinçado) posteriormente e alongado anteriormente.
C os ligamentos situados posteriormente ao núcleo (eixo do movimento de flexão) são colocados em relaxamento, para liberar o movimento.
D o primeiro ligamento a ser tensionado é o supraespinal.
E os ligamentos situados anteriormente ao núcleo (eixo do movimento de flexão) são colocados em tensão.

Prévia do material em texto

www.qconcursos.com
Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
Durante a fase de balanço da marcha, mais especi�camente durante o balanço inicial, os grupos musculares ativos são:
A �exores plantares do tornozelo e �exores do joelho.
B dorsi�exores do tornozelo e �exores do quadril.
C �exores dos joelhos e extensores do quadril.
D dorsi�exores do tornozelo e extensores do quadril.
E dorsi�exores do tornozelo e extensores do joelho.
Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
Paciente feminina, 69 anos, foi submetida a uma artrodese do quadril. No exame da marcha, o �sioterapeuta observa
A
que a fase de apoio sobre o membro inferior afetado é mais curta quando comparada ao outro membro inferior. A
fase de balanço do membro inferior não comprometido diminui, ocasionando um menor comprimento do passo no
lado não afetado e diminuição da velocidade da marcha e da cadência.
B
uma pelve elevada devido à �exão plantar exagerada do tornozelo oposto e a circundução do membro inferior rígido
para permitir a elevação dos pododáctilos, apresentando comprimentos de marcha diferentes nos dois membros
inferiores.
C
uma dorsi�exão excessiva do tornozelo desde a fase de balanço �nal até a fase de apoio inicial sobre o membro
inferior não comprometido e início precoce da elevação do calcanhar no lado comprometido no apoio terminal.
D
que a fase de apoio sobre o membro inferior não comprometido é mais curta quando comparada ao outro membro
inferior. A fase de balanço do membro inferior afetado diminui, ocasionando um menor comprimento do passo no
lado afetado, porém sem uma diminuição da velocidade da marcha nem tão pouco da cadência.
E
uma pelve elevada devido à �exão do joelho exagerada do membro rígido e a circundução do membro inferior oposto
para permitir a elevação do pé, não apresentando, porém, diferenças entre os comprimentos da marcha dos
membros inferiores.
Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
Paciente masculino, 55 anos, procura atendimento �sioterapêutico devido a comprometimento da marcha. O
�sioterapeuta constata que os músculos abdutores do quadril estão fracos, pois o paciente apresenta uma inclinação
lateral excessiva do tronco em que o tórax é impulsionado lateralmente para manter o centro de gravidade sobre o
membro inferior de apoio. Essas são características da
A marcha hemiparética.
B marcha de Trendelenburg.
C claudicação do psoas.
D marcha do quadríceps.
71 Q787989 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: INSTITUTO AOCP - 2017 - EBSERH - Fisioterapeuta (HUJB – UFCG)
72 Q787990 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: INSTITUTO AOCP - 2017 - EBSERH - Fisioterapeuta (HUJB – UFCG)
73 Q787997 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: INSTITUTO AOCP - 2017 - EBSERH - Fisioterapeuta (HUJB – UFCG)
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/54a7ce2d-08
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2017-ebserh-fisioterapeuta-hujb-ufcg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/54aa7c4c-08
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2017-ebserh-fisioterapeuta-hujb-ufcg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/54bf89ec-08
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2017-ebserh-fisioterapeuta-hujb-ufcg
E marcha em tesoura.
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: AL-MT
Com relação aos exercícios em cadeia cinética fechada, assinale V para a a�rmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Estimulam um número maior de mecanoreceptores e desenvolve a propriocepção.
( ) Recrutam maior número de contrações musculares exclusivamente concêntricas.
( ) Exercem maior força compressiva articular que resulta em menor cisalhamento.
As a�rmativas são, respectivamente,
A F, V e F.
B F, V e V.
C V, F e V.
D V, V e F.
E F, F e V.
Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF
A coluna vertebral está situada na região axial do esqueleto humano, e é formada pelo número variável de 32 vértebras e
sustentada por numerosos ligamentos e músculos. Em relação aos aspectos cinesiológicos desse segmento do corpo
humano, assinale a alternativa correta.
A Os movimentos da coluna estão limitados aos planos sagital e coronal.
B
Os músculos oblíquos, ao se contraírem, comprimem a cavidade abdominopélvica e agem nos movimentos de
extensão e rotação do tronco.
C
A contração bilateral do quadrado lombar puxa a cavidade torácica em direção à pelve ou estende a coluna vertebral;
a contração unilateral inclina a coluna lateralmente para o lado que está sendo contraído.
D
A presença de curvaturas na coluna vertebral possui relevância biomecânica, contribuindo para que os movimentos
sejam mais harmônicos.
E A região torácica, em razão de estar articulada com as costelas, é a maior porção móvel da coluna.
Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF
A deambulação pode ser de�nida como uma forma de locomoção. No ser humano, há um padrão bípede de deambulação,
denominado marcha. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A
Para descrição de um padrão de marcha, seja ele normal ou patológico, primeiramente é necessário organizá-lo em
eventos, e estes em fases e subfases. No homem, encontram-se as fases de apoio e balanço, que correspondem,
respectivamente, a 40% e 60% do ciclo normal.
B
A amplitude mínima de 20 graus de dorsi�exão é imprescindível para se realizar a fase de toque do calcanhar da
marcha.
74 Q790040 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: FGV - 2013 - AL-MT - Fisioterapeuta
75 Q790739 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: IADES - 2017 - Fundação Hemocentro de Brasília - DF -
Fisioterapia
76 Q790741 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: IADES - 2017 - Fundação Hemocentro de Brasília - DF -
Fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/al-mt
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/iades
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/fundacao-hemocentro-de-brasilia-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/iades
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/fundacao-hemocentro-de-brasilia-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/47c9dd7b-0b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2013-al-mt-fisioterapeuta
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2b4bec29-0d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marchahttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/iades-2017-fundacao-hemocentro-de-brasilia-df-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2b548b44-0d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/iades-2017-fundacao-hemocentro-de-brasilia-df-fisioterapia
C
O sinal de Trendelenburg é passível de ser observado durante a fase de apoio da marcha, podendo ser caracterizado
pela queda da pelve no sentido do membro em contato com o solo. A presença do referido sinal indica fraqueza do
músculo glúteo médio.
D
Com a amplitude máxima de 70 graus de �exão do joelho, o ser humano é capaz de realizar todas as etapas do ciclo
�siológico da marcha.
E Ao se mensurar o número de passos por minuto, pode-se chegar à velocidade da marcha de um paciente.
Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF
No que se refere às aplicações da cinesioterapia no sistema respiratório, assinale a alternativa correta.
A
A capacidade residual funcional, ou seja, o volume de ar retido nos pulmões após a expiração, representa uma baixa
ativação dos músculos abdominais.
B
A função muscular respiratória deve ser trabalhada em todos os pacientes que permanecem restritos ao leito, pois a
complacência pulmonar está associada à relação entre comprimento e tensão dos músculos respiratórios.
C
As doenças neuromusculares levam à diminuição dos volumes pulmonares e a comprometimentos pulmonares
restritivos pela redução da complacência pulmonar.
D
A presença do surfactante reduz o trabalho de expansão pulmonar a cada respiração, diminuindo a retração elástica
do pulmão.
E
O desmame pulmonar é o processo de transição da ventilação arti�cial para a espontânea nos pacientes que
permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. A fadiga muscular pode ser um fator
limitante a esse processo, portanto o exercício muscular respiratório está indicado para todo paciente em ventilação
mecânica, esteja ele consciente ou não.
Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o
próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento,
transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma,
de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular
aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.
A
A amplitude de movimento é uma propriedade de natureza muscular, obtida por meio do alongamento, que
representa a função de �exibilidade.
B
Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro
fortalecer o grupo de�ciente e então alongar o encurtado.
C
Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação,
resultando em limitação da amplitude de movimento.
D Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
E
Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular contrário (oposto) ao movimento
referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a capacidade
excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.
77 Q790744 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: IADES - 2017 - Fundação Hemocentro de Brasília - DF -
Fisioterapia
78 Q790745 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: IADES - 2017 - Fundação Hemocentro de Brasília - DF -
Fisioterapia
79 Q790746 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/iades
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/fundacao-hemocentro-de-brasilia-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/iades
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/fundacao-hemocentro-de-brasilia-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2b5c264a-0d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/iades-2017-fundacao-hemocentro-de-brasilia-df-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2b601c49-0d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/iades-2017-fundacao-hemocentro-de-brasilia-df-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2b64951c-0d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Considere hipoteticamente que certo paciente submetido a avaliação da marcha para tratamento �sioterapêutico
apresentou fraqueza para realizar o movimento de dorsi�exão do tornozelo, arrastando a ponta do pé no solo ao caminhar.
Também foi observado elevação anormal dos joelhos.
Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.
A Esse padrão é característico de pacientes com lesões cerebelares, sendo denominada marcha ebriosa.
B
Trata-se de um caso de marcha talonante ou tabética, gerada por perda das informações sensoriais dos membros
inferiores, principalmente proprioceptivas.
C A análise cinético-funcional demonstra a presença de lesão do nervo isquiático.
D O padrão apresentado é típico dos casos de doença de Parkinson ou aterosclerose avançada.
E
Certamente o paciente apresenta uma sequela de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites ou
poliomielite. Denomina-se padrão de marcha escarvante.
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE
Graças à mobilidade da coluna vertebral, o tronco pode efetuar movimentos globais em todos os planos do espaço, �exão,
extensão, rotação e inclinação lateral. A amplitude desses movimentos não é a mesma em cada nível vertebral.
Determinadas regiões são hipermóveis, enquanto outras praticamente não possuem movimento. Durante o movimento de
�exão anterior da coluna nas vértebras lombares, a consequência é
A os ligamentos interespinais e interapo�sários não entram no movimento.
B o disco é comprimido (pinçado) posteriormente e alongado anteriormente.
C
os ligamentos situados posteriormente ao núcleo (eixo do movimento de �exão) são colocados em relaxamento, para
liberar o movimento.
D o primeiro ligamento a ser tensionado é o supraespinal.
E os ligamentos situados anteriormente ao núcleo (eixo do movimento de �exão) são colocados em tensão.
Respostas
71: B 72: B 73: B 74: C 75: C 76: D 77: D 78: C 79: E 80: D
www.qconcursos.com
Prova: IADES - 2017 - Fundação Hemocentro de Brasília - DF -
Fisioterapia
80 Q804097 >Fisioterapia Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Fisioterapeuta
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/iades
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/fundacao-hemocentro-de-brasilia-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/if-ce
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/if-ce
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/iades-2017-fundacao-hemocentro-de-brasilia-df-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/ca0772e8-25https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/fisioterapia-fisioterapia/biomecanica-e-cinesiologia-marcha
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/if-ce-2016-if-ce-fisioterapeuta